segunda-feira, 26 de julho de 2010

Voleibol Brasileiro Abre as Mãos para Comemorar o Nono Campeonato da Liga Mundial

Olá amigo fã do esporte. Voltamos a falar de vôlei. Desta vez com as estrelas do voleibol masculino. Neste domingo a equipe comandada por Bernardinho, do extraordinário Bernardinho, ganhou mais um título da Liga Mundial. Agora somos os maiores vencedores da Liga, com nove títulos, superando a Itália que tem oito. A fase final foi disputada na Argentina. Depois de superar os Argentinos e a Sérvia, o Brasil jogou no sábado pela seminfinal diante dos Cubanos, que já não é mais aquela Cuba de Joel Despaigne. Enfim, fizemos fáceis 3 x 1. E ontem a grande final diante dos gigantes Russos. O Brasil com uma seleção renovada, que tinha no banco o experiente Giba e a ausência de Vissoto que se contundiu no sábado. Mas contava com Bruninho, Dante, (o segundo maior pontuador da partida) Lucão, Mário Jr., considerado o melhor líbero da liga. O Brasil começou o jogo melhor com Dante jorrando petróleo na quadra adversária e Murilo, um monstro no saque. Pelo lado Russo somente Mikhaylov (maior pontuador da partida com 20 pontos) virava as bolas. Fim do primeiro set 25/22 Brasil. No segundo set foi a vez de Theo brilhar. O oposto virava todas. A Rússia errava muitos saques, porém, Mikhaylov continuava voando baixo. E vez por outra o bloqueio Brasilieiro funcionava. E para fechar o set nada melhor que um "cachote" nos Russos. E o protagonista foi João Paulo que bloqueou e a bola voltou no pé, ou melhor na quadra Russa. Fim do segundo set 25/22 Brasil e 2 x 0 em sets. No terceiro o Brasil se desconcentrou e a Rússia cresceu no bloqueio com Makarov e seus 2,10m, e acertou o saque com Muserskiy. Neste rítimo a Rússia fechou o terceiro set em 25/16. No quarto set o Brasil continuou desconcentrado, talvez pelo impacto do terceiro set ou ainda pela sequência de bloqueios Russos com Makarov e Volkov, tanto que a Rússia chegou a abrir 20/16. O jogo estava com cara de se encaminhar para o tie-break. Mas o Brasil reagiu chegando a iguais 21, e Dante cravou mais duas. O Brasil ganhou moral e com um erro de saque Russo o Brasil venceu o jogo e partiu para o tradicional peixinho para comemorar o Eneacampeonato da Liga Mundial. Agora os meninos do Bernardinho partem para um novo desafio, o Campeonato Mundial. Desejamos sorte aos Brasileiros e que eles possam levantar mais essa taça.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 25 de julho de 2010

A Convocação e a Chegada de Mano

O aceite de Mano Menezes ao convite de Ricardo Teixeira após a não liberação de Muricy Ramalho já gera especulações aos possíveis nomes para a próxima convocação da Seleção Brasileira.
Mano teve uma trajetória rápida em sua carreira até a chegada à Seleção Brasileira. Subiu com o Gremio conquistando a segunda divisão no histórico embate da Batalha dos Aflitos, com o mesmo Grêmio no ano seguinte chegou a final de Libertadores. Assumiu o Corinthians pegando um time rebaixado à segunda divisão em 2008. Conquistou a segundona ainda em 2008 subindo com o Timão. Em 2009 recebeu Ronaldo Fenômeno. Teve que lidar com os baladeiros do Parque São Jorge. Venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil em 2009. Parecem poucos títulos mas a eficiência de Mano pelos times que passou o credencia como um suposto Plano B estando apenas atrás de Muricy Ramalho entre as opções disponíveis de Ricardo Teixeira ao comando da Seleção Brasileira. Não podemos esconder apesar da carreira curta Mano sempre foi eficiente pelos times que passou.
Como tudo tem acontecido muito rápido Mano já deu entrevista como técnico da Seleção canarinha e Adilson Baptista já deu seu aceite ao convite para comandar o Timão agora no segundo semestre. Mano em sua primeira entrevista ontem disse que "não costuma fugir das grandes oportunidades que lhe aparecem". Alguns o consideram como etranqueiro por manter em vários momentos pelos times que passou o 4-4-2 com 3 volantes. Mano é um grande estudioso do futebol, este é consenso entre aqueles que o acompanham.
Em breve, teremos um amistoso diante da seleção americana. Serão convocados em sua maioria os jogadores que atuam no Brasil e abaixo segue a expectativa dos Amigos do Massa dos jogadores que atuam no Brasil para a possível lista de convocados de Mano.

Goleiros: Vítor (Grêmio) e Fábio (Cruzeiro)
Zagueiros: Miranda e Alex Silva (São Paulo), R. Tolói (Goiás) e Chicão (Corinthians)
Laterais: Juan e Léo Moura (Flamengo), Júnior César (São Paulo) e Mariano (Fluminense)
Volantes: Sandro (Inter), Elias (Corinthians), Arouca (Santos) e Wesley (Santos)
Meias: Paulo Henrique Ganso (Santos), Hernanes (São Paulo), Diego Souza (Atlético MG)
Atacantes: Fred (Fluminense), Neymar (Santos), Robinho (Santos), Dentinho (Corinthians) e Kléber (Palmeiras).

Lucas do Liverpool, Anderson que está no banco de reservas do Manchester United e Carlos Henrique do (Hoffenheim-ALE) que já atuaram com Mano também podem ser lembrados.


Gui Escobar do RJ para os Amigos do Massa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os 10 Momentos da Copa


Ainda no clima de Copa aproveitei para resgatar aqui os 10 momentos que mais marcaram a Copa 2010 em minha opinião. A sequência está em ordem crescente na emoção proporcionada.

10) O gol do sul africano Tshabalala na estreia da África do Sul na Copa seguido do coro de vuvuzelas. O primeiro gol da Copa sobre os mexicanos.

9) O frango do goleiro Green da Inglaterra na estreia dos ingleses contra os americanos.
8) A derrota dos franceses no segundo jogo da equipe na Copa contra os mexicanos. Thierry Henry que ficou no banco de reservas saiu cantarolando diante dos repórteres como se nada tivesse acontecido na entrada dos franceses no banco de reservas.

7) A vitória dos americanos na última rodada nos minutos finais sobre os argelinos. Vitória que deu à Seleção dos Estados Unidos o primeiro lugar no Grupo C.

6) A despedida melancólica dos italianos na última posição do grupo F. A Azurra se despediu da Copa com apenas 2 pontos marcados e nenhuma vitória.

5) O rolo compressor alemão despachou os argentinos da Copa. Jogo que era imprevisível para muitos acabou com vitória da Alemanha sobre a Argentina por 4 a 0.

4) A vitória da Espanha sobre o Paraguai nas 4as. de final. Dois penaltis alternados sendo um para Espanha, outro para o Paraguai e na sequência o gol espanhol que deu a Fúria crédito para avançar as semi-finais. O choro do paraguaio Cardozo que perdeu o pênalti por vários minutos após o jogo em campo marcou a despedida paraguaio.

3) A vitória dos alemães sobre os ingleses nas oitavas de final. O jogo estava 2 a 1 para a Alemanha e erroneamente o juiz anulou o gol que daria o empate a Inglaterra. O jogo acabou em 4 a 2 para a Alemanha.

2) O beijo de comemoração do arqueiro Casillas sobre sua namorada a repórter Sara Carbonero ao vivo após a conquista do título pelos espanhóis.

1) O jogo de quartas de final entre Uruguai e Gana. Pênalti para os ganeses aos 15' do 2o. tempo após uma defesa do atacante quase goleiro Suárez. O atacante ganês Gyan perde o pênalti. Os uruguaios acabam na disputa por pênaltis e Loco Abreu com uma cavadinha dá a vitória na série aos uruguaios.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Seleção da Copa por Gui Escobar



A pouco tempo na fase de oitavas de final fiz a escolha da Seleção da Copa.

Mas como a escolha é feita de momentos vamos à divulgação da Seleção final da Copa.

Vamos ao nomes:

Titulares:
Goleiro: Casillas (Espanha)
Defensores: Maicon (Brasil), Lucio (Brasil), Piquet (Espanha) e Boateng (Alemanha)
Meias: Schweinsteiger (Alemanha), Xavi (Espanha), Forlán (Uruguai) e Sneijder (Holanda)
Atacantes: Müller (Alemanha) e David Villa (Espanha).

Reservas:
Goleiros: Kingston (Gana) e Diego Benaglio (Suíça)
Defensores: Lähm (Alemanha), Puyol (Espanha), Juan (Brasil) e Coentrão (Portugal)
Meias: Khedira (Alemanha), Xavi Alonso (Espanha), Özil (Alemanha) e Iniesta (Espanha)
Atacantes: Messi (Argentina) e Gyan (Gana).

Os times titulares e reserva atuarão no esquema 4-4-2 com a opção de alternância para os esquemas 4-5-1 ou 4-3-3.

O Capítulo Final

Pois bem Amigos do Massa como muito bem adiantado por Simão do Valle vamos descobrir como ficou a final do Mundial.
No segundo tempo tanto Holando como Espanha trocaram muitas faltas e cartões amarelos. Röbben perdeu um gol claríssimo cara a cara com Casillas, muito semelhante ao gol que Ronaldo marcou diante de Gana nas oitavas da Copa de 2006.
Estou sendo injusto afinal na verdade Röbben não perdeu, Casillas é quem protagonizou uma belíssima defesa - uma das mais bonitas da Copa.
O segundo tempo da prorrogação seguiu em zero a zero do lado holandês algumas mudanças como a substituição de Kuyt por Elia. Fabregas foi outro que entrou em campo pelo time espanhol. Para quem conhece o futebol espanhol, a Fúria deteve a posse de bola e envolveu o futebol holandês. Fim de jogo com zero a zero.
Início da prorrogação eis que surge o nome do jogo. Iniesta de fato entrou no jogo. Não podemos nos esquecer da expulsão do zagueiro holandês Heitinga. Esta era a final mais violenta da história das copas: 7 cartões amarelos e 1 vermelho para os holandeses. 5 cartões amarelos para os holandeses.
Voltamos à Iniesta - o baixinho espanhol ainda no primeiro tempo produziu jogadas partiu para cima dos holandeses. E na prorrogação - ele mesmo Iniesta após um bate rebate a Jabulani sobrou para Iniesta que colocou no fundo das rede do arqueiro Stekelenburg. Foi o golpe final aos 11' do 2o. tempo da prorrogação. Já não restava mais tempo aos holandeses. Os holandeses sucumbiam em sua 3a. final de Copas do Mundo.
Fim de jogo: 1 a 0 para a Espanha. O troféu nas mãos do capitão Casillas. Festa em Barcelona! Festa em Madrid!

Os atuais campeões europeus agora se sagram Campeões do Mundo entrando para o hall de vencedores das Copas do Mundo - um feito histórico.
Após a derrota para os suíços alguns pareciam ter desmerecido o futebol espanhol e Vicente del Bosque calou a boca de muitos.
Colocamos ontem o ponto final na Copa 2010.
O jovem alemão Müller foi eleito o chuteira de ouro com 5 gols na Copa.
O uruguaio Forlán, merecidamente, foi eleito o melhor jogado da Copa, nem o mais uruguaio de todos acertaria esta, mas Forlán carregou a Celeste literalmente nas Copas.

Acabos aqui nossa trajetória na África do Sul e em 2014 estaremos de volta.

Gui Escobar, do Soccer City, para os Amigos do Massa.

domingo, 11 de julho de 2010

Começa a Final da Copa na África do Sul

Olá amigo fã do esporte. De acordo com palavras de Gui Escobar no último post, estamos no Soccer City, curtindo essa emocionante final envolvendo a Holanda x Espanha. Hoje vai sair mais uma seleção para integrar o seleto grupo das grandes campeãs, Brasil, Itália, Argentina, Alemanha, Inglaterra, França e Uruguai. O jogo começou com os times buscando os espaços, que na verdade não existiam. Robben, Sneijder estão muito bem marcados. Davi Villa ainda não apareceu. Resumindo, o primeiro tempo sobrou "butinadas" pra todo lado. A Holanda levou quatro cartões amarelos e a Espanha levou dois. Um dos cartões da Holanda, era para ser vermelho. Xavi Allonso levou um pé no peito, que meu amigo, não era de sem pensar, era vermelho na certa, mas o juizão "amarelou". Os times foram para o vestiário sem mexer no placar. Além das faltas e cartões tivemos ainda a presença de Canavarro, capitão da seleção Italiana que trouxe a taça para esta final. Por falar em taça um torcedor, que na verdade não deveria ser chamdao de torcedor, invadiu o campo e foi em direção a taça, mas foi contido pelos seguranças. Esperamos que isso não se repita em 2014 aqui no Brasil. O segundo tempo vem aí, e deixo a cargo de Gui Escobar para contar a você amigo fã do esporte quem será o campeão da Copa do Mundo 2010. Será que o placar vai sair do zero, ou vamos para a prorrogaação, ou ainda esta final vai para a cobrança de penalidades máximas? É com você Gui Escobar.
Simão do Valle, do Soccer City para o Blog Amigos do Massa.

A Final da Copa

Pois bem amigos do massa pouco falamos da reincarnação de Nostradamus: o polvo Paul, ele já fez a sua escolha. O nosso vidente optou pelos espanhóis.

Estarei hoje com Simão do Valle no Soccer City para acompanhar a final entre Espanha x Holanda. Que seleção será a primeira a debutar como campeã do mundo? Colocarei minhas fichas nos holandeses. Futebol e táticas a parte, é a terceira final da laranja na história das Copas. O futebol envolvente de Sneijder, Robber é merecedor do título. Não que os espanhóis não sejam, mas tive que fazer a minha escolha.

E o Polvo Paul? Será que realmente a voz do "polvo" é a voz de Deus?

O polvo que ainda é virgem não produziu seus sucessores e será inclusive preservado até o final de sua existência.

Gui Escobar do Soccer City para os Amigos do Massa.

A Decisão de 3o. e 4o. lugar

Olá amigos do Massa, e rolou ontem o penúltimo jogo de despedida da Copa. Pela decisão de 3o. e 4o. lugar jogaram Alemanha e a Celeste Uruguaia.
Para quem esperava um jogo morno já que as duas equipes vinham de derrota ficando fora da final da Copa acabamos por ver um jogo recheado de gols. Klose iniciou no banco de reservas devido à uma lesão e durante o jogo poderia entrar para bater o recorde de Ronaldo. Müller era outro destaque alemão que voltava ao campo. Forlán era o destaque uruguaio em campo.
Acabamos vendo foi uma virada alemã para cima dos uruguaios. O ataque mais envolvente e eficaz da Copa do Mundo não podia falhar outra vez e apesar do apagão diante dos espanhóis os alemães voltaram à cena. Logo aos 10min, o time europeu mandou a bola no travessão com cabeçada de Friedrich. Oito minutos depois, Müller mostrou oportunismo e finalmente abriu o placar. O gol forçou o Uruguai a sair da defesa. E foi justamente com um erro do melhor passador da Alemanha que a equipe celeste igualou o marcador. Cavani aproveitou falha na saída de bola de Schweinsteiger e empatou o jogo. Depois disso, os dois adversários adotaram uma postura cautelosa e não alteraram o marcador até o intervalo.

A etapa final começou de maneira renovada para os sul-americanos, que viraram a partida logo aos 6min, com um golaço de Forlán. Mas a Alemanha não se abateu e, mesmo sem contar com quatro titulares, demorou apenas cinco minutos para igualar o confronto com gol de Jansen.
A partir daí o duelo ficou ainda mais aberto, com os padrões táticos deixados em segundo plano pelas equipes. Aí que apareceu o oportunismo do volante Khedira, que selou o triunfo do time europeu com um gol de cabeça aos 37min. Alemanha em terceiro lugar. Um prêmio ao jovem e taletoso time alemão. O Uruguai - a surpresa da Copa que conquistou um quarto lugar depois de 40 anos.

Gui Escobar de Porto Elizabeh para os Amigos do Massa.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dando Uma Geral no Brasileirão

Olá amigo fã do esporte. Estamos chegando nos últimos dias da Copa na África. Infelizmente não foi desta vez que a Seleção Canarinho trouxe o hexa. A responsabilidade está nos pés daqueles que nos representarão em 2014, aqui mesmo no Brasil. Sendo assim a partir da próxima semana nossas atenções estarão voltadas novamente para o espetáculo do campeonato Brasileiro. Os times aproveitaram esta paralisação no campeonato em virtude da Copa para se prepararem e fazer contratações. Alguns times adotaram como estratégia repatriar alguns jogadores. Vamos aos nomes. O meia Felipe (foto acima), do Al Saad do Quatar retornou ao Vasco, Tinga do Borússia voltou para os Pampas, para o Inter, Emerson, conhecido como Sheik do Al Ain, dos Emirados Árabes teve sua transferência para o Fluminense. O Flamengo, que teve sua imagem manchada pela turbulência nos bastidores em virtude de toda essa violência e maldade do goleiro Bruno, está repatriando Renato Abreu, que estava no Al Shabab dos Emirados Árabes. Sem contar na volta do experiente técnico Luiz Felipe Scolari que está de volta ao Palmeiras.
Repatriações a parte outras caras aqui mesmo no Brasil trocaram de clubes. As mais badaladas no período foram, o meia Diego Souza que afastado no Palmeiras acertou com o Atlético-MG. E do rival Cruzeiro veio Kleber (foto acima) para o Palmeiras. Domingo vamos saber quem será o campeão da Copa 2010, e na próxima semana recomeça o Brasileirão, e até dezembro muita emoção vai rolar nos gramados Brasileiros. A alegria está de volta no nosso Brasil varonil. E o Blog Amigos do Massa não perde um só lance. Um abraço.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Final Está Fechada!

Olá amigos do Massa estive hoje em Durban para acompanhar o confronto entre Espanha e Alemanha.
E não é que a sensação da Copa irá disputar o 3o. lugar com os uruguaios?!
O jogo foi de muita marcação, briga pela posse de bola com os espanhóis muito ligados em campo não dando espaço ao bom meio campo alemão e principalmente às saídas rápidas para o contra-ataque. Pela primeira vez nesta Copa não conseguimos ver o jogo meio campo alemão ter iniciativas e ameaçar a retaguarda adversária. Apesar dos números terem indicado uma posse de bola de 51% para os espanhóis. Em alguns momentos e principalmente no primeiro tempo parecíamos estar vendo uma Seleção espanhola com um percentual entre 60 e 70% de posse de bola. A Espanha se dedicou muito a trocar passes e arriscar chutes da intermediária. Pedro do Barcelona foi um dos nomes do jogo tentando algumas jogadas individuais.
Ponto positivo o fato de termos muito poucas faltas. A primeira aconteceu somente aos 27' do primeiro tempo. O que tem sido a marca desta seleção espanhola é uma similaridade com a holandesa: a constante troca de passes até o momento certo para a finalização. Outro ponto a destacar são os erros de finalização dos espanhóis. Özil produziu pouco em campo. Müller fez muita falta na frente junto a Klose, parece que aí está um dos pontos fracos dos alemães que vinham encantando a todos - a ausência de um banco de reservas, a ponto de suas opções no ataque se restringirem a Mario Gomez e ao brasileiro Cacau, é pouco diante dos jovens destaques desta seleção.
No segundo tempo o lance capital do jogo, pouco mais de 20 minutos: cruzamento na grande área alemã e o zagueiro Puyol - que não é tão gigante - com 1,79 m subiu mais alto que todo mundo, no alto da sobreloja, e cabeceou para o fundo do gol. Era o gol da classificação, o gol que levou a Espanha a sua primeira final de Copa do Mundo.
Para fins de curiosidade é a terceira vitória consecutiva dos espanhóis por 1 a 0 na Copa.
Festa em Madrid. Festa em Barcelona!
No domingo estarei em Johannesburgo, no Soccer City junto a Simão do Valle para acompanhar a final inédita de Copa do Mundo entre Espanha e Holanda. E que vença o melhor!
Gui Escobar, de Durban, para os Amigos do Massa.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda Vence a Celeste Olímpica e Garante Vaga na Final

Olá amigo fã do esporte. Tivemos nesta tarde na Cidade do Cabo, no Estáio Green Point, um jogão de bola envolvendo a Holanda x Uruguai, lutando por uma vaga na grande final da Copa do Mundo de 2010. De um lado Robben, Van Persie e o carrasco Sneijder. Do outro Maxi Pereira e Forlán, visto que Soárez, expulso contra Gana e Lugano contundido, não jogaram. E deu Holanda que após 32 anos volta a uma final de Copa do Mundo. Vamos ao jogo. A Holanda começou pondo as cartas na mesa. Um time mais técnico tocava a bola e procurava os espaços. Mas não estava fácil furar o paredão celeste. O Uruguai tentava explorar os contra-ataques mas não acertava o último passe. Como não estava fácil chegar na entrada da área a solução para a Holanda era arriscar de fora da área. E foi assim que aos 18 minutos o lateral e capitão Van Bronckhorst experimentou a 36 metros de distância num chute a 109km/h e marcou o primeiro gol do jogo. O gol deveria mexer com os ânimos Uruguaios, mas quem dominava era a Holanda. Até que aos 41 minutos Forlán recebeu com o pé direito, rolou para o esquerdo e chutou no canto, Stekelenburg ainda conseguiu dar um tapa na bola, mas não o suficiente para tirar a trajetória, e a jabulani foi parar no fundo das redes da Holanda. O primeiro tempo encerrou assim. Na etapa final a holanda voltou disposta a liquidar a partida. E aos 25 minutos, ele, sempre ele, Sneijder chutou de direita, a bola desviou em Maxi Pereira e tirou o goleiro da jogada. Festa Holandesa. Não demorou muito e aos 28 minutos, Robben cabeceou bonito no canto direito de Muslera. A Holanda dava um passo enorme rumo a final. O Uruguai partiu pra cima, mas a único feito que conseguiu foi marcar o segundo gol aos 47 minutos com Maxi Pereira. Final na Cidade do Cabo Holanda 3 x 2 Uruguai. A laranja mecânica espera o vencedor de Alemanha x Espanha, que jogam amanhã a tarde. O Uruguai joga sábado na disputa do terceiro lugar.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 4 de julho de 2010

Alemanha x Argentina

No confronto que reviveu a final de 1986, a final de 1990 e as quartas de final de 2006. Vamos lá as duas seleções se reencontraram novamente em 2010.
Incrível como a imprensa e alguns cronistas mudam de opinião com o resultado de um jogo. Isto vi ontem após o término do jogo. Inicialmente muito se comentava sobre a capacidade de liderança de Maradona, do fato da Seleção Argentina ter ganho "corpo" durante a Copa. Messi chegou a ser indicado por alguns como o melhor jogado da Copa até sábado. Muitos anunciavam uma possível final Brasil x Agentina.
Para mim incontestável apenas a capacidade e a habilidade dos meias e atacantes argentinos, me refiro à Messi, Tevez, Higuaín e Di Maria. Nenhuma seleção tinha em suas bancos atacantas à altura de Milito e Aguero. Mas era só isso!
A derrota da Argentina pôs abaixo os que os quatro primeiros jogos da Argentina criaram na Copa. Alguns pontos são inegáveis a admiração dos jogadores por Maradona, o respeito e o bom relacionamento entre o time. Por outro lado, não existe liderança sem bons resultados. Não existe liderança sem tática, sem estratégia de jogo.
Bastou a Alemanha marcar a saída de bola argentina e foi o suficiente para a incapacidade de Maradona mudar o time vir a tona. Parece fácil, mas esta é a capacidade de Joachim Low, que na Copa de 2006 já executou este papel ao lado de Klinsmann.
A incapacidade de Maradona para mim se evidenciou quando preferiu manter Milito no banco ao invés de querer arriscar mesmo quando a faca e o queijo já estavam nas mãos dos alemães.
O modelo de quatro zagueiros compondo a linha da retaguarda argentina veio a baixo a partir do momento que conseguiu ser confrontado pelo rápido contra-ataque alemão.
A Blitz Alemanha começou com o gol marcado logo aos 2' do primeiro tempo, numa boa cabeçada do jovem e bom Müller, que chegou aos 4 gols na Copa, num excelente cruzamento daquele que foi o melhor homem em campo: Schweinsteiger. No segundo lance numa jogada espetacular de Müller pelo lado direito da zaga argentina que fazendo o pivô para Podolski assistir para Klose que chegou ao seu 13o. gol na história se igualando à Just Fontaine. Os gols não pararam por aí, Schweinsteiger aos 28 do 2o. tempo, com a marcação de Higuaín assistiu o zagueiro Friedrich para fazer Alemanha 3 a 0. Aos 43 do 2o. tempo o golpe de misericórdia Özil assistiu Klose para completar e concluir o 4 a 0. Klose está agora apenas a 1 gol de Ronaldo na artilharia da história das Copas.
Ponto positivo para a arbitragem, Ravshan Irmatov do Uzbequistão - um país sem tradição no futebol.
Vimos a tônica de uma Argentina que na Copa chegou com um time muito heterogêneo, classificando-se no último jogo das eliminatórias. Chegou à África do Sul com as esperanças voltadas para os pés e jogadas de Messi, sem um padrão de jogo definido e tendo no banco de reservas muito mais uma figura emblemática do que um técnico de verdade.

A Alemanha, um time jovem, que chegou desacreditada e que aos poucos vem ganhando a confiança e o crédito. Tem um dos melhores meios-campos dos últimos anos que vi jogar: Khedira, Schweinsteiger, Özil e Podolski. Hoje é o grande favorito ao título mundial por muitos. Gostaria muito de ver uma final Brasil e Alemanha, esta era minha previsão no início da Copa, mas que só será possível talvez em 2014.
Festa em Berlim!

sábado, 3 de julho de 2010

Uruguai x Gana para a História das Copas

Daqui a alguns anos se quisermos contar a história da Copa de 2010, não poderemos esquecer de incluir um parágrafo nesta história - o parágrafo que narrará o jogo de quartas de final entre Gana e Uruguai. Certamente foi um dos jogos onde as vuvuzelas ecoaram com sobras. Um jogo com muita emoção, a prova de que no futebol é um esporte em que nem sempre aquele que joga melhor vence e que realmente o jogo só acaba com o apito do árbitro.
Uruguai e Gana chegaram como azarões deste lado da chave. Principlamente pela eliminação precoce da França, que também faria parte da história da Copa de 2010 como um capítulo a parte.
Poderia ser a primeira vez que teríamos uma seleção africana em uma semi-final de Copa, o ganês Gyan, um dos protagonistas deste jogo, poderia se igualar ao camaronês Millá se marcasse seu quarto gol em uma Copa do Mundo, como um dos maiores artilheiros da Copa.
O Uruguai com o estigma de quinto e último classificado na América do Sul obtendo a uma das últimas vagas para a Copa do Mundo, porém querendo retomar à uma semifinal de Copa depois de 40 anos.
O jogo ficou no tempo normal em 1 a 1. Gana abriu o placar com Sulley Muntari e Diego Forlán empatou no segundo tempo em cobrança de falta. (fotos abaixo: acima o gol de Forlán e abaixo o de Muntari).
Imprevisível o fim de jogo que assistimos, nem um roteiro tão dramático e criativo teria proposto o que vimos ontem, no cenário circundado pelo Soccer City. 22 artistas. 2 protagonistas: Gyan e Suárez.
As 15' do segundo tempo da prorrogação o lance capital do jogo. Após bate e rebate dentro da área e boas defesas do goleiro Muslera, Suárez usa a mão para tirar a bola em cima da linha. Árbitro marca pênalti e expulsa o atacante do Uruguai.
Parecia o fim dos uruguaios na Copa. Suárez desolado aguardava a cobrança de Gyan.
Gyan partiu para cobrança e incrivelmente a pelota bateu na trave. Fim de jogo e disputa nos pênaltis. Gyan estava inconsolado em campo, o principal jogador ganês havia disperdiçado a oportunidade da Gana avançar às semifinais.
Na disputa de pênaltis os uruguaios venceram por 4 a 2. Gyan, um dos protagonistas da nossa história, desta vez converteu sua cobrança. Para concluir a cobrança de pênaltis pelos uruguaios Loco Abreu fechou a sequência de cobrança de pênaltis e com uma "cavadinha" deslocou o arqueiro Kingston. Que jogo! Decratada a vitória uruguaia.
Depois de 40 anos e desacreditada a seleção uruguaia avança as semi-finais para enfrentar os holandeses.

22o. Dia de Copa: A Derrota Brasileira

Brasil e Holanda: este confronto já faz parte da história das Copas. Era a quarta vez que se enfrentavam na história das Copas com um retrospecto favorável até ontem com 2 vitórias para os brasileiros e 1 para os holandeses. Não sou favorável às estatísticas pois sempre teremos um primeiro evento: a primeira vez que algo irá acontecer. Poucas vezes nesta Copa tivemos um início de jogo tão bom quanto o da Seleção Brasileira ontem. Logo no início de jogo, uma Seleção Holandesa pragmática, prevesível e com muitas poucas iniciativas. Também no início de jogo, o "no sense" Felipe Melo protagonizou uma lançamento pelo chão que muito lembrou os passes de Gerson na Copa de 70, como comentou o colega PC Vasconcelos do Sportv, o passe foi o suficiente para Robinho que ganhou a corrida no meio da zaga holandesa colocar Jabulani no fundo do gol. Começava ali uma possível vitória brasileira.
Início de segundo tempo, e a feijoada brasileira em Porto Elizabeth parecia azedar gradativamente e em definitivo. Vou explicar porquê. Cruzamento na grande área brasileira, falha daquele que não costuma falhar: Júlio Cesar - saiu catando borboletas e para ajudar Felipe Melo cabeceou raspou a cebeça na Jabulani para as redes brasileiras. A Seleção Brasileira parecia ter sentido o golpe. Adiante, o nosso Gerson às avessas Felipe Melo, protagonista mais um lance, após falta pisou no holandês e recebeu o cartão vermelho. Conseguiu aquilo que vinha buscando a Copa inteira. Estava escrito nas entrelinhas da Copa. A Holanda desempatou o jogo, numa jogada ensaiada. Na cobrança de escanteio: Dirk Kuyt deu um tostãozinho no primeiro pau e Sneijder completou cabeceando para o fundo das redes brasileiras. Ironia do destino, Sneijder tem 1,70m de altura, e este foi o seu primeiro gol de cabeça. Onde estão as estatísticas?
Daí para frente pouca tática e o sintoma da ausência do banco de reservas brasileiro. Dunga tirou Luís Fabiano e colocou Nilmar. Nenhum lance significativo de gol. Fim de jogo: 2 a 1 para os holandeses. A Holanda avançou às semi-finais e colocou em definitivo um ponto final do contato direto entre Dunga e a Seleção Brasileira. Clichês a parte apesar do excelente aproveitamento desta seleção, na quantidade de vitórias, muito se falou na coerência de Dunga. Mas esta é apenas a sua "coerência". Precisamos da coerência entre um time e o bom futebol. Não vimos isto nesta Copa. Ficamos novamente com a sensação de ficamos devendo e merecidamente eliminados. Dificilmente teremos nas próximas Copas do Mundo uma chave tão fácil, em teoria, para chegarmos a uma final de Copa do Mundo.

Gui Escobar, de Johanesburgo, para os Amigos do Massa.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Seleção da Copa por Gui Escobar



Olá meus amigos já estou aqui em Porto Elizabeth, para acompanhar o grande confronto que abrirá as quartas de final amanhã as 11 da manhã. Porto Elizabeth, é uma cidade de litoral, que muito se assemelha à Florianópolis. Um pouco de criatividade e temos ocupação e entretenimento para todos ... mas isto é o que de menos interessse... Puxei minha prancheta da gaveta, limpei a poeira e selecionei a Seleção da Copa, na minha visão, até o momento. Vamos ao nomes:
Goleiro: Kingston (Gana)
Defensores: Maicon (Brasil), Lucio (Brasil), Juan (Brasil) e Lähm (Alemanha)
Meias: Schweinsteiger (Alemanha), Xavi (Espanha), Özil (Alemanha) e Sneijder (Holanda)
Atacantes: Messi (Argentina) e David Villa (Espanha)

Jogaríamos numa espécie de 4 - 5 - 1 e que alguns momentos viraria um 4-4-2 com um losango no meio.
No gol uma surpresa até então o ganês Kingston. Fiquei com um pouco de peso na consciência em não escolher Julio César, mas o ganês tem tido uma participação na Copa daquelas.
Uma linha de quatro defensores com a base dos dois times que fizeram a final da Champions League e recheada de brasileiros.
Messi faria a articulação com David Villa no ataque, jogando pelo centro. Özil e Snejder jogando pelas meias direita e esquerda. David Villa seria o atacante de área.
Gui Escobar, de Porto Elizabeth, na expectativa do confronto Brasil x Holanda, para os Amigos do Massa.

19o. Dia de Copa: A Fúria e a Seleção Paraguai Avançam

Pois bem, vamos numa "rapidinha" para o que de bom rolou no 19o. dia de Copa do Mundo. Acabaram-se as oitavas de final!
No jogo Japão e Paraguai, recuso-me a comentar. Um jogo horrível. Erros de passes, poucas jogadas de perigo, muita retração, pouca criatividade e muito sono para quem assistiu. Quem placar você imagina? O óbvio 0 a 0 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis deu a seleção Paraguaia que com mais experiência e maior eficiência fez 5 a 3. E agora avançou ao estágio mais longe até o momento na sua história das Copas. Disputará pela primeira vez uma fase de quartas de final. Dizem que é a melhor Seleção Paraguai de todos os tempos. Apesar disso, ainda gosto muito da defesa do Seleção de 98 que encantou e marcou época. Uma defesa, um tanto quanto "encardida".



No jogo da noite na Cidade do Cabo os portugues realmente ficaram com o "cabo na mão"... sem muitos detalhes... deu Espanha, 1 a 0. Gol de David Villa (foto abaixo), que marcou seu quarto gol na Copa se tornando um dos artilheiros da Copa. Foi o primeiro gol sofrido pelos portugueses, o suficiente para dispachá-los da Copa.
Cristiano Ronaldo, pouco fez e muito apareceu nas câmeras ... podemos dizer e considerá-lo o metro sexual da Copa.
Na quartas de final teremos: Paraguai x Espanha, sábado em Johannesburgo.