domingo, 21 de fevereiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

Mark Andrew Spitz é hoje o segundo maior nadador olímpico e recordista de medalhas de ouro numa mesma Olimpíada de todos os tempos, ao conquistar sete vitórias na natação, quebrando sete vezes o recorde mundial destas provas, durant os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Michael Phelps só veio a superá-lo 36 anos depois nos Jogos de Pequim em 2008.
Spitz aprendeu a nadar no Havaí. Sob a orientação do técnico Sherm Chavoor, que se tornaria seu mentor e de diversos outros campeões olímpicos. Aos dez anos, Spitz começou a mostrar seu potencial para o esporte, ao quebrar dezessete recordes nacionais e um recorde mundial da natação para a sua faixa de idade. Depois de passar toda a adolescência como um promissor dos jovens nadadores americanos, ele conquistou, aos dezessete anos, cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967. Nos Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968 Spitz era favorito porém foi afetado pela altura da capital mexicana e conquistou apenas duas medalhas de ouro, por equipes, nos 4X100 e nos 4x200 livres, ficando com a medalha de prata na prova individual dos 100m borboleta e bronze nos 100m nado livre.
Em Munique quatro anos depois, aos 22 anos de idade, a glória de Spitz: 7 medalhas de ouro nas provas de 100m borboleta, 200m borboleta, 100 m nado livre, 200m nado livre, 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m nado livre.
Seus feitos, entretanto, foram obscurecidos pelo famoso Massacre de Munique, que custou a vida de 11 atletas israelenses, sequestrados na vila olímpica e mortos por terroristas palestinos durante os Jogos. Spitz, americano de origem judaica, foi retirado às pressas do país por forças de segurança dos Estados Unidos.
Após Munique, Spitz retirou-se da natação com apenas 22 anos de idade e começou a lucrar fazendo comerciais de todo tipo de produtos – foi sua época de garoto de ouro dos EUA - e a participar de programas famosos da tv americana, mas, desconfortável com essa carreira para a qual reconhecia não ter talento, retirou-se definitivamente do show-business ainda nos anos 1970.
Pela curta carreira e pelos feitos conquistados em tão pouco tempo Mark Spitz é sem sombra de dúvidas um Grande Nome do Esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário