quinta-feira, 4 de março de 2010

No Fundo do Gol - Rivais para sempre

Amigos do Massa, rodada especial do quadro No Fundo do Gol com dois gols que marcaram a história do futebol em um só jogo, e não era um jogo qualquer, saiba por que. A data era 22 de junho de 1986, o lugar era no México, o torneio se chamava Copa do Mundo Fifa. Copa essa que marcou a despedida da geração Platini, que levou a França a terceira colocação do embate, e corou o segundo maior jogador da história do futebol, seu nome, Diego Armando Maradona. Nossos hermanos arqui-rivais pegariam Itália, Bulgária e Coréia do Sul na primeira fase, depois um grande rival sul-americano Uruguai, e depois o jogo que entrou para história das Copas, Argentina e Inglaterra. O jogo era mais um episódio de confrontos polêmicos entre essas seleções, que começou no ano de 1951 em Wembley num jogo amistoso, que em Copa se encontraram pela primeira vez em 1962 com um show de bola dos inglêses. Depois novamente em 1966 e uma nova vitória da Inglaterra, que se consagraria campeã daquela Copa jogando em casa. Os anos se passaram e em 1982 o povo Argentino vivia um momento de dificuldades e o futebol sempre era uma esperança, um bálsamo contra a pobreza cada vez maior. A tensão no país era evidente, mas mesmo assim o general deseja boa sorte ao time. Quando os jogadores recebem a notícia de que a Guerra das Malvinas eclodira, muitos ficaram receosos em partir. Um submarino inglês afunda o cruzador General Belgrano, matando 300 marinheiros. A Argentina é eliminada da Copa de 1982, mesmo com a jovem promessa Maradona, enquanto as tropas de inglesas acabam com as pretensões dos argentinos como quem tira um doce de uma criança. A vingança não tardaria. Na Copa do México em 86 Maradona faz o famoso gol com a mão, além de desmoralizar a seleção do técnico Bobby Robson com uma arrancada desde o campo de defesa, antes de sutilmente vencer o pobre goleiro Shilton com um chute No Fundo do GOL. Foi considerado pela FIFA o GOL mais bonito de todas as Copas, Maradona diz hoje que se arrepende do gol de mão que ele chamou de “as mãos de Deus”, mas a história dessas seleções estavam longe de terminar.

Argentina: Nery PumpidoSergio Batista Jose Brown Jose Burruchaga (Carlos Tapia)Jose CuciuffoDiego MaradonaJorge ValdanoHector Enrique Ricardo GiustiJulio Olarticoechea Oscar Ruggeri Técnico: Miguel Muñoz.

Inglaterra: Peter ShiltonGary Stevens Kenny SansomGlenn Hoddle Terry Butcher Gary LinekerTerry FenwickPeter Reid(Chris Waddle)Trevor Steven (John Barnes)Steve Hodge Peter Beardsley Técnico: Bobby Robson.





Nenhum comentário:

Postar um comentário