terça-feira, 29 de setembro de 2009

Na Prancheta!

Na Prancheta de hoje iremos fazer uma volta no tempo em 20 anos e analisar as convocações da Seleção Brasileira para relembrar alguns fatos, surpresas e contestações nas listas de presença do comandantes da Amarelinha.

Copa de 90 - Itália - Seleção Brasileira comandada por Sebastião Lazaroni o primeiro a escalar no 3-5-2 com a amarelinha. A Seleção chegava na Itália com algumas surpresas e após uma suada classificação com uma vitória sobre o Chile no Maracanã com gol de Careca no episódio da fogueteira Rosemery. A lista contou com as seguintes surpresas: Bismarck (meia-atacante): um novato e ainda uma revelação do Vasco da Gama precocemente convocado para Seleção Brasileira. Fez dupla com o hoje experiente Sorato. Outra contestação: Dunga atuava como 3o. zagueira na frente dos experientes Ricardo Gomes e Ricardo Rocha. Romário havia sido convocado e praticamente não jogou pois vinha de um período de lesão longo após fratura em uma das pernas. Lazaroni acertou? Tire suas conclusões.

Copa de 94 - Estados Unidos - Seleção Brasileira comandada por Carlos Alberto Parreira. A Seleção chegava na Itália com algumas surpresas, alguns jogadores execrados e após uma suada classificação nas eliminatórias.
A lista contou com as seguintes surpresas: Paulo Sérgio (meia-atacante na época do Bayer Leverkusen: sempre presente nas convocações mas com atuação muito contestada. Era o reserva natural de Zinho outra incógnita na seleção. Parreira deixou para trás dois nomes fortes: Edmundo (na época do Palmeiras) e Evair (ex-Palmeiras) que sagrariam-se bi-campeões brasileiros pelo Porco ainda em 94. Após a lesão de Ricardo Gomes, Ronaldão foi o escolhido para a zaga. Outro que brigava pela vaga aberta as vésperas da Copa era Clebão, zagueiro viril ex-Palmeiras, Figueirense e Atlético/MG. Parreira acertou? Tire suas conclusões.

Copa de 98 - França - Seleção Brasileira comandada por Zagallo. Por ter faturado o Caneco em 94 os Canarinhos não precisaram suar nas eliminatórias e o velho lobo Zagallo teve tempo suficiente para formar a equipe. Zico era o seu auxiliar e para alguns o algós para exclusão de Romário do time ainda na França por motivo de lesão. A lista contou com as seguintes surpresas: a primeira Doriva. Meia tido como viril com passagens pela europa no futebol inglês e pelo São Paulo. Zé Carlos, na lateral direita. A reserva de Cafú vinha carente de substitutos a altura. Zé Maria (ex-jogador da Portuguesa) era um bom nome mas oscilava em suas atuações. Zé Carlos, ex-São Paulo na época, que jogou por muito tempo depois da Copa no Joinville foi o selecionado. Este teve uma boa atuação no histórico confronto com os holandeses na semi-final. Émerson (recém saído do Grêmio) e ainda com cabelos foi o escolhido para substituir Romário numa convocação tidas por muitos como controversa. Uma vez que atuava na meia canxa e Romário era um digno atacante de área. Zagalou acertou nas escolhas? Tire suas conclusões.
Na próxima semana as Copas de 2002 e 2006 e alguns prelúdios para 2010. O que Dunga nos reservará?
Aos poucos Simão do Valle, irá postar a história de alguns dos jogadores tidos como surpresas mencionados no quadro Por onde Anda!
Gui Escobar, de Vancouver após ter sido erroneamente apreendido para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário