terça-feira, 1 de setembro de 2009

Prancheta do Escobar! Na Prancheta de hoje: A Trajetória Tricolor

3a. feira e mais um capítulo da Prancheta do Escobar.
E começo escrevendo na Prancheta de hoje sobre a substituição de técnicos. Aterei-me apenas no caso mais recente.
Hoje o Fluminense anunciou a demissão de Renato e com esta a contratação de Cuca, mais um tiro para o alto da Diretoria. Veja porque.
Lanterna do Brasileirão e com um pé na série B o time carioca tenta através da substituição do técnico compensar a falta de planejamento e a incompetência da Diretoria. Em 2007, o tricolor das laranjeiras foi o campeão da Copa do Brasil com Renato no comando, seguiu assim no Brasileiro, passou pelo Carioca e o foco estava voltado para a Libertadores de 2008. Contratações foram realizadas: Washigton no ataque e a vinda de Leandro Amaral entre outros nomes. O time contava com Dodô em grande fase, Thiago Silva na zaga dava solidez ao time. E no meio-campo Thiago Neves e Conca organizavam o time. O Fluminense vinha embalado na Libertadores havia derrubado o São Paulo de Adriano (o Imperador) e de Rogério Ceni. Na sequência eliminou o Boca Junior, um algóz brasileiro na Libertadores.
Na final tinha pela frente a desconhecida LDU, final no Maracanã e derrota tricolor daí pra frente você já sabe.
No Brasiliero de 2008 virou o primeiro turno na lanterna e a solução foi a demissão de Renato. Chegava Renê Simões que conseguiu tirar o time da Zona de Rebaixamento e levá-lo a Sulamericana.
Virada de ano, Renê Simões foi mantido no cargo: a perda de Arouca, Washigton e Júnior Cesar para o São Paulo. Poucos reforços chegaram. Renê não conseguiu embalar no importantíssimo Campeonato Carioca, a Diretoria chama mais um Salvador da Pátria. Desta vez, Carlos Alberto Parreira. Junto com ele vieram Fred e um contrato relâmpago com Thiago Neves. Fred chegou com pinta de estrela. Salário sendo pago pelo patrocinador. Começou o Brasileirão, alguns jogadores insatisfeitos com o salário de Fred o time não emplacou. Thiago Neves foi embora. Parreira pediu demissão. Chegou Fábio Santos que mal jogou e Fred se lesionou. Chegava nas Laranjeiras mais uma vez o Salvador Renato, junto com ele o experiente Waldir Espinoza e Branco para assumir a gerência de futebol do Tricolor. O que aconteceu? Aquilo que todos já esperavam derrotas, derrotas e derrotas. Jogadores não chegaram e o time não emplacou novamente agora já no segundo turno do Brasileirão, com a lanterna na mão, o tricolor demitiu hoje Renato. O time está refugiado em Itu.
A diretoria já anunciu ter mudado o planejamento e o time ficará concentrado em Itu. Acaba sendo repetitivo e cômico senão trágico. Tudo que acontece agora você já presenciou em 1996 o mesmo roteiro porém com personagens diferentes. Apenas uma semelhança Renato também estava lá no time que em 02 anos chegou a Série C. Muito provavelmente o Fluminense cairá novamente. É mais um episódio na derradeira trajetória recente do futebol carioca.
Gui Escobar de Toronto para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário