domingo, 14 de fevereiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

Da Vela para o Atletismo e o nome de hoje é o do velocista e saltador americano Carl Lewis nascido no estado do Alabama.
Lewis surgiu para o para o mundo em 1983 ao conquistar 3 medalhas de ouro no primeiro Campeonato Mundial de Atletismo em Helsinque na Finlândia. Já nos Jogos Olímpicos de Los Angeles Lewis foi brilhante vindo decidido a repetir o feito de Jesse Owens, acabou os Jogos conquistando 4 melhadas de ouro, sendo ouro nos 100 m rasos, 200m rasos, no revazamento 4x100m e no salto em distância.
No Jogos de Seul em 1988, Lewis parecia não ter chances de derrotar seu rival Ben Johnson nos 100m. Como de esperado Ben Johnson cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ficando Carl Lewis em segundo. Entretanto, para assombro do mundo, Ben Johnson foi desclassificado por doping e a medalha de ouro foi para Carl Lewis. Ainda em Seul ele conquistou medalha de ouro no salto em distância e a prata nos 200m.
No Campeonato Mundial de 1991 Lewis estabeleceu o novo recorde dos 100m com a marca de 9.86 segundos. Carl Lewis foi recordista mundial dos 100 metros entre 1987 e 1994 (somente tendo perdido o recorde para Leroy Burell entre junho e agosto de 1991). No ano seguinte, em Barcelona, ele conquistaria mais duas medalhas de ouro no salto em distância e no revezamento 4x100m.
Lewis chegou a Atlanta-1996 disputando o salto em distância não mais como favorito. Entretanto, a experiência do atleta de 35 anos falou mais alto, e ele conquistou sua nona medalha de ouro igualando-se ao grande Paavo Nurmi.
Por todos os seus feitos a Federação Internacional de Atletismo elegeu, em 1999, Carl Lewis como o atleta do século XX. Nos mundiais de atletismo conquistou 8 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Carl Lewis, um Monstro Sagrado e um Grande Nome do Esporte!

Gui Escobar, de Vancouver, para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário