domingo, 30 de maio de 2010

Figuraças da Copa: A Saga de Roger Milla

Olá Massa Friends, vamos relembrar um pouco da história de Roger Milla, o atacante que marcou sua história na Copa de 1990 na Itália.
No jogo de estréia daquela Copa de um lado aqueles que viriam as ser os "leões indomáveis" - a Seleção de Camarões e do outro os atuais campeões mundiais os Argentinos. No jogo de estréia vitória dos camaroneses por 1 a 0. Aos poucos a seleção africana foi construindo sua história sendo liderada por Roger Milla aos 38 anos de idade. Roger Milla foi o detaque dos africanos e marcou época pela forma como comemorava seus gols.
O país já havia surpreendido na estréia, ao derrotar a Argentina, detentora do título. Milla fez quatro gols naquela Copa, comemorados com uma sambadinha que, segundo ele, era uma homenagem ao brasileiro Careca. O gol mais lembrado de Millá foi nas oitavas de final, contra a Colômbia, em puro oportunismo: roubou a bola do folclórico goleiro René Higuita, que, fora de sua área, tentara realizar uma jogada de efeito e nesta jogada acabou tento a bola perdida para Roger Milla. Milla também disputou o mundial de 1982 tendo passagens pelo futebol francês e africano. Os gols de Milla contribuíram muito para a chegada da Seleção de Camarões às quartas de final sendo então eliminada pelos ingleses.
No mundial dos Estados Unidos que Millá entraria de vez para a história das Copas, tornando-se, aos 42 anos de idade, o mais velho atleta a disputar a competição, quebrando a marca do norte-irlandês Pat Jennings. Aos 42 anos de idade superou a própria marca que tivera no mundial anterior, estabelecendo-se como mais velho também a marcar: foi dele o "gol de honra" da goleada de 1 x 6 que o país sofreu da Rússia - a partida ficaria marcada ainda por outro recorde, o de maior artilharia em um único jogo de Copa, para o adversário Oleg Salenko, autor de 5 gols.

Gui Escobar para os Amigos do Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário