sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

A série Grandes Nomes do Esporte nos contará hoje a história de Robert Scheidt. Um fenômeno da classe laser do iatismo mundial.
Robert Scheidt tem em sua trajetória nada mais do que um bicampeonato olímpico, respectivamente em Atlanta (1996) e Atenas (2004) e a saga de 8 títulos mundiais no iatismo na classe Laser, além de um campeonato mundial na classe Star em 2007. Como diria Alvaro José: um monstro sagrado da vela!
O brasileiro começou a velejar aos nove anos na Represa de Guarapiranga, no Yatch Club Santo Amaro, em São Paulo, com um barco dado de presente pelo pai. Aos onze anos ganhou pela primeira vez um título importante, o sul-americano da classe Optimist, que conquistaria mais duas vezes nos anos 1980.
Apos rápida passagem pela classe Snipe, ele encontrou seu lugar como grande atleta na classe Laser em 1990, onde após ganhar o campeonato brasileiro de juniores foi treinar na Suécia e na Dinamarca, com o objetivo de se tornar um velejador de primeiro nível internacional. Em 1991, ganharia dez das onze regatas do campeonato mundial de juniores de Laser, na Escócia.
A partir daí, não só se tornaria uma referência na vela internacional, mas o maior do mundo na sua categoria, dominando completamente a classe Laser pelos anos seguintes, começando as grandes conquistas em 1995 com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata e o primeiro título mundial na Ilha de Tenerife, na Espanha, até a grande consagração do ouro nas Olímpiadas de Atlanta em 1996.
Na década subsequente, Robert conquistaria mais sete títulos mundiais, dois títulos pan-americanos e mais uma medalha de ouro nos Jogos Olípico de Atenas em (2004) e uma de prata em Sidnei (2000).
Fora da vela do mundo da vela, Robert se formou em 1996 em administração. Scheidt trocou a classe Laser pela classe Star depois dos Jogos Olímpicos de Atenas e do seu último título mundial em Fortaleza, conquistando o título pela primeira vez no Brasil.
Após a mudança de categora Robert já conquistou nove títulos na categoria, junto com o velejador Bruno Prada.
Em julho de 2007, ao lado de Prada, Scheidt conquistou pela primeira vez o título mundial da Star, em Cascais em Portugal. Nas Olimpíadas de Pequim em 2008, após um início de competição ruim, conquistou na última regata a medalha de prata, novamente com Prada chegando a marca de quatro medalhas olímpicas.
As quatro medalhas olímpicas e os nove títulos mundiais o credenciam como um Grande Nome do Esporte!
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário