quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Na Prancheta!


Na linguagem de boleiro muito se fala em 3-5-2, 4-4-2, 3-5-1, 3-6-0, enfim muitos números, muito disse que disse e estratégia muito superficial.
Estes são os esquemas táticos do mundo futebolístico iremos nos ater na prancheta de hoje no esquema 4-4-2 e suas variações. Para quem ainda desconhece o 4-4-2 com um losango no meio, ou um quadrado no meio, o 4-4-2, protagonizado por Zagalo na copa de 98, o famoso 4-3-1-2.

4-4-2 é ainda muito utilizado por permitir uma enorme variação de posicionamentos, principalmente do meio de campo para a frente, e também por designar 2 jogadores para cada posição, facilitando a distribuição de tarefas. Utiliza-se, nesse sistema dois laterais que se alternam no momento do apoio ao ataque, um volante mais centralizado e outro que faça cobertura dos laterais, dois meias que participem da marcação e cheguem bem à frente, um atacante mais “de área” e outro com boa movimentação.

4-4-2 com um quadrado, os meias formam um quadrado na meia canxa.

4-4-2 com um losango

O 4-4-2 da figura abaixo é o chamado “4-4-2 Losango” que tem por característica a facilidade de se montar triângulos no seu posicionamento pela disposição dos atletas em campo. Pode ser ofensivo com um volante ou três meias, ou defensivo com três volante e um meia. Exemplo recente foi o Inter de Porto Alegre de Tite que utilizou este esquema no time que venceu a Sulamericana em 2008. O esquema permite um: número equilibrado de jogadores em cada compartimento do campo; boa ocupação de espaço nos três setores; e em contra-partida permite espaço para os adversários na linha média do campo.
Além destas exite o 4-3-1-2. Criado por Zagallo, na necessidade de elencar um meia de ligação na Copa de 98, Zagalo inventou a figura do meia que ligaria a retaguarda aos atacantes, na ocasião Bebeto e Ronaldo (Fenômeno).

Zagalo testou na posição: Marques (ex-Atlético / MG), Leonardo (hoje técnico do Milan), Denilson (Ex-Itumbiara e Palmeiras), Juninho Paulista e Giovanni e acabou selecionando para o time titular Rivaldo que desempenhou este papel superficialmente na copa da França. Leonardo virou um dos meias da 4 posições. Cesar Sampaio e Dunga eram os volantes. Rivaldo também caia pela meia esquerda fazendo a composição com Roberto Carlos no lado esquerdo do campo.
Seja qual for o esquema tático, todos eles funcionam como um ponto de referência para o time. É claro que, com o decorrer do jogo, qualquer equipe modifica sua disposição em campo de acordo com o adversário e com o andamento do jogo, de forma se jogar mais ofensiva ou defensiva.
E para fechar: o craque sempre será um fator de desequilíbrio importante em uma partida.
Gui Escobar após o preenchimento de sua prancheta, de Salvador, para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário