segunda-feira, 24 de maio de 2010

Grandes Times: Verdadeiras Constelações

Olá amigo fã do esporte, aproveito e peço licença poética a Simão do Valle, em época de finais de conferência da NBA, para retomar o Grandes Times Verdadeiras Seleções e transformá-lo nos Grandes Times Verdadeiras Constelações. Pois bem, voltamos ao ano de 1992, Olimpíadas de Barcelona. Todos com muita expectativa para assistir à seleção americana de basquete. Era a primeira vez em que os americanos levariam a uma Olimpíada uma seleção composta unicamente por jogadores da NBA, até lá os americanos haviam mandado para os jogos olímpicos jogadores colegiais. No comando das estrelas americanas o experiente Chuck Daly, na época técnico dos Detroit Pistons. Os jogadores do Dream Team causaram polêmica antes mesmo de entrar em quadra. Isso porquê eles foram o único time que ficaram em hotel de luxo com direito a acompanhante da família, enquanto os outros atletas dos EUA, tiveram que aguentar quartos pequenos e desconfortáveis da vila olímpica.
O time era recheado de estrelas: os craques dos três pontos: Michael Jordan, Magic Johnson r Larry Bird. Além destes compunham o time: sir. Charles Barkley, os pivôs David Robinson e Patrick Ewing. A famosa dupla do Utah Jazz: Karl Malone e John Stockton, o parceiro de Jordan, Scottie Pippen, Chris Mullin e Clyde Drexler. Completava o time o novato Christian Laettner, o melhor jogador colegial 1991-92.
A seleção americana era um fenômeno dentro e fora das quadras, vencendo seus 8 oponentes durante os jogos com uma diferença média de 44 pontos. A partir de 1992 o basquete explodiu mundo afora dada a proporção da repercussão criada durante os jogos de Barcelona em 1992.
Esta seleção, além de grande time era uma verdadeira constelação. Veja os resultados partida a partida dos americanos em 1992 nos jogos.
Estados Unidos 116 x 48 Angola
Estados Unidos 103 x 70 Croácia
Estados Unidos 111 x 68 Alemanha
Estados Unidos 127 x 83 Brasil
Estados Unidos 122 x 81 Espanha
Estados Unidos 115 x 77 Porto Rico
Estados Unidos 127 x 76 Lituânia
Estados Unidos 117 x 85 Croácia

Não por acaso foram apelidados de Dream Team (Time dos Sonhos). De fato, para o amante do basquete, vê-los jogar parecia coisa de outro mundo.

Gui Escobar, de Pretoria, para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário