domingo, 9 de maio de 2010

Figuraças da Copa

O ano era 1998 - ano de Copa do Mundo na França. O primeiro mundial da história com 32 times divididos em 8 grupos com 4 seleções cada.
Uma seleção sulamericana protagonizou um feito histórico na Copa do Mundo. Sim estamos efalando da Seleção Paraguaia comandada por Paulo Csar Carpegiani. (foto abaixo à direita)
A seleção do técnico brasileiro havia chegado à Copa do Mundo após uma série de batalhas nas eliminatórias sulamericanas jogando num esquema clássico 4-4-2. O forte do time era seu esquema defensivo e sua fraqueza a pouca capacidade de fazer gols.
Inicialmente a seleção paraguaia teve pele frente em seu primeiro confronto a seleção da Bulgária, resultado do jogo 0 a 0, na sequência mais um empate em também 0 a 0 com a seleção espanhola e por último o jogo contra os nigerianos e vitória paraguaia por 3 a 1.
Carpegiani no comando do Paraguai, montou um time que ganhou respeito, principalmente pelo setor defensivo, que contava com o polêmico goleiro Chilavert, o latera-direto Arce (que atuou por Grêmio e Palmeiras) e uma dupla de zaga com Ayala e Gamarra - este no auge da forma, não fez uma falta sequer no Mundial, algo excepcional para um zagueiro. Gamarra que atuou por inteiro na Copa do Mundo da França, em 1998, chegou a ficar 724 minutos sem fazer uma única falta, sendo eleito ao término do mundial como um dos melhores zagueiros do campeonato. Pena para os paraguaios que o bom desempenho não evitou a eliminação para os donos da casa com um gol de morte súbita nas oitavas-de-final.
A zaga paraguaia era composta por: Francisco Arce, Carlos Gamarra, Celso Ayala e Jose Cardozo. Arce e Gamarra tiveram passagens pelo Grêmio e pelo Palmeiras. Gamarra também atuou pelo Internacional, Flamengo e Corínthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário