terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

A série tem seu terceiro capítulo hoje saindo das quadras passamos nas pistas do atletismo e nas pistas continuamos só que nas pistas do automobilismo para contar um pouco da história de Ayrton Senna da Silva.
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart, um presente que deveria ter sido dado à sua irmã, aos três anos de idade. Era um pequeno kart, com um motor de cortador de grama. Sobre o presente, Senna disse que "até então era uma brincadeira, e eu gostei da brincadeira", o que chamou de "seu primeiro contato com o esporte. Ayrton Senna era canhoto. Na juventude correu de kart, foi campeão da Fórmula 3 britânica e fez sua estreia na Fórmula 1 em 1984 pela inexpressiva equipe Toleman. Durante a fase de testes Senna já impressionava com os tempos obtidos.
Após o ano de estréia Senna passou para a Lotus em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas que lá esteve. Em sua segunda temporada na F1 pela Lotus em 1985 surpresas já causas. Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, disputado no autódromo de Estoril, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole position sob pesada chuva. Esta era uma de suas especialidades. Prost, que viria a ser na McLaren o seu grande rival, em segundo, abandonou depois de bater no muro. Senna conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica. Graças ao excelente motor Renault de treinos, Senna passaria a ser o "rei das pole positions". Senna terminou a temporada de 1985 em quarto lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, com 38 pontos e seis podiums (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares), além de sete pole positions.
Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1. Também com Alain Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo a de 1990 decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.
Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1993 saiu da McLaren e foi para a Williams, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo. Um dos piores finais de semana da Fórmula 1.
O histórico de Senna conta com 65 pole-positions, 41 vitórias e 614 pontos marcados em 161 corridas disputadas de 1984 a 1994. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco e sua impressionante exibição no chuvoso Grande Prêmio da Europa de 1993, na época com um carro inferior, são bons exemplos de seu talento ao volante. A primeira volta do GP da Europa de 1993 você vê no vídeo abaixo. Para mim a melhor volta de um piloto nas provas da F1.
Dedicado e competitivo ao extremo Senna afirmava sempre que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. Além de um grande piloto Senna foi e é um ídolo para muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário