quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Histórias do Futebol: Argentina 0 x 5 Colômbia

5 de Setembro de 1993. O dia em que nasceu para o mundo o Futebol Colombiano. A noite da pior vergonha da seleção Albiceleste, derrotada em casa pela primeira vez em eliminatórias para um mundial. Se Paraguai e Peru não tivessem empatado em 2 a 2 nem repescagem teria encarado a Argentina, que teve de recuperar Maradona para passar pela Campeã da Oceania num mata mata. O jogo foi disputado no monumental de Nuñez na Argentina. Era o ultimo jogo do Grupo A e quem vencesse já estaria na Copa. No primeiro jogo disputado em Barranquilla a Colombia vence por 2 a 1 com gols de Valencia e Valenciano para a Colômbia e Medina Bello para os Hermanos. A Colômbia que jogava pelo empate era comandada por Francisco Maturana e a Argentina por Alfio Basile.
Num jogo emocionante pelo menos para nós, os colombianos de Rincon, Asprilla, Valencia e Valderrama deram uma surra na Argentina e venceram por 5 a o, com 2 gols de de Rincon, 2 de Asprilla e um de Valencia.
Os hermanos que tinham no Time Goycochea, Simeone, Redondo e Batistuta, não se achavam em campo. Nem jogavam e nem batiam. Nao parecia a velha Argentina. O jogo foi comandado pelo camisa 1o da Colombia Valderrama que tinha muita qualidade tecnica e cabelos.
Valderrama deu show durante o jogo com lindos passes e toquitos de calcanhar deixando os Argentinos enfurecidos.
Os Hermanos tinham um time com muito rigor físico, mais faltava a técnica para poder superar os adversários.
A Argentina teve que disputar a repescagem contra a Austrália. Passou pela mesma e estreou na copa com vitória sobre a Grécia e posteriomente sobre a Nigéria. Mas perdeu Maradona Supenso por Doping (Uso de tóxico). Nas oitavas de final perdeu para a Romenia de Hagi "O Maradona dos Carpatos".
Pele disse que Colômbia seria a campeã em 94 e para nossa sorte o rei do futebol errou e o título ficou para o Brasil de Paulo Sergio, Viola e Cia.

Essa foi mais uma História do Futebol.

Grande abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário