
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart, um presente que deveria ter sido dado à sua irmã, aos três anos de idade. Era um pequeno kart, com um motor de cortador de grama. Sobre o presente, Senna disse que "até então era uma brincadeira, e eu gostei da brincadeira", o que chamou de "seu primeiro contato com o esporte. Ayrton Senna era canhoto. Na juventude correu de kart, foi campeão da Fórmula 3 britânica e fez sua estreia na Fórmula 1 em 1984 pela inexpressiva equipe Toleman. Durante a fase de testes Senna já impressionava com os tempos obtidos.
Após o ano de estréia Senna passou para a Lotus em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas que lá esteve. Em sua segunda temporada na F1 pela Lotus em 1985 surpresas já causas. Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, disputado no autódromo de Estoril, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole position sob pesada chuva. Esta era uma de suas especialidades. Prost, que viria a ser na McLaren o seu grande rival, em segundo, abandonou depois de bater no muro. Senna conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica. Graças ao excelente motor Renault de treinos, Senna passaria a ser o "rei das pole positions". Senna terminou a temporada de 1985 em quarto lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, com 38 pontos e seis podiums (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares), além de sete pole positions.
Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1. Também com Alain Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo a de 1990 decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.
Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1993 saiu da McLaren e foi para a Williams, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo. Um dos piores finais de semana da Fórmula 1.
O histórico de Senna conta com 65 pole-positions, 41 vitórias e 614 pontos marcados em 161 corridas disputadas de 1984 a 1994. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco e sua impressionante exibição no chuvoso Grande Prêmio da Europa de 1993, na época com um carro inferior, são bons exemplos de seu talento ao volante. A primeira volta do GP da Europa de 1993 você vê no vídeo abaixo. Para mim a melhor volta de um piloto nas provas da F1.
Dedicado e competitivo ao extremo Senna afirmava sempre que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. Além de um grande piloto Senna foi e é um ídolo para muitos.
Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1993 saiu da McLaren e foi para a Williams, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo. Um dos piores finais de semana da Fórmula 1.
O histórico de Senna conta com 65 pole-positions, 41 vitórias e 614 pontos marcados em 161 corridas disputadas de 1984 a 1994. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco e sua impressionante exibição no chuvoso Grande Prêmio da Europa de 1993, na época com um carro inferior, são bons exemplos de seu talento ao volante. A primeira volta do GP da Europa de 1993 você vê no vídeo abaixo. Para mim a melhor volta de um piloto nas provas da F1.
Dedicado e competitivo ao extremo Senna afirmava sempre que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. Além de um grande piloto Senna foi e é um ídolo para muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário