terça-feira, 29 de junho de 2010

18. Dia de Copa: Brasil e Holanda avançam de fase

Mais um dia de oitavas...

No primeiro confronto: Holanda e Eslováquia. Röbben (foto abaixo) começou jogando pela primeira vez nesta copa e com Sneijder produziu boas tramas durante o jogo. No primeiro tempo, em sua jogada tradicional, Röbben cortou o defensor e chutou de canhota para o fundo do gol. No segundo tempo numa falha do goleiro eslovaco Snejder ampliou. No último minuto de jogo: Vittek descontou de pênalti chegando ao seu quarto gol na Copa. Fim de jogo e 2 a 1 para os holandeses.

No confronto da noite Brasil e Chile reviveriam o confronto das oitavas de final de 1998. El Loco Bielsa não mudou seu estilo e veio para cima dos brasileiros. No que veio para cima, tomou gols. Vitória fácil dos brasileiros. Como foi o jogo em Johannesburgo? Dunga promoveu algumas substituições em seu time titular Ramirez substituiu Felipe Melo e com propriedade no meio de campo. Daniel Alves substituiu Elano ainda lesionado. Kaká foi outro que voltou.

Juan abriu o placar em uma jogada que tem dado muito certo neste time, jogada aérea. Luís Fabiano ampliou o placar e Robinho desencantou na Copa deixando novamente sua marca sobre os chilenos. Foi um 3 a 0 que despachou os chilenos para casa. Lúcio voltou a ter uma excelente atuação. Ramirez e Kaká tomaram cartão amarelo. Ramirez estará fora para o jogo das oitavas. Calma Kaká! Entraram no decorrer do segundo tempo, Gilberto, Nilmar e Kléberson - este remanescente do time pentacampeão em 2002. Um belo jogo com um futebol leve e envolvente da Seleção Brasileira.


Nas quartas de final teremos novamente um confronto: Brasil x Holanda.

Gui Escobar, de Joahnnesburgo, para os Amigos do Massa.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

17o. Dia: Domingo de Oitavas de Final

Começamos o domingo com um jogaço: Alemanha x Inglaterra. E que jogo meu amigo! Pode gravar este jogo ficará para a História das Copas. Foi emoção do início ao fim. Início de jogo: Capello manteve a escalação após a última vitória ingles. Na Alemanha um meio de campo que tem causado arrepios com a movimentação e velocidade que dão ao jogo principalmente pelos novatos Özil e Müller. Schweinsteiger e Podolski completam o quarteto. Além da participação do artilheiro Klose e do bom de bola Lahm. Em 1966 Inglaterra e Alemanha fizeram a final da Copa. Após um lance polêmico em que a bola bateu na risca do gol e não entrou foi atribuído gol para os ingleses. Este gol marcou o título do English Team. Pois bem, Aos 32' a Alemanha já fazia 2 a 0. No primeiro gol Klose ganhou de Upson no corpo a corpo a corrida após um tiro de meta cobrado pelo arqueiro Neuer e fez 1 a 0. Aos 32' Müller recebou a pelota de Klose na direita, invadiu a área e tocou para Podolski que ampliou o placar. Foram 3' o suficiente para os ingleses acordarem. Aos 37' Upson subiu mais que todo mundo na sobreloja e de cabeça descontou. Na sequencia aos 38' o juiz Jorge Larrionda virou o protagonista do jogo. Lampard deu um belo chute de longe, a bola bateu no travessão entrou e saiu do gol. O árbitro "não vi" e mandou seguir. ERRO LAMENTÁVEL. Revivemos 1966. Este lance colocou a tona a discussão sobre o uso da tecnologia no futebol. Daí para frente os ingleses ficaram atônitos e atordoados. No segundo tempo a Alemanha se aproveitou do fato da Inglaterra partir para cima e começou a dar uma aula de contra-ataques. Aos 22' Lampard bateu falta na barreira e Schweinsteiger deixou Müller livre que colocou no fundo do gol. Aos 25' Özil ganhou na corrida no meio-campo e colocou ele, Müller, novamente que bateu para o gol vazio. Era o fim do ingleses. A maior goleada inglesa sofrida numa Copa do Mundo. Fim de jogo: Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Um jogaço! Um fim melancólico do English Team que teve de voltar para casa. Rooney muito correu e sequer marcou um gol na Copa.

No confronto da noite em Johannesburgo Los Hermanos contra os Mexicanos. Maradona manteve sua escalação principal e o técnico Aguirre manteve sua rápida dupla de atacantes. O jogo começou equilibrado logo no início uma bola na trave dos mexicanos. Numa jogada de ataque, mais uma lance capital, falha da arbitragem e Tevez colocou para o fundo do gol impedido. Foi o desastre para os mexicanos. Na sequência falha do zagueiro e Higuaín, marcou assumindo a artilharia do certame. Fim do primeiro tempo. Muitas tentativas e o golpe de misericórdia Carlito Tévez da intermediária chutou no ângulo, era o terceiro dos argentinos. Os mexicanos apenas descontaram. Tevez foi eleito o melhor em campo. Fim de jogo Argentina 3 x 1 México (jogaram como nunca perderam como sempre - mais um vez sucumbiram nas oitavas de final).

Teremos nas 4a. de final um reencontro entre argentinos e alemães de 2006. Este jogo promete. Não há como definir favoritos.

Gui Escobar, de Johanesburgo, para os Amigos do Massa.

Wimbledon 2010

Olá Amigo do Massa, muito boa noite, e direto de Londres vamos dar um giro por o Grand Slam de Wimbledon.
Começamos pelo Gentlemen's Singles com o número 1 do mundo Roger Federer, passou pela primeira rodada com dificuldade pelo colombiano Alejandro Falla por 3 a 2, depois Ilija Bozoljac, Arnaud Clement, Jurger Melzer e agora pega o tcheco Tomas Berdych número 12 do Mundo. Caso passe poderá pegar Novak Djokovic na semis, o sérvio também passou com dificuldades na primeira rodada, vencendo o belga Olivier Rochus por 3 a 2. Na sequência enfrentou Taylor Dent, Albert Montanes, e o mais “difícil” Lleyton Hewitt venceu por 3 a 1. Agora Djokovic pega a surpresa Yen-Hsun Lu que venceu por 3 a 2 Andy Roddick atual vice do torneio, em uma partida emocionante, esse só bate na trave. Do outro lado da chave temos o número 2 do mundo, passou pelo Kei Nishikori, Robin Haase, Philipp Petzschner, Paul-Henri Mathieu, e agora pega o arqui-rival Robin Soderling que mexe com o emocional de Nadal e pode chegar. Na outra chave um confronto que promete, o príncipe britânico Andy Murray pega o queridinho francês Jô-Wilfried Tsonga.
Entre as Ladie’s Singles tenho uma novidade, as irmãs Williams podem se encontrar mais uma vez na final de Wimbledon. As favoritíssimas irmãs chegam forte, Serena pega a chinesa Na Li, Venus pega a surpresa Tsvetana Pironkova (foto). Kim Clijsters campeã do último US Open chega as quartas vencendo sua compatriota Justine Henin. A adversária de Kim será a russa Vera Zvonareva, que eliminou Jelena Jankovic. Na outra chave temos Kaia Kanepi versus Petra Kvitova, grandes surpresas. As belíssimas Maria Sharapova e Caroline Wozniacki já estão a caminho de casa, uma pena. Ficamos no aguardo das quartas de finais, e fique agora com a bela imagem da Dinamarquesa que deixará saudade nos gramados de Wimbledon em 2010. ABRAÇO!

domingo, 27 de junho de 2010

16o. Dia: Começa o Mata-Mata das Oitavas de Final

Mais dois jogos pelas oitavas de final da Copa:

Confronto 1: Uruguai x Coréia do Sul

Enquanto os holofotes do Uruguai estavam voltados para estrela do time, Diego Forlán, quem brilhou foi Suárez, veja porque.
O Uruguai abriu o placar da partida com menos de 10min e pode se retrancar na maior parte do tempo. Goi de Suárez. Pressão coreana: Atrás no placar durante quase todo o jogo, conseguiu fazer um gol a base de muita pressão. Apostando na velocidade de seu time, a Coreia começou o jogo partindo para cima e até assustando a defesa uruguaia. A dupla coreana de ‘Parks’, Chu-young e Ji-sung, eram os jogadores que mais levavam perigo aos uruguaios. Mas pressionando os sul-americanos com praticamente o time inteiro, a seleção asiática se abria para os contra-ataques do Uruguai. A Coreia do Sul começou o segundo tempo determinada a empatar a partida rapidamente. Atrás no placar, foi para cima desde os primeiros segundos. O Uruguai manteve-se na retranca, mas voltou pior para o segundo tempo. Quando conseguia roubar a bola, não tinha velocidade na saída errando muitos passes no meio-campo, perdendo a arma do contra-ataque. A pressão da Coreia do Sul surtiu efeito aos 22min do segundo tempo. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Chung-young marcar de cabeça. O primeiro gol sofrido na Copa. Falha de Lugano e principalmente do arqueiro uruguaio. O gol trouxe novamente os uruguais para o jogo. Aos 36' do segundo tempo, Luis Suárez limpou o marcador e chutou colocado, no canto de Sung-ryong, para marcar seu segundo gol na partida e confirmar a classificação uruguaia às quartas. Fim de jogo 2 a 1 para os uruguaios. Festa em Montevidéu! Depois de 40 anos os uruguaios passam das oitavas.
Controto 2: Estados Unidos x Gana

Neste confroto: um confronto de imprevisibilidade, era a ousadia do futebol africano contra a disciplina tática dos americanos. E não é que deu samba?! Samba sim.
Logo no início de jogo aos 5 Gana abriu o placar com uma recuperação de bola no meio-campo. No contra-ataque Prínce Boateng colocou no fundo do gol chutando de canhota. Boateng, é aquele indivíduo que tirou o alemão Ballack da Copa. O jogo era lá e cá com boas defesas dos arqueiros Howard dos EUA e de Kingston de Gana. O time ganês mostrou muita raça em campo. Início de segundo tempo: aos 17' ele Donovan, que frieza, de pênalti colocou no lado esquerdo do goleiro ganês e fez 1 a 1 no jogo. Terceiro gol dele na Copa e agora Donovan é o artilheiro dos americanos na história das Copas com 5 gols. O jogo acalmou até o fim do segundo tempo ambas as equipes se prepararam para a prorrogação. Ainda aos 36' do segundo tempo: após chutão da defesa, Altidore ganha de John Mensah no corpo e invade a área. O norte-americano cai e, do chão, bate de esquerda. A bola passa rente à trave de Kingson. Um pecado de bola.Início de prorrogação as equipes cansadas em campo e no primeiro tempo o último golpe sobre os americanos após chutão da intermediária Gyan surge no meio da zaga, ganha de Bocanegra no corpo e bate seco na saída de Howard para o fundo do gol. Um golaço. Daí para frente era ataque contra defesa. Fim de jogo: vitória de Gana sobre Estados Unidos com o placar de 2 a 1. Gana terá pela frente o Uruguai. Não tenho favorito para este jogo. É a primeira vez numa Copa do Mundo que os africanos avançam às quartas de final.
A derrota americana não evita a confirmação da boa evolução do futebol americano nos últimos anos. Nas tribunas: Bill Clinton, Mick Jagger, Kobe Bryant (foto acima) tiveram a honra de prestigiar a vitória de Gana. É festa na África do Sul!
Pelas quartas de final teremos: Uruguai x Gana - e que vença o melhor! E que tenhamos um bom jogo!
Gui Escobar, de Bloemfontein para os Amigos do Massa.

sábado, 26 de junho de 2010

15o. Dia de Copa e o Fim da Fase de Grupos

Olá amigos do massa vamos ao fechamento dos grupo G e H.
No grupo G os canarinhos de Dunga, já classificados tinham pela frente os comandados de Carlos Queiróz. Pois bem, tivemos um primeiro tempo razoável Queiróz promoveu quatro mudanças no time titular e isolou Cristiano Ronaldo na frente e armou uma defesa forte com o brasileiro Pepe segurando as pontas e posicionado a frente da última linha de quatro. Dunga, promoveu a substituição de Kaká escalando Julio Baptista, no lugar de Robinho escalou Nilmar e na posição de Elano colocou Daniel Alves.
O primeiro tempo foi muito brigado com vários cartões amarelos de ambos os lados. Felipe Melo e Pepe pareciam promover um duelo particular em campo, com pixotadas, tropeções enfim acabaram com um cartão amarelo cada em seu duelo particular. Dunga ainda no fim do primeiro tempo promoveu também a substituição de Felipe Melo por Elano. A alegação foi de uma lesão de Felipe. Na minha modesta opnião Felipe é um irresponsável quando atua deste jeito. Confunde virilidade com falta de habilidade. Foram poucos lances de perigo no primeiro tempo. No segundo tempo, pior ainda, como a Costa do Marfim vinha vencendo a Coréia do Norte por apenas 2 a 0, o empate ajudava o Brasil a avançar como primeiro da chave e a Portugal garantir a segunda posição. A Costa do Marfim venceu a Coréia por 3 a 0, e Brasil e Portugal seguraram um medonho empate por 0 a 0.

No fechamento do grupo H: total imprevisibilidade. Chile e Espanha se enfretaram e Suíça e Honduras. A Suíça com o seu dilema particular de fazer 2 gols numa partida e não tomar gols. A maior retranca do mundo deu adeus à Copa, fim de jogo Honduras 0 x 0 Suíça. No principal jogo da chave Espanha e Chile se enfretaram e não é que El Loco Bielsa colocou os chilenos para cima dos espanhóis armando sua seleção no esquema 3-4-3. Aos 24, Valdívia tentou drible e perdeu a bola na direita do ataque. O lançamento de Alonso foi rápido e pegou a defesa desarmada. Bravo teve que sair do gol, ganhou a dividida de Torres no carrinho e a bola sobrou para Villa encobrir com muita categoria.
Os defeitos de posicionamento defensivo obrigaram os chilenos a cometer faltas. O juiz os puniu com amarelos. O segundo gol espanhol, marcado por Iniesta aos 36, também surgiu de uma falha chilena, desta vez na saída de bola. Na jogada, o árbitro expulsou Estrada. Torres tropeçou nos pés do volante. Marco Rodriguez errou na expulsão de Estrada. Daí para frente foi um jogo de cumpadres. Para a etapa final, entraram Millar e o horrível Paredes nos lugares de Valdivia e Mark González. Aos 2 minutos Millar diminuiu a vantagem. O confronto “acabou” ali. As duas seleções, interessadas no resultado ficando assim até o fim. Os espanhóis fizeram valer a fama da Fúria e despacharam os chilenos. Foram 34 faltas durante o jogo.

Nossa colega - a repórter Sara Carbonero, namorada do arqueiro Casillas que esteve ontem em Pretoria deixou sua palhinha aqui no blog.

Nos confrontos das oitavas de final teremos:

Espanha x Portugal

Brasil x Chile

Gui Escobar, de Bloemfontein, para os Amigos do Massa.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

13o. Dia de Copa do Mundo: Mais Quatro Seleções Avançam ...

Vamos ao 13o. dia de Copa do Mundo caros leitores para o fechamento dos grupos C e D. No grupo C tentavam sobrevida a Inglaterra que tinha pela frente a Eslovênia e os Estados Unidos que enfrentaria a Argélia. No confronto do English Team contra os eslovenos Capello mudou o time colocando como companheiro de Rooney o baixinho Defoe e não é que a mudança deu certo. No início do jogo com uma jogada aguda pelo flanco direito Defoe fez Inglaterra 1 a 0 ao completar cruzamento. Daí para frente foi muita correria com lances de perigo de ambos os lados. No meio do segundo tempo, Capello resolveu armar sua retranca tirou Rooney colocou o experiente Joe Cole e Cole juntamente com Lampard e Gerrard (aquele que segundo Esser Lancelot será o melhor jogador da Copa) tinham a missão de prender a bola no campo adversário. Como EUA e Argélia vinham empatando em 0 a 0. A vitória dos ingleses carimbava o passaporte para a próxima fase dos eslovenos; mas como o jogo só acaba quando o juiz apita aos 45 do segundo tempo no jogo de Pretória Donavan fez 1 a 0 para os americanos, classificando-se em primeiro na chave e despachando os eslovenos. A Inglaterra ficou com a segunda posição. O juizão quase complicou a vida dos americanos anulando irregularmente mais um gol legal.
No grupo D dois confrontos fechariam a terceira rodada Alemanha e Gana e Sérvia e Austrália. Pelo lado alemão com a expulsão de Klöse, Cacau começou jogando. Apesar de não ter sido um grande jogo me surpreende ainda o jovem e meio-campo alemão e a firmeza de Lahm na retarguada. Pois bem, a Alemanha tentou tentou e no segundo tempo Öezil que vinha tento uma participação discreta no jogo fez 1 a 0 dando números finais. Neste jogo divemos o confronto dos irmãos Boateng, um deles jogando por Gana e outro pela Alemanha. E os sérvios? Não é que conseguiram perderar para a Austrália por 2 a 1. Como um time que ganha dos alemães perde para Austrália quer jogar uma oitavas de final tem que voltar para casa. E que papelão das seleções européias nesta copa! É a prova que os campeonatos europeus são de alto nível dada a presença deliberada de estrangeiros. Gana passou de fase, foi a única seleção africana a avançar para o segundo turno. Os confrontos das oitavas serão: EUA x Gana; Alemanha x Inglaterra (que jogo hein amigo?).
As torcedoras alemãs comemoraram em Berlim, nosso editor chefe Esser Lancelot acompanhou a festa na cidade. E que festa hein!

Gui Escobar, de Durban, para os Amigos do Massa.

Holanda 100%, e a Azurra Volta pra Casa Mais Cedo

Olá amigo fã do esporte. Tivemos hoje mais um capítulo desta Copa que está dando o que falar. Depois da França, atual vice-campeã mundial se despedir da Copa sem obter uma vitória sequer, hoje foi a vez da Tetracampeã Itália voltar mais cedo pra casa. Precisando da vitória para passar para as oitavas a Esquadra Azurra enfrentou a estreante em Copas, a Eslováquia. E o pesadelo Italiano deu início aos 25 minutos do primeiro tempo, quando De Rossi saiu jogando errado e a bola parou no pé de Kucka que rapidamente acionou Vittek, este não perdeu tempo e chutou cruzado no canto direito do goleiro Marchetti, estava aberto o placar no Ellis Park. A Itália passou todo o resto do primeiro tempo sem oferecer perigo a meta do goleiro Mucha. No segundo tempo precisando do resultado Lippi colocou o time no ataque, deixando espaços para os contra-ataques dos Eslovacos. E aos 28 minutos Chiellini afasta, a bola sobra para Hamsik que chutou rasteiro, Vittek se antecipa e conclui para marcar o segundo gol da Eslováquia. Desespero total na Azurra, que foi amenizado aos 36 minutos quando após rebote do goleiro Mucha, Di Natale só tem o trabalho de empurrar para as redes. As esperanças Italianas estavam de volta, mas aos 44 minutos um balde de água fria. Após cobrança de lateral, Kopunek se antecipa e com um belo toque encobre o goleiro. Já no apagar das luzes, aos 47 minutos, Quagliarella faz mais um para os Italianos. Mas já não havia tempo para mais nada. A Itália está fora da Copa 2010. A pior campanha de todos os tempos dos Italianos. Três jogos, dois empates e uma derrota. Estava decretada a tragédia Italiana. No outro jogo do grupo, o Paraguai só precisava do empate para se classificar. Ficou no 0 x 0 com a Nova Zelândia e garantiu o primeiro do lugar do grupo F.
Pelo grupo E, o jogo mais esperado era Japão x Dinamarca, visto que a Holanda jogava no mesmo horário, com a já eliminada Seleção de Camarões. E por falar em Holanda, a Laranja Mecânica manteve a escrita e o 100%. Fez 2 x 1 e terminou a fase de grupos invícta. A outra boa notícia dos Holandeses foi a estreia de Robben, que mostrou que está bem fisicamente para continuar jogando os jogos que a Holanda tem pela frente. E o Japão? O time do sol nascente passou para as oitavas com uma bela vitória sobre os vikings Dinamarqueses. Com dois gols de falta, um do loirinho Honda e outro de Endo, o Japão abriu 2 x 0 e estava encaminhando a classificação. Tomasson deu um susto nos garotos dos olhinhos puxados. Foi o suficiente para os olhinhos abrirem e aos 42 do segundo tempo Okazaki fechou o placar e "Banzai" na Dinamarca. Nas oitavas a Holanda pega a Eslováquia, enquanto o Japão enfrenta o Paraguai.
Simão do Valle, de Durban para os Amigos do Massa.

terça-feira, 22 de junho de 2010

12o Dia: Fechamento da Fase de Grupos

Iniciamos hoje a 3a. rodada meus amigos do Massa. No fechamento do grupo A os franceses que terão história e roupa suja para lavar após a Copa, ou seja, a partir de hoje tinham pela frente os Bafana Bafana e não é que os franceses nos derão de presente outro papelão. Perderam de 2 a 1, fizeram apenas 1 ponto e 1 gol na Copa do Mundo. Raymond Domenech foi o personagem negativo da rodada. Ao término do jogo o técnico Carlos Alberto Parreira foi comprimentá-lo e Domenech se negou a apertar sua mão. Pura excentricidade e egocentrismo.
Na entrevista coletiva Domenech se recusou a responder este questionamento. No outro jogo deste grupo um belo jogo entre uruguaios e mexicanos. Para quem esperava que fosse um jogo de cumpadres não foi isto o que vimos. O time mexicano teve o domínio da posse de bola, mas quem ganhou foram os uruguaios com gol de Suarez: o matador do jogo por 1 a 0. Neste grupo avançaram às oitavas o Uruguai na primeira colocação. Já os mexicanos ficaram em segundo. A Celeste volta a disputar uma fase de oitavas de final depois de 20 anos.
No grupo B, A Argentina tinha pela frente os gregos. Resumo da ópera os argentinos jogaram quando precisaram com gols de Di Michellis e Palermo, Los Hermanos que pouparam os titulares à exceção de Messi, e outras tres peças no segundo tempo fizeram 2 a 0 sobre os gregos. Com 100% de aproveitamento passaram de fase na primeira colocação e terão pela frente os mexicanos revivendo o jogo de oitavas da Copa de 2006. Será "osso duro" para os argentinos roerem. Ainda pelo grupo B, o segundo confronto do dia foi entre Coréia do Sul e Nigéria. O jogo foi daqueles - lá e cá. Muita correria e muitos erros de ambas as equipes. A Nigéria desperdiçou gols como ninguém e viu a Coréia de classificar. Placar final e 2 a 2. Marcaram pelos nigerianos: Kala Uche e Yakubu Aiyegbeni e pelos coreanos: Chu-young e Jung-soo. Com o empate os coreanos supreram os gregos e pela primeira vez avançam para as oitavas de final longe de casa. O segundo confronto fechado das oitavas é entre Uruguai e Coréia do Sul.
Gui Escobar do estádio Moses Mabhida para os Amigos do Massa.

11o. Capítulo de Copa do Mundo

Olá amigos do Massa, vamos ao fechamento da 2a. rodada na África do Sul. No primeiro jogo do dia a Seleção de Portugal de Carlos Queiroz contra os coreanos. Pois bem, esperávamos um jogo de poucos gols dadas as circunstâncias e os resultados da primeira rodada. Em Portugal duas substituições em relação ao time do primeiro jogo saíram Liedson e Deco. Os coreanos resolveram mudar a tática do primeiro jogo e se abriram e partir para cima dos portugueses. Deu no que deu. Praticamente kamikazes. Em função do regime político fechado, era o primeiro jogo televisionado ao vivo na Coréia do Norte para o povo. E foi um vexame. Com boas tramas e bem posicionados em campo os portugues se aproveitaram da ingenuidade do futebol coreano. Prato feito para a maior goleada da Copa até o momento e não foram poucos, sete gols. Placar final de 7 a 0 para Portugal que fez saldo de gols de sobra e praticamente garantiu a segunda vaga do grupo, mesmo pertendo para o Brasil. Marcaram pelos portugueses: Simão Sabrosa, Liedson, Tiago (2x), Raúl Meireles, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida.No segundo jogo do dia: Chile e Suíça. A Suíça apesar das limitações técnicas não podemos negar é a maior retranca do mundo. Um jogo em que o Chile partia para cima dos suíços em busca do gol e os suíços se defendendo de qualquer jeito. Ótima atuação do goleiro suíço Benaglio, um bom nome para os times europeus. De tanto bater não é que o Chile fez um gol no segundo tempo. Os suíços não tomavam um gol a 6 jogos considerando os jogos da Copa de 2006. O gol foi marcado por Mark González aos 29 do segundo tempo. Foram 20 finalizações chilenas contra apenas 6 suíças. Um total de 407 passes dos chilenos contra 189 dos suíços o que mostra quem tem deve maior domínio da posse de bola.
Para fechar a segunda rodada da fase de grupos: Espanha contra Honduras. Mudanças foram efetuadas no time espanhol com a saída de Fábregas. Fernando Torres começou jogando. De bom mesmo só a atuação de David Villa, o atacante espanhol marcou dois gols e perdeu um pênalti. Os Espanhóis assumiram a segunda posição do grupo. Ainda não temos classificados nesta chave. Fim de jogo: Espanha 2 x 0 Honduras. Destaque do time hondurenho? Nenhum. O futebol honrenho não ganha uma partida oficial desde janeiro. Apenas uma curiosidade nos 23 selecionados da seleção temos três irmãos. Jerry Pacios e Wilson Palacios jogaram ontem, o terceiro irmão da família Palacios ficou no banco de reservas. Os hondurenhos estão eliminados da copa assim como os coreanos. A Seleção da Espanha para mim ainda está devendo dado ao excesso de preciosismo nas finalizações.
Gui Escobar, da Copa 2010 na África para os Amigos do Massa.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Wimbledon 2010

Olá Amigos do Massa, muito boa noite, eu agora que vou das quadras aos gramados. Não estou na África, mas bem estabelecido no Reino Unido, Londres especificamente, para acompanhar o mais charmoso dos Grands Slams, Wimbledon, que já começou! O último vencedor foi Roger Federer em cima do Andy Roddick, lembrando que Rafael Nadal não competiu devido a uma lesão. Digamos que esse ano o torneio tem todos os ingredientes pra ser um grande espetáculo ao público, sem contar a estrutura, conforme imagem da quadra que tem teto móvel para proteger o jogo das chuvas e garantir a atração. Os favoritos entre os homens estão Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Roddick, Andy Murray e Robin Soderling. Entre as mulheres, as irmãs Williams, Jelena Jankovic, Kim Clijsters, Francesca Schiavone, Justine Henin, Dinara Safina e Caroline Wozniacki. Logo na primeira rodada dificuldade para Federer e Djokovic, ambos vencerem seus adversários por 3 sets a 2. O Brasil já tem confronto na primeira rodada com Ricardo Mello e Thomaz Bellucci. É apenas o começo, ainda teremos estréias nesta Terça, e acompanharemos tudo aqui. Fique com a imagem da impetuosa e belíssima Maria Kirilenko, colírio para os Amigos do Massa. ABRAÇO!

O Décimo Capítulo da Copa 2010

Olá amigos do massa, vamos a mais um dia de Copa do Mundo, e dia de jogo da Seleção Brasileira. No primeiro jogo do dia a garra paraguaia contra a Eslováquia. Um jogo pegado em que a Eslováquia deixou de mostrar o bom futebol das eliminatórias em que eliminou República Tcheca, Polônia e Irlanda do Norte e no qual se sobressaiu o futebol sulamericano. Estou impressionado negativamente com o baixo nível técnico das seleções européias. Pois bem, o Paraguai jogou melhor fez 2 a 0 e assumiu a liderança do grupo F. No jogo da tarde aqui na África do Sul, Itália contra a seleção de Jaca Paladium: a Nova Zelândia. E a Itália continuou sendo a Itália das copas. Jogo truncado uma Nova Zelândia que bem se defendia e uma Itália que jogava na base do "vamo que vamo". A Nova Zelândia que veio para ser o "saco de pancadas" da Copa surpreendeu abrindo o placar no primeiro tempo. Os italianos partiram para cima, mas sem Pirlo no meio - a Seleção fica sem qualidade na saída de bola. Os italianos continuaram tentando e empataram de pênalti. Fim de jogo 1 a 1 e segundo empate dos italianos. Campanha muito similar a 82 em que na primeira fase os italianos se classificaram com 3 empates. E em toda Copa a história acaba se repetindo: italianos sofrendo para se classificar e sempre chegando "nas cabeças" não é atoa que são tetracampeões mundiais e já chegaram a 6 finais.
No jogo da noite, recorde de público no Soccer City, estádio da final, Brasil e Costa do Marfim. 84.157 testemunhas assistiram ao baile da Seleção Brasileira pra cima dos marfinenses. Drogba jogou e Luís Fabiano também, o melhor homem em campo. Dunga repetiu a escalação que iniciou jogando contra a Coréia. Pois bem, no primeiro tempo após uma boa troca de passes entre Kaká e Luís Fabiano, Fabuloso fuzilou o arqueiro africano e já era Brasil 1 a 0. No segundo tempo, ele novamente Luís Fabiano chapelando duas vezes os defensores africanos e carregando um pouco a bola com a mão e um pouco com o ombro fez Brasil 2 a 0. Um golaço, mas como o juiz era francês e na França vale mão na bola, o gol foi válido. O terceiro gol uma pintura, cruzamento de Kaká e finalização de Elano. Daí pra frente os africanos se resumiram a dar "pauladas" e "pixotadas" foi assim para cima de Elano, que teve de ser substituído e com Michel Bastos. Kaká entrou na onda dos africanos e fui injustamente expulso. No fim do jogo o gol da Costa do Marfim, excelente arrancada de Gervinho, falha de Felipe Melo, que vinha fazendo uma boa partida e gol de Drogba. Fim de jogo 3 a 1 para o Brasil, que é a segunda seleção a avançar para as oitavas e Luís Fabiano foi eleito o melhor homem em campo. Ontem tivemos uma vitória à brasileira. O grande jogo do dia. As torcedoras brasileiras agradecem.
Ponto negativo do jogo: a arbitragem, muito fraca nos aspectos disciplinares, durante a manhã o comentaria de Rede Globo J. R. Wright falou que via o francês como o melhor árbitro da Copa. Não foi o que vimos ontem, uma das piores arbitragens até o momento a conduzida ontem pelo francês Stephane Lannoy.
Gui Escobar, de Joahanesburgo para os Amigos do Massa.

domingo, 20 de junho de 2010

NBA The Finals - Game 7 - Los Angeles Lakers WIN

Olá Amigo do Massa, e termina a temporada da NBA, o título foi para Califórnia no segundo ano consecutivo em mais um jogo truncado com poucos pontos. Kobe Bryant mais uma vez cestinha do jogo e mais uma vez também MVP da final chega ao seu quinto título na NBA, sendo seu segundo como protagonista. O Boston sem Perkins começou o jogo mais agressivo e abriu boa vantagem, mantendo-a até o início do último quarto quando as bolas de 3 pontos de Ron Artest, Derek Fisher, a raça de Pau Gasol e a habilidade sem igual de Kobe Bryant fizeram a diferença. Em toda série Kobe foi quem mais pontos anotou, média de 28,57, Pau Gasol foi quem mais pegou rebotes, 11,57. Rajon Rondo foi o líder de assistências com 7,57. O All Star dos Amigos do Massa das finais de conferência são: Rajon Rondo, Kobe Bryant, Pau Gasol, Paul Pierce e Amar’e Stoudemire. O que esperar da temporada 2010/2011? Bom muitas mudanças significativas aconteceram, existe uma grande perspectiva de mudança nos Celtics e nos Lakers, sem contar as grandes estrelas que estarão livres para novos contrados, dentre eles estão: Ray Allen do Boston com 34 anos e 14 de NBA, Chris Bosh do Toronto com 26 anos e 7 de NBA, Derek Fisher do Lakers com 35 anos e 14 de NBA, Lebron James do Cleveland com 25 anos e 7 de NBA, Yao Ming do Houston com 29 anos e 8 de NBA, Dirk Nowitzki do Dallas com 32 anos e 12 de NBA, Shaquille O’Neal do Cleveland com 38 anos e 18 de NBA, Paul Pierce do Boston com 32 anos e 12 de NBA, Nate Robinson do Boston com 26 anos e 5 de NBA, Brian Scalabrine do Boston com 32 anos e 9 de NBA, Joe Smith do Atlanta com 34 anos e 15 de NBA, Amar’e Stoudemire do Phoenix com 27 anos e 8 de NBA e Dwayne Wade do Miami com 28 anos e 7 de NBA. Vamos acompanhar tudo que acontecer quando abrir a janela de contratações e acompanhe os melhores momentos da grande final e a festa dos garotos de Hollywood. ABRAÇO!


sábado, 19 de junho de 2010

Mais um Capítulo de Copa

Em mais um capítulo no nono dia de Copa do Mundo, começamos com a tristeza diante da notícia de falecimento de José Saramago, primeiro escritor na língua portuguesa a ter ganho um Nobel de Literatura. Saramago era avesso aos blogs e quanto questionado sobre o twitter disse que cada vez mais tenderíamos ao monossilábico até que um dia retornaríamos aos grunhido. Faz sentido: atrelamos a velocidade da informação à incapacidade da boa redação. No primeiro jogo do dia: o confronto entre Holanda e Japão. Não comentarei mais sobre favoritismos nesta Copa, afinal a cada rodada que acontece a imprensa anuncia um favorito. Estou a procura de alguma Seleção que venha com algo novo.

Holanda e Japão pouco jogaram no primeiro tempo. No segundo tempo, após um chute de longa distância proferido por Sneider, o goleiro japonês falhou, talvez sobre um pouco de influência da Jabulani e assim foi o primeiro gol holandês e único do jogo. Fim de jogo com 1 a 0 para os holandeses, que se classificaram para as oitavas após a derrota dos camaroneses. No segundo jogo do dia um empate entre australianos e ganases. O gol dos australianos aconteceu após falha do arqueiro ganês em cobrança de falta próximo a meia-lua da área que os australianos aproveitaram o rebote e colocaram pra dentro do gol australiano. Ainda no primeiro os ganeses empataram em cobrança de pênalti, que resultou em expulsão de Kewell que evitou o gol ganês colocando a mão na bola, aí nasceu o empate ganês. Daí para frente os australianos atacavam através de jogadas aéreas na área australiana. A seleção de Gana partia para cima dos australianos atacando de maneira ineficiente.

No terceiro jogo do dia duas seleções que marcaram época. Os dinarmaqueses em 86, que muito bem faziam a marcação na saída de bola dos adversários e os camaronenses que colocaram o continente africano na rota do futebol mundial na Copa de 90. O jogo teve seu tom de emoção. Samuel Eto'o abriu o placar logo de início em falha na saída de bola dos dinarmarqueses. Daí para frente um nome brilhou no jogo o do dinamarquês Dennis Rommedahl. No primeiro gol dinamarquês em um lançamento de mais de 30 metros do zagueiro Kjaer - a Jabulani sobrou na linha de fundo para Rommedahl que com uma "assistiu" Bendtner que colocou para o fundo do gol. Rommedahl novamente partiu pelo lado direito entortou o defensor camaronês e fez o segundo gol dinarmaquês. Fim de jogo e 2 a 1 para a Dinamarca. Rommedahl foi praticamente perfeito em campo. Fez uma assistência, acertou de 95% dos passes e marcou um gol - o nome do jogo. Com este resultado a Seleção de Camaronês se despediu da Copa. Os dinarmaqueses irão tentar a sorte contra os Japoneses para ver quem consegue a 2a. vaga para as oitavas. A Holanda se classificou com uma rodada de antecipação. No confronto entre Dinamarca e Japão, o empate favorece os japoneses.

Gui Escobar de Joahanesburgo para os Amigos do Massa.

Oitavo Capítulo da Copa

Olá amigos do massa, com alguns atrasos vamos ao oitavo capítulo da Copa do Mundo. No primeiro jogo do dia uma zebra podemos tratar assim de um lado a Blitz alemã e do outro a ferida Sérvia que vinha de uma derrota para Gana em 1 a 0. Pois bem, mais um jogo de Copa do Mundo. Ainda no início do primeiro um excesso de rigor do juiz e a expulsão de Miroslav Klose aos 37' do primeiro tempo; Ronaldo deve de ter comemorado. Özil apesar da bela primeira partida vinha errando passes. A sérvia abriu o placar 1 a 0 com Jovanovic aos 38' do primeiro tempo. A Alemanhã não se entregou partiu para cima no 2o tempo um lance capital, um pênalti muito bem marcado pelo juiz e um lance que muito se pareceu com o pênalti marcado no jogo entre Sérvia e Gana. Podolski partiu para a cobrança e o goleirão Vidic defendeu. Boa defesa do arqueiro. Não teve jeito e Alemanha saiu com sua primeira derrota. Choro da torcedora alemã. No próximo jogo Cacau deverá começar jogando pelos alemães no confronto contra os ganeses.No segundo jogo do dia, aquele que foi para mim até o momento o jogo mais emocionante da Copa. Eslovênia e Estados Unidos.Logo no início do jogo os eslovenos abriram o placar. Na sequencia os americanos partiram para cima, muito disciplinados em campo fizeram uma pressão pra cima dos eslovenos com boas jogadas do experiente Donavan. Mesmo assim, ainda no primeiro tempo, em um contra-ataque fulminante iniciado pelo bom lateral-direito Breck os eslovenos fizeram o segundo. Inapelável para o arqueiro americano Howard. Dancinha dos eslovenos, ala Santos. No segundo tempo pressão americana, aos dois minutos, Donavan fuzilou o arqueiro esloveno. Era 2 a 1. No fim do jogo, o filho do técnico americano e zagueirão empatou em 2 a 2. E no fim do jogo, um lance capital, cruzamento na área dos eslovenos e gol de Edu. O juizão de Mali apita "perigo de gol" (P.S.: Em Mali se pratica e/ou existe futebol?), falha da arbitragem seria a merecida virada americana. No último jogo do dia, mais um jogo para apagar da memória. Inglaterra e Argélia. Os argelinos se segurando para não tomar gols e o ingleses com uma ineficiência tremenda. Capello não resistiu e colocou em campo o arqueiro David James, que estreou em uma Copa do Mundo aos 39 anos. No fim do jogo o desespero inglês que colocou na frente Peter Krouch para as jogadas aéreas. Fim de jogo e 0 a 0, sem lances de gol para as duas equipes.

Gui Escobar, de Joanesburgo para os Amigos do Massa.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

7o Dia de Copa com Bons Jogos

Olá amigos do massa, vamos ao que bom rolou no sétimo de Copa do Mundo e foi um dia com bons jogos, o melhor desde o início da Copa até o momento.
No primeiro confronto do dia a Argentina de El Pibe Maradona contra a Coréia do Sul, de Park, do Manchester United.
Verón não entrou em campo pois estava lesionado e Maxi Rodriguez o substituiu. O jogo começou com a Argentina marcando a saída de bola dos coreanos que não conseguiam usar seu ponto forte: a velocidade para transpor o meio-campo argentino. Messi construiu boas jogadas mas não conseguiu marcar. O personagem do jogo foi Higuaín que carimbou a rede dos coreanos em três oportunidades. O atacante do Real Madrid mostrou oportunismo. O jogo foi bom. A Argentina abriu 2 a 0 e no fim do primeiro tempo tomou um gol coreano após falha do zagueiro grandalhão Gutierrez. No segundo tempo, Los Hermanos foram pra cima e fizeram 4 a 1. Samuel, zagueiro argentino, foi substituído no primeiro tempo após uma lesão e é dúvida para o jogo contra a Grécia. Os argentinos despararam na liderança do grupo e Higuaín é o artilheiro da Copa isolada, seguido por Forlán do Uruguai com 2 gols.
No segundo jogo do dia o confronto entre Grécia e Nigéria também pelo Grupo B. Outro jogo que foi muito bom e que proporcionou emoção a quem assistiu. Os gregos fizeram história marcaram seu primeiro gol em Copas do Mundo e garantiram sua primeira vitória. Fim de jogo e 2 a 1 para os gregos. O goleiro nigeriano Vicent Enyeama vinha tendo uma belíssima exibição e até o momento sendo o melhor arqueiro da Copa foi da glória ao calvário, após uma falha no segundo tempo num chute de longa distância deu rebote ao atleta grego que desempatou o jogo selando o placar em 2 a 1.
No último jogo do dia a boa seleção mexicana tinha pela frente a excentricidade dos franceses comandados por Raymond Domenech (foto abaixo) que entre outras "loucuras" consulta o mapa astral de seus atletas antes de escalá-los. O jogo começou com muita correria. Malouda entrou jogando pelos frances e deu mais ritmo ao ataque francês. Riberry estava perdido em campo, correndo para todos os lados. Evra era um dos poucos franceses que parecia estar vivendo o espírito da Copa, se emocionou ao ouvir o hino francês. Os mexicanos mais centrados, com uma linha de 4 na defesa e com o experiente Rafa Márquez posicionado a frente da linha de 4 atuando como primeiro volante, deixou o meio de campo compacto e com consistência. Foi pra mim o melhor homem em campo.
Pois bem, os franceses tomaram 2 canudos, Domenech fez substituições sem sentido algum no segundo tempo.O mexico Blanco marcou de pênalti o segundo gol aos 37 anos. Os franceses perderam e estão sem marcar um gol desde novembro. Triste fim para os carrascos brasileiros. Os mexicanos estão a um empate da classificação. A França está praticamente eliminada do certame. Voi a vitória da tequila sobre o champagne.
Gui Escobarm do studio em container improvisado na África para os Amigos do Massa.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vuvuzela: Um Mito

Olá amigo fã do esporte, não pude perder a oportunidade de comentar hoje sobre aquela que talvez venha sendo a principal personagem da Copa na primeira semana: a Vuvuzela. Para quem não a conhecia, veio a tomar conhecimento durante a Copa das Confederações em 2009. Adorada pelos africanos a vuvuzela vem sendo a grande moda desta Copa a ponto de gerar muita polêmica entre os africanos, estrangeiros e telespectadores.
- Quem ainda não se incomodou ao assistir os jogos pela TV e ter de fundo o soar das vuvuzelas?
Pois bem, elas vem sendo a marca registrada dos africanos na Copa. Quem será a marca registrada no Brasil em 2014? A cuíca, o pandeiro, o tamborim? Melhor esperar. O fato é que em épocas de Copa a Vuvuzela que semanas antes da Copa custa no Brasil algo em torno de R$ 3,00 no dia do primeiro jogo da Seleção Brasileira chegou aos R$ 8,00.
Já existem alguns movimentos dentro da própria África para retirá-la de uso. Alguns sites na internet já vinculam algumas notícias dizendo que a vuvuzela será proibida nos estádios. Acho muito difícil.
A febre é tão grande, que a vuvuzela vem sendo usada dentros dos aviões na África do Sul, nos restaurantes, nos shoppings e nas ruas. O maior shopping do Hemisfério Sul, localizado em Durban já proibiu o uso. As aeromoças já vem anunciando em suas procedimentos de voos a mensagem de "proibição de uso de vuvuzelas dentro dos aviões". O fato é que essa corneta incomoda e muito, seu ruído pode chegar aos 127 decibéis, valor altíssimo para os tímpanos. Um som em alto volume pena para chegar aos 100 decibéis. Diante da necessidades as oportunidades surgem, o fato é já tem gente ganhando dinheiro na entrada dos estádios vendendo protetores auriculares.
El Pibe, Maradona, já aderiu a moda. Se a Argentina for a campeã o ex-craque prometeu desfilar desnudo em Buenos Aires e amanhã se a Argentina se classificar diantes do coreanos, poderá tocar a sua vuvuzela.
Gui Escobar, de vuvuzela na mochila, de Bloemfontein, para os Amigos do Massa.

6º Dia: Chile Quebra Jejum, Espanha? Ih!! A Espanha!!! E a Celeste Despacha os Bafana Bafana.

Olá amigo fã do esporte. Voltamos a falar da fria África do Sul em mais um dia de grandes jogos pela Copa do Mundo. Começando o dia tivemos o confronto do Chile contra a Seleção de Honduras, que estava fora de uma Copa desde 1982. As duas seleções estreando nesta Copa pelo grupo H. O Chile venceu por 1 x 0 e quebrou um jejum de vitórias que durava 48 anos. No outro jogo do grupo em Durban, a favorita ao título Espanha enfrentava a fraca Seleção da Suíça. No primeiro tempo nenhuma das duas seleções mexeram no placar, mesmo a Espanha tendo maior tempo de posse de bola. Veio então o segundo tempo, e uma ducha de água fria foi jogada sobre a "Fúria" e seus torcedores. Após um enrosco dentro da área espanhola a bola sobra para Fernandes que mesmo atrapalhado pelo zagueiro espanhol conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes de Casillas. Gol da Suíça. A Espanha partiu com tudo pra cima, teve várias oportunidades mas a defesa suíça estava bem postada. E quando a defesa não tirava, o travessão impedia o gol de empate da Espanha. E foi assim até o apito final do árbitro decretando a primeira zebra da Copa. Ninguém acreditava, nem a torcida, nem a comissão técnica, muito menos os jogadores. Agora a Espanha corre atrás do prejuízo contra Honduras e Chile. E dependendo dos resultados pode pintar um Brasil e Espanha nas oitavas. E na última partida do dia, ou melhor abrindo a segunda rodada de grupos, tivemos o jogo entre a Celeste Olímpica, a Seleção Uruguaia contra os garotos de Parreira, os Bafana Bafana. A vtória para qualquer uma das equipes seria um grande passo para chegar as oitavas. E mesmo com todo o barulho das vuvuzelas, e a torcida sul-africana inflamada, os Uruguaios abriram o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Fórlan chutou de fora da área, a bola desviou em Mokoena e encobriu o goleiro Khune. Festa Uruguaia na casa dos anfitriões. A África do Sul teve algumas chances mas sem muito perigo para o goleiro Muslera. Aos 30 minutos do segundo tempo Suarez tentou mas Khune defendeu e deu rebote, a bola voltou para o Uruguaio que foi driblar o goleiro e foi derrubado. Pênalti e cartão vermelho para Khune. Fórlan bateu e não desperdiçou. Marcou seu segundo gol no jogo e o segundo do Uruguai, e de quebra se tornou o artilheiro da Copa até o momento. Nos acréscimos Pereira deceta a vitória Uruguaia e fecha o placar. Final de jogo Uruguai 3 x o África do Sul. Amanhã tem mais. A Argentina enfrenta a Coréia do Sul, os líderes do grupo B. A Nígéria enfrenta a Grécia, as duas equipes buscam a primeira vitória, brigando para se manter vivas na competição. E para fechar o sétimo dia, a França encara a Seleção Mexicana. Um abraço.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

NBA The Finals - Game 6

Muito boa noite Amigo do Massa, agora sim, teremos o Game 7 depois da vitória do Los Angeles Lakers sobre o Boston Celtics deixando a série empatada em 3 a 3, a primeira nesse playoffs que será decidida no Game 7. Também não seria surpresa que isso acontecesse logo com o as duas franquias que mais venceram a NBA. Volto a frizar assim como em outros posts, que a regularidade de seus jogadores são fundamentais em um playoff. Manter o nível do seu basquete por mais jogos consecutivos realmente dá o título a franquia, quem não consegue fica para trás, foi o que aconteceu com Lebron James, Tim Duncan, Amar’e Stoudemire e assim por diante. Porém nesse final, a irregularidade dos jogadores não deixou nenhuma franquia se destacar e logo tornou-se imprevisível advinhar o que poderia acontecer de um Game para outro. Mas efim, vamos agora aos números desse Game 6 que ocorreu em Los Angeles na Califórnia. Phil Jackson priorizou a marcação, e não deixou o Boston jogar, e quando o Boston jogava, errava os lançamentos, depois de abrir uma vantagem de 20 pontos no final do primeiro tempo, os Lakers só administraram até o final. Kobe mais uma vez foi o cestinha da partida com 26 pontos, um pouco abaixo de sua média de 30,2 pontos até então, além disso pegou 11 rebotes. Pau Gasol foi quem mais pegou rebotes no Game, com 13, anotou ainda 17 pontos com seus belos ganchos. Ron Artest apareceu, e fez importantes 15 pontos, acertou 3 de 6 arremessos de 3 pontos. No Boston a coisa ficou um pouco mais complicada quando Kendrick Perkins saiu com uma contusão no joelho aos 6 minutos de jogo, isso abalou o time, que aparentemente deixou o Los Angeles jogar e disparar na pontuação. Contudo Paul Pierce anotou somente 13 pontos, Kevin Garnett 12, Rajon Rondo 10 e Ray Allen cestinha do Boston com 19 pontos. E para felicidade de Gui Escobar, Scalabrine não foi nem relacionado, mas o Shrek e o Burro não fizeram muita diferença, tanto é que Glen Davis não anotou NENHUM ponto em 27 minutos jogados, compensou um pouco pegando 9 rebotes, já Nate Robinson anotou 6 pontos. Agora a grande final acontecerá amanhã em Los Angeles, Jack Nicholson confirmou presença e disse que os Lakers ainda tem um curinga na manga (analogia ao seu personagem no filme do Batman no fim da década de 80), agora a questão é até onde Doc Rivers e seus garotos prodígios poderão chegar. Nos vemos em Batman Returns, Grande ABRAÇO!

Quinto Dia de Copa e a Estreia Verde Amarela

Olá Amigos do Massa, vamos aos que de bom rolou no quinto dia da Copa com a estreia Verde Amarela em Joanesburgo.
Começamos o dia com mais um jogo muito ruim tecnicamente o confronto entre Esvoláquia e Nova Zelândia (a terra de Jaca Paladium). As duas equipes produziram pouco em campo, a Eslováquia como estreante em copas e a Nova Zelândia que nunca havia marcado um ponto em sua trajetória nas copas. No segundo tempo a Eslováquia abriu o placar com um gol irregular, em impedimento, e a Nova Zelândia nos apagar das luzes, digo no cessar das vuvuzelas empatou aos 47 do segundo do tempo. Fim de jogo e 1 a 1 foi o placar final.
No segundo jogo do dia tivemos a abertura do grupo G com o confronto entre a Costa do Marfim e Portugal de Cristiano Ronaldo, o que dizer do jogo? um jogo bastante corrido e como de esperado o principal jogador africano Didier Drogba não iniciou o jogo. Do lado de Portugal Cristiano Ronaldo era o grande nome em campo.
O jogo foi corrido e ao mesmo tempo truncado. Tivemos poucos lances claros de gols e muita marcação. Nenhuma das equipes de expunha em demasia em campo - o que vem sendo a tônica desta Copa do Mundo, a ponto de chegarmos no último dia da primeira rodada com a média pífia de apenas 1,60 gols por jogo e a grande maioria deles marcados no segundo tempo.
Drogba entrou no segundo tempo mas também pouco produziu em campo. Na verdade os goleiros pouco trabalharam. Fim de jogo e um empate em 0 a 0.

A Estreia Brasileira
Pois bem fui com Simão do Valle a Johanerburgo. Foi nossa estreia em Copas do Mundo. A temperatura estava muito baixo, parecíamos sequer estar na África.
No papel o confronto parecia fácil Brasil contra a Coreia do Norte, o placar acredito que poucos acertaram. Dunga manteve seu time base sem alteração na escalação. No primeiro tempo, a Seleção Brasileira manteve em boa parte do tempo a posse de bola. Os coreanos, em sua maioria, ficavam atrás da linha da bola, seu objetivo em campo: não tomar gols. Ainda no primeiro tempo, os destaques brasileiros foram Robinho que tentou desequilibrar com suas jogadas individuais e o lateral Maicon que constantemente apoiava na linha de fundo. Michel Bastos entrou em campo tenso e foi pelo lado esquerdo brasileiro que os coreanos tentaram suas principais jogadas. Kaká visivelmente estava sem ritmo de jogo. No segundo tempo, em um jogada de linha de fundo Maicon surpreendeu e ao invés de cruzar chutou para cima do goleirão coreano.
Elano foi o segundo a marcar em jogada também tramada pelo lado direito. Dunga, protagonizou algumas substituições ousadas, sacou Kaká e colocou Nilmar recuando Robinho para armar o jogo. Sacou Felipe Melo e colocou Ramires; no fim do jogo um momento de descuido da defesa brasileira e gol coreano. Fim de jogo e 2 a 1 para os brasileiros em sua estreia.
Podemos dizer que a estreia brasileira atendeu às expectativas mas não superou as expectativas. Fizemos os três pontos, mas não goleamos um seleção que era por muito tida como fraca. Agora é aguardar o confronto no domingo.
Gui Escobar, de Johanesburgo para os Amigos do Massa.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NBA The Finals - Game 5

Muito boa noite, agora com o resultado do Game 5 (Los Angeles Lakers 86 e Boston Celtics 92) os Celtics abrem 3 a 2 na série de melhor de 7 e estão a uma vitória do título. O Game 5 foi mais um jogo truncado entre os dois times, as bolas de 3 pontos não foram o forte dos seus times neste jogo e sim o percentual de aproveitamento nos lances de 2 pontos, 56,3% para o Boston e 39,7% para o Los Angeles. Kobe Bryant cestinha da partida e mesmo com seus 38 pontos, não conseguiu sozinho manter o ritmo da equipe do Boston. Teve um momento no terceiro quarto quando a diferença estava entre 10 pontos, Kobe colocou a bola debaixo do braço e chamou a responsa “vou resolver a parada”, tanto é que ele sozinho no seu time anotou mais de 15 pontos seguidos, porém o Boston também convertia todos os pontos em cada ataque, logo a diferença permaneceu, mas o gás de Kobe foi impressionante. Vamos agora aos números da partida, no Lakers, fora o Kobe, na minha opinião, ninguém mais jogou no nível normal, Ron Artest 7 pontos, 2 rebotes e 2 assistências, fraquíssimo. Andrew Bynum com toda sua presença no garrafão anotou 6 pontos e pegou 1 rebote, o “armador” Derek Fisher deu 2 assistências e anotou 6 pontos. Por último, aquele que vinha com uma boa média de pontos na Great Final, foi Pau Gasol, anotou 12 pontos e pegou 12 rebotes. No Boston a regularidade de alguns jogadores fizeram a diferença, e entre eles estão, Kevin Garnett surpreendendo nos últimos três jogos, anotou 18 pontos e pegou 10 rebotes, Rajon Rondo anotou 18 pontos e deu 8 assistências, e Paul Pierce cestinha do Boston com 27 pontos. A série agora muda para Califórnia, e a pressão em cima dos Lakers aumenta, pois precisa fazer seu dever de casa ou já era. A previsão do nosso Guru Gui Escobar não deu certo no resultado, mas assim como ele, acredito ainda que vai dar Lakers. ABRAÇO!

O Quarto Dia na África

Mais dois grandes estreiaram hoje na Copa da África, no primeiro jogo do dia confronto dos dinamarqueses contra a grande Holanda, que chegou à África prometendo. Pois bem, fui a Johanesburgo acompanhar o jogo e no primeiro tempo vi um jogo morno em as equipes muito se estudaram. A Holanda contava com Röbben, que não jogou e ficou no banco de reservas e todas suas fichas estavam com Sneider e os novatos da Laranja Mecânica. Iniciou-se o segundo tempo e num vacilo daqueles da zaga dinamarquesa, o holandeses abriram o placar. Ponto negativo da rodada ao nosso colega Neto da Band, que constantemente anunciava o meia Sneider na Seleção Holandesa como Schneider, uma baita diferença. O técnico holandês colocou em campo no segundo tempo o habilidoso Elia, e não é que ele botou fogo no jogo no segundo tempo e ainda com jogada de Elia e gol de Kuyt, do Liverpool, os holandeses conseguiram sua primeira vitória na Copa. Placar final de 2 a0.
No segundo jogo do dia os favoritos Camarões contra a envelhecida e fraca seleção Japonesa. Quem apostou no Japão nas bolsas de apostas teve ter lucrado bastante, pois os asiáticos entraram como azarões em campo. Os Camaroneses não haviam perdido em seu jogo de estreia nas últimas cinco copas e não é que hoje aconteceu. Jogando nos contra-ataques com um gol de Honda o Japão fez 1 a 0 na Seleção de Camarões. Etoo? Etoo estava muito perdido em campo, jogando na ponta direita não se encontrou e damos a ele nosso troféu "Lost" da rodada. Os camaroneses colocaram em campo ainda os experientes Geremi e Song, mas não foi o suficiente e os japoneses venceram o confronto por 1 a 0.
No jogo da noite de um lado a campeã mundial Itália e do outro os paraguaios, que prometeram levar à África sua melhor seleção de todos os tempos; até concordo mas a melhor seleção do meio para frente, pois para superar a defesa da Copa de 98 vai ser muito difícil.
No jogo a Itália foi Itália, Itália de empate, de briga, suor e consagração e os paraguaios foram muito briosos.

O Paraguai abriu o placar no primeiro tempo e com gol de De Rossi no segundo tempo após falha do arqueiro Villar a Itália empatou, não me surpreenderia uma vitória paraguaia na primeira rodada. O ponto negativo da rodada, foi nosso colega Milton Leite da SporTV que constantemente chamou o italiano / argentino Camoranesi de Camoronesi.
A Itália começou a copa como verdadeiramente Itália, não poderemos menosprezá-la pois do mesmo jeito que eles iniciaram sua trajatória hoje, iniciaram em 82 e 2006 quando levaram o caneco pra casa. O Paraguai foi uma grata supresa, acredito que avançará neste grupo para as oitavas.


Gui Escobar, de Johanesburgo para os Amigos do Massa.

Tudo Certo Para a Estreia da Seleção Brasileira

Olá amigo fã do esporte. Faltam menos de 24 horas para a estreia da Seleção Brasileira. Dunga e seus comandados estão preparados para começar a caminhada pelo hexa. Hoje a Seleção fez um treino descontraído para reconhecimento do gramado do Ellis Park. Fui até o local acompanhar de perto. O Estádio não é novidade para muitos dos nossos jogadores, pois foi lá que o Brasil conquistou a Copa das Confederações. O treino foi formado pelos times do Robinho contra Kaká. No final, vitória do elenco de Robinho por 8 a 4. Dunga procurou deixar todos bem relaxados e descontraídos, bem a vontade. O recreativo durou cerca de uma hora. Ao final alguns jogadores ficaram fazendo exercícios físicos, enquanto outros ficaram treinando chutes a gol da entrada da área. O jogo de estréia da Seleção Brasileira está marcado para esta terça-feira às 15:30 (horário de Brasília), contra a Coréia do Norte. O jogo é válido pelo grupo G, que também tem Portugal e Costa do Marfim que se enfrentam também nesta terça às 11:00hs. Esse jogo é uma ótima oportunidade para a Seleção encaminhar bem sua classificação, pois os Coreanos não tem muita tradição e um resultado elástico pode facilitar no final dessa primeira fase. Se o Brasil terminar em primeiro nesta fase chega às oitavas e escapa de um possível confronto com a Espanha. A possível formação da Seleção para amanhã, salvo se não houver alguma surpresa por parte de Dunga, é a seguinte: Júlio César, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luiz Fabiano.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Terceiro dia de Copa com a Blitz Alemã

Olá amigos do Massa, aqui quem vos fala, Gui Escobar direto de Johanesburgo na África, vamos ao pouco do bom que rolou no terceiro dia de Copa de Mundo. Sim foi muito pouco sim, pois dos três jogos que tivemos neste domingo, apenas podemos comentar a estreia dos alemães.
No primeiro jogo do dia Argélia contra Eslovênia, um jogo horrível que foi decidido num frangaço do arqueiro argelino no fim do segundo tempo, placar final de 1 a 0 para a Eslovênia.
No segundo jogo do dia muita apreensão para o jogo de Gana contra a Sérvia em Pretoria, mas a apreensão levou também a mais um jogo morno, com duas equipes que erraram muitos passes durante todo o jogo e no fim do jogo, mais um lance bisonho em que o defensor sérvio colocou a mão na bala em um cruzamento dos ganeses na grande área dos sérvios; prato feito para os ganeses fazerem 1 a 0 e acabarem com o jogo.
No jogo da noite em Durban podemos reviver uma verdadeira Blitz Alemã. Alemanha versus Austrália. Na África do Sul o time de Joachim Löw chegou com poucos alardes apesar do belíssimo histórico nas histórias da Copa e bastou a estreia para os cronistas e o público mudarem sua opnião. O time alemão que veio à África é um time jovem que se movimenta muito em campo, com várias mudanças de posição principalmente entre os jogadores do meio-campo, na frente, Miroslav Klose que aos 27 anos de idade, está em sua terceira participação em Copa e já tem como bagagem 10 gols marcados em Copas. Outro ponto favorável todos os jogadores jogam na Alemanha. No meio uma grata surpresa Özil - um meia de muita habilidade e que corre muito em campo. Também no meio um partidasso ontem de Lukas Podolski. Tivemos também ontem o primeiro gol brasileiro na Copa e foi do brasileiro naturalizado alemão Cacau. Mesmo sem Ballack, Adler e Träsch, que ficam de fora da competição na África do Sul por estarem machucados. Apesar ser apenas o primeiro jogo, foi uma ótima estreia, mas vamos aguardar os próximos jogos para não nos empolgarmos em demasia.
Austrália? A Austrália nada fez e levou para casa um 4 a 0. Fazia tempo que o time australiano não era goleado em copas. Marcaram pela Amanhã: Podolski, Klose, Müller e Cacau.

Gui Escobar de Johanesburgo para os Amigos do Massa.

sábado, 12 de junho de 2010

A Personagem da Copa

Boa noite Amigos do Massa, aqui vos falo da África do Sul e irei comentar sobre aquela que pode ser a grande personagem desta Copa.
Aproveitei que ontem tive o dia livre e fui dar as caras e voltas na África do Sul, aproveitei e fiz alguns registros.
Se você acha que irei falar de Rooney, Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi ou a Seleção Espanhola está enganado. Irei falar sobre a ZEBRA. Típica do continente africano a Zebra poderá dar as suas caras nesta Copa. Apostaria minhas fichas em cinco azarões: a Seleção Paraguaia, a Seleção dos EUA, a Seleção Mexicana, a Seleção da África do Sul e na Seleção da Coréia do Sul.
A Seleção Paraguaia: chegou com sobra das eliminatórias da América do Sul e apesar de não contar com seu nome o atacante Cabañas o time evoluiu nos últimos anos muito do meio para frente, não é apenas um time que se defende mas sim um time que também sabe marcar gols. Os paraguaios estão no grupo dos Italianos e deverão avançar além das oitavas de final.
A Seleção dos EUA: disciplina tática este é o símbolo americano, credenciados de um vice-campeonato na última Copa das Confederações os americanos deverão causar barulho no grupo C e deveremos vê-los na fase de mata-mata.
A Seleção do México: no grupo dos franceses os mexicanos precisarão acabar com a sina de "jogamos como nunca e perdemos como sempre".
A África do Sul: que apesar da ingenuidade, os africanos tem a seu favor o experiente técnico Carlos Alberto Parreira, as vuvuzelas e o calor do povo africano.
A Coréia do Sul: faz tempo que deixaram de serem os bobos do futebol apesar do apoio da arbitragem já tem uma semi-final de Copa do Mundo nas costas e contam com um time rápido e muito bom taticamente. Também deverão avançar após a fase de grupos.

2o. Dia de Copa

Olá amigos do massa, vamos ao que de bom rolou no 2o. dia de Copa do Mundo, no primeiro jogo do dia pelo grupo B, diga-se de passagem um jogo monótono a Grécia, alguém me explique por favor como a Grécia está na Copa? Sabendo que a Suécia de Ibra, a Rússia estão de fora. Coisas de eliminatórias. A Grécia que chegou com a credencial de campeão européia em 2004, batendo Portugal em seus domínios, e resolveu repetir a dose em 2010 e trouxe o mesmo comandante daquele triunfo, o alemão Otto Rehhagel. A Grécia que tem como retrospecto uma participação em copas e nenhum gol marcado prosseguirá com o seu jejum pois a Coréia do Sul do meia do Manchester United Park sapecou um 2 a 0 para cima dos gregos e sobrou em campo. Disciplinados taticamente e com muita correria o coreanos lideram o grupo a frente de los hermanos. No segundo jogo do grupo a esperada estreia da Argentina contra a Nigéria. Pois bem, não posso esconder que de fato do meio para frente para mim os argentinos tem os principais e melhores nomes do mundial, falo de: Verón, Messi, Di Maria, Higuain, Aguero, Militto e Tevez - enfim sobram estrelas mas do meio para trás o time é "bizonho" a ponto de Don Diego Maradona improvisar zagueiros como laterais dada sua fragilidade defensiva. A Argentina iniciou o jogo marcando forte a saída de bola dos nigerianos e logo aos 5' do primeiro tempo o lateral Heinze marcou. Daí para frente foi um duelo entre Messi e aquele que viria a ser eleito pela FIFA como melhor homem em campo: o goleiro nigeriano Enyeama. Se Messi tivesse transformado em gols as chances que teve hoje os Argentinos já estariam esperado o tão aclamado desfile nu de Don Diego pois já se considerariam campeões. Mas enfim, a vitória argentina foi magra 1 a 0 e várias foram as oportunidades também dos nigerianos pelo lado direito da defesa argentina onde joga o todo atrapalhado Gutierrez.
No último jogo e já a noite pelo grupo C o English Team de Fabio Capello versus a disciplina tática dos americanos. Início de jogo belíssima trama do ataque inglês e belo gol de Gerrard. Até aí tudo bem ... mas daí para frente um lance que mudaria a história do jogo - após um chute da intermediária um frangaço do goleiro da Inglaterra e fim de jogo com o placar de 1 a 1, mesmo Capello apelando para a jogada aérea no fim de jogo com o grandalhão e ruim de bola Peter Croush.
Gui Escobar, da África do Sul, para os Amigos do Massa.