quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Historias do Futebol: Brasil Tetracampeão

É TETRA!!! É TETRA!!! Foi assim que escutamos o inicio da comemoração na final da Copa do Mundo de 1994. Chatão Bueno, Pelé e Arnaldo gritavam nos Microfone da plim plim diretamente do Estadio Rose Bown nos Estados Unidos. Eu estava em casa e quando pulei a janeta para comemorar torci o pé. Ainda nao bebia na epoca porque tinha apenas 13 anos. Mas se tivesse bebido dava uma pirueta da janela com o copo na mão e nao deixava cair uma gota. Coisa de bebado.

Mas falando nessa copa, que por sinal ja estavamos num jejum de 24 anos na epoca, nao podemos esquecer de falar no futuro Deputado estadual pelo estado do Rio de janeiro, Ronaldo - Brilha muito no Curintians. Ops!! Quero Dizer o baixinho Romário. Ronaaaaaaldinho ainda tinha 17 anos e nao participou de nenhum jogo. Romário levou o time nas costas a competição inteira e foi coroado como melhor jogador da Copa.

Antes da copa o trajeto nao foi facil assim. Perdemos o primeiro jogo na historia do Brasil nas eliminatorias para a Bolivia por 2x0 e só fomos para a mesma num jogo dramatico no Maracana contra o Uruguai onde o Baixinho que foi convocado pela Torcida e marcara duas vezes para alegria dos Brasileiros.
Na copa Romario foi o cara, marcando gols decisivos e fazendo lindas tabelinhas com o Cabeçudo Bebeto, que hoje esta tendo aulas de treinador com Carlos Alberto Parrera que era treinador do Brasil em 94, tendo como Coordenado-Tecnico, o Lobo Zagallo.
O Brasil ganhou aquela copa na disputa de penaltis, onde os Italianos Baresi (que estava na Capa da Gaita), Massaro e Roberto Baggio, este que era então o nome da Azurra, perderam suas Penalidades sendo uma defendida por Taffarel.
Dunga nosso atual tecnico da Seleção foi muito importante nessa copa, que depois do fracasso de 90, quando perdemos para a Argentina de Maradona e Caniggia, trouxe um espirito guerreiro para o time ao lado do Brucutu Mauro Silva. O Brasil ainda contava com jogadores experientes no grupo como Mazinho, Ricardo Rocha, Gilmar Rinaldi (ex-goleiro e hoje empresario do Imperador Adriano) e jogadores inexperientes mas que colocavam fogo no jogo como Viola e o outros que foram fazer compras nos estados Unidos e nem sabem porque foram a Copa como o ex-curintias Paulo Sergio

Quanto a trajetoria do Brasil nessa copa falaremos em outra oportunidade em uma uma "Historias do Futebol por Dudu do Bokagi". Jogos emocionantes nao faltarão como nas Quartas de final contra a Holanda, com aquela pancada do Branco e a agilidade do Romario em desviar da Bola.
Grande abraço e até o find!!!
Brasil

2 comentários:

  1. boa dudu do bokagi, mandou bem. lances esses do brasil q nao esqueço de nenhum.. minha primeira copa.. ficou eternizado em minha memoria.

    ResponderExcluir
  2. massa é a linguinha di ronaldão na foto

    ResponderExcluir