quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meu Time, Minha Paixão. O Centenário Sport Club Corinthians Paulista.

Olá amigo fã do esporte. De tanto os torcedores da Fiel insistirem chegou a vez do Sport Club Corinthians Paulista figurar no nosso mais novo quadro. Pois bem, em 1º de setembro de 1910 cinco operários se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o Corinthians, após estes assistirem a uma partida de futebol na Inglaterra. O presidente escolhido foi o alfaiate Miguel Bataglia que no primeiro momento afirmou "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". De jogo em jogo o time foi se tornando famoso até que no ano de 1913 o Corinthians pleiteou uma vaga junto a liga Paulista de futebol, tornando-se assim o quarto dos chamados "Três Mosqueteiros" (os outros eram Americano, Germânia e Internacional) daí a origem do mascote do clube. Grandes jogadores vestiram a camisa do Timão, dos quais podemos citar: Rivellino, o Dr. Sócrates, Biro-Biro, o grande goleiro goleiro Ronaldo, o polêmico Neto e o pé de anjo Marcelinho Carioca. Dentre os presidentes que passaram pelo clube um foi especial. Estamos falando de Vicente Mateus. O homem das frases hilárias foi presidente de 1959 à 1961, depois voltou ao cargo 1972 à 1981 e mais tarde de 1987 à 1991. Algumas frases dita pelo ilustre presidente Vicente Mateus:
- O maior General da França é o General Eletric;
- Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão;
- Minha gestação foi a melhor que o Corinthians já teve;
- Haja o que hajar o Corinthians vai ser campeão;
- Quem está na chuva é pra se queimar;
- O nosso mais novo reforço para compor a zaga é o Quero-Quero. (Falando da contratação de Biro-Biro);
- O Sócrates é inegociável, invendável e imprestável.
O Corinthians foi Campeão Mundial Interclubes organizado pela FIFA em 2000. Tetracampeão Brasileiro: 1990, 1998, 1999 e 2005. Tri da Copa do Brasil: 1995, 2002 e 2009 e levantou a taça do Paulistão em 26 oportunidades.
Hoje inicia as semifinais da Copa do Brasil. Vamos acompanhar esses jogos Atlético-GO x Vitória-BA e Grêmio x Santos. Só aqui no blog Amigos do Massa você fica sabendo tudo sobre esses jogos e vamos até a final da competição. Forte abraço.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

2 comentários:

  1. Olá!!
    Apenas uma correção: o Corinthians foi o primeiro campeão mundial de clubes da FIFA em 2000, e não 2002.
    Embora me pareça que não há nenhum corinthiano neste blog, fato que dificulta um pouco a redação da matéria, há muito mais história e outros temas relacionados ao clube Corinthians (Centenário, projetos, outras áreas q levam o nome do clube: Natação, Stock Car, Fórmula Super League, Fórmula Truck, GT3, etc). Fica a dica! :)

    Fontes seguras:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Clubes_da_FIFA_2000
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Corinthians_Paulista
    http://www.corinthians.com.br/site/

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs, muito obrigado pela sua observação, nos desculpe.

    ResponderExcluir