sábado, 19 de junho de 2010

Mais um Capítulo de Copa

Em mais um capítulo no nono dia de Copa do Mundo, começamos com a tristeza diante da notícia de falecimento de José Saramago, primeiro escritor na língua portuguesa a ter ganho um Nobel de Literatura. Saramago era avesso aos blogs e quanto questionado sobre o twitter disse que cada vez mais tenderíamos ao monossilábico até que um dia retornaríamos aos grunhido. Faz sentido: atrelamos a velocidade da informação à incapacidade da boa redação. No primeiro jogo do dia: o confronto entre Holanda e Japão. Não comentarei mais sobre favoritismos nesta Copa, afinal a cada rodada que acontece a imprensa anuncia um favorito. Estou a procura de alguma Seleção que venha com algo novo.

Holanda e Japão pouco jogaram no primeiro tempo. No segundo tempo, após um chute de longa distância proferido por Sneider, o goleiro japonês falhou, talvez sobre um pouco de influência da Jabulani e assim foi o primeiro gol holandês e único do jogo. Fim de jogo com 1 a 0 para os holandeses, que se classificaram para as oitavas após a derrota dos camaroneses. No segundo jogo do dia um empate entre australianos e ganases. O gol dos australianos aconteceu após falha do arqueiro ganês em cobrança de falta próximo a meia-lua da área que os australianos aproveitaram o rebote e colocaram pra dentro do gol australiano. Ainda no primeiro os ganeses empataram em cobrança de pênalti, que resultou em expulsão de Kewell que evitou o gol ganês colocando a mão na bola, aí nasceu o empate ganês. Daí para frente os australianos atacavam através de jogadas aéreas na área australiana. A seleção de Gana partia para cima dos australianos atacando de maneira ineficiente.

No terceiro jogo do dia duas seleções que marcaram época. Os dinarmaqueses em 86, que muito bem faziam a marcação na saída de bola dos adversários e os camaronenses que colocaram o continente africano na rota do futebol mundial na Copa de 90. O jogo teve seu tom de emoção. Samuel Eto'o abriu o placar logo de início em falha na saída de bola dos dinarmarqueses. Daí para frente um nome brilhou no jogo o do dinamarquês Dennis Rommedahl. No primeiro gol dinamarquês em um lançamento de mais de 30 metros do zagueiro Kjaer - a Jabulani sobrou na linha de fundo para Rommedahl que com uma "assistiu" Bendtner que colocou para o fundo do gol. Rommedahl novamente partiu pelo lado direito entortou o defensor camaronês e fez o segundo gol dinarmaquês. Fim de jogo e 2 a 1 para a Dinamarca. Rommedahl foi praticamente perfeito em campo. Fez uma assistência, acertou de 95% dos passes e marcou um gol - o nome do jogo. Com este resultado a Seleção de Camaronês se despediu da Copa. Os dinarmaqueses irão tentar a sorte contra os Japoneses para ver quem consegue a 2a. vaga para as oitavas. A Holanda se classificou com uma rodada de antecipação. No confronto entre Dinamarca e Japão, o empate favorece os japoneses.

Gui Escobar de Joahanesburgo para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário