quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vitória Verde e Amarela no WCT em Imbituba

Venho para o meu último ALOHA em Imbituba este ano Amigos do Massa ,
pois o improvável aconteceu anunciei ontem os resultados das oitavas e os duelos que aconteceriam nas quartas de final, pois de um lado da chave vinha o único brasileiro na disputa o potiguar Jadson André e do outro o monstro sagrado Kelly Slater, pois bem Jadson foi batendo um a um seus adversários nesta 5a. feira primeiramente o taitiano Michel Bourez e depois nas semi-finais o american Dayne Reynolds.
Do outro lado Slater inicialmente teve pela frente Jordy Smith da África do Sul e nas semi-finais o americano bateu o australiano Owen Wright.
A final: dez dos 40 minutos se passaram sem nenhuma onda, e a bateria teve de ser reiniciada. Jadson pegou a primeira e, com uma batida, ganhou 4,00. Kelly deu o troco com duas, e levou 5,50. O americano, numa esquerda, deu um bom aéreo que lhe rendeu 6,50, mas o brasileiro foi na onda de trás, uma direita, a explorou até o inside e levou 8,00. Slater precisava de 5,40 para virar e conseguiu trocar sua nota mais baixa por um 5,70. Mas a liderança durou pouco. Apostando de novo numa direita, virou com um 6,40. Slater passou a buscar um 7,91. Teve dez minutos para buscar a nota. A quatro do fim, assutou com um 7,50. Jadson viu Slater bater na trave e na sequência comemorou a primeira vitória de um brasileiro em Imbituba e sua primeira no WCT. Momento histórico nas ondas da Vila com a invasão da torcida para buscar o potiguar no mar!
Com os resultados da etapa Slater assumiu a liderança do campeonato, será o seu décimo título mundial? E o brasileiro Jadson a 4a. posição, sua melhor posição em seu primeiro ano no WCT.
Vingamos a derrota de Mineirinho em 2009.
Jadson cravou seu nome na história do surf.
Gui Escobar, a caminho da África do Sul, para os Amigos do Massa.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Meu Time, Minha Paixão. O Glorioso, Botafogo, O Time da Estrela Solitária

Olá amigo fã do esporte. Salve o campeão carioca de 2010. Esse é pra você torcedor botafoguense. Um pouco da história do clube. No dia 1º de julho de 1894 nascia na praia de Botafogo, o Club de Regatas Botafogo. O clube recebeu esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam seus barcos. O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de remo. No ano de 1904 surgia no bairro de Botafogo um novo clube, o Eletrctro Club, primeiro nome dado ao Botafogo Foot Ball Club. Em 1910 o Botafogo Foot Ball Club conquistou o primeiro título carioca. Por isso no hino do Botafogo "Campeão desde 1910". Com uma campanha irrepreensível, aplicando sete sonoras goleadas em seus adversários, o clube foi campeão e ganhou o apelido de Glorioso. No dia 28 de dezembro de 1942 nasceu oficialmente o Botafogo de Futebol e Regatas como resultado da fusão entre o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Foot Ball Club. Com a fusão foram feitas três alterações: A bandeira perdeu o escudo das letras do CRB (Club de Regatas Botafogo); ganhou a estrela solitária na bandeira e a bandeira ganhou um retângulo preto com uma estrela branca ao alto. Em 1978 o Botafogo fica 52 jogos sem perder e detém até hoje a maior invencibilidade do futebol brasileiro. Em 1953 em General Severiano o Botafogo revelou em um jogo contra o Bonsucesso, o maior fenômeno da história do Botafogo e diga-se de passagem do Brasil: a estréia de Manoel Francisco Antônio, o gênio de pernas tortas, Garrincha (foto abaixo). O jogador ao lado de Didi e Nilton Santos, comandados por João Saldanha fez do Botafogo do final da década de 50 e início da década de 60 um time invejável. Era uma máquina de fazer gols. Encantava até os torcedores adversários. Outros jogadores marcaram época e foram considerados ídolos vestindo a camisa do Fogão. Destacamos: Jairzinho, Paulo César Caju, Manga, Gérson, Donizete (O Pantera) e Túlio Maravilha. Ao longo desses anos o Botafogo foi 19 vezes campeão carioca (incluíndo o título de 2010), um Brasileirão em 1995, Tetracampeão do Torneio Rio-São Paulo e uma Conmebol em 1993. Este século não teve um início muito bom para o Bota, rebaixado em 2002 no Brasileirão, o time entrou também em crise política e financeira. Mas com apoio de sua torcida, com um modesto time e fazendo de Caio Martins um caldeirão, no ano seguinte retornou a elite do futebol Brasileiro. Em 2010, após perder por 3 anos consecutivos o título para o Flamengo, o Botafogo venceu o primeiro e o segundo turno do campeonato e sagrou-se campeão carioca. Um forte abraço.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

As oitavas do WCT

Aloha, Amigos do Massa!

Vamos ao que de bom rolou hoje no WCT em Imbituba. Depois de dois dias folga dados aos surfistas pela Comissão Organizadora do Evento, posso dizer que as oitavas foram eletrizante e com um tempero adicional o sol que timidamente apareceu em Imbituba. Temos boas notícias:
O brazuca Jadson André (foto ao lado) desbancou o australiano Luke Munro numa bateria sobrando muito no embate com o gringo.
Enquanto Jadson André já havia vencido sua bateria outro brasileiro entrava na disputa o finalista do ano passado Adriano de Souza, o Mineirinho. Para o potiguar Jadson, já é o melhor resultado em sua carreira numa etapa do WCT, a classificação às quartas de final de uma etapa do Circuito Mundial. Já o paulista Mineirinho saiu da água decepcionado pois caira nas oitavas em Imbituba. Caberá ao estreante Jadson defender o Brasil nesta quinta-feira, quando deverá ser conhecido o campeão. Neco Padaratz é outro brazuca que ficou pelo meio do caminho.
Deveremos ter o término da etapa de Imbituba nesta quinta-feira. Os confrontos das oitavas que ainda restam são (se atentem aos nomes em negrito aí estão os possíveis vencedores desta etapa):
Mick Fanning x Taylor Knox
Owen Wright x Jeremy Flores
Kelly Slater x Chris Davidson
Jordy Smith x Roy Powers

ABRAÇO.

Por Onde Anda?

Olá amigo fã do esporte. Continuando com nosso quadro relembrando grandes ídolos que vestiram a amarelinha, hoje é o dia do Reizinho do Parque, ou Patada Atômica ou ainda Bigode e para muitos Riva. Ele mesmo, Rivellino. O ex-jogador nasceu em São Paulo, no dia 1º de janeiro de 1946. Palmeirense desde criança e apaixonado por futebol foi tentar ainda jovem sua sorte na peneira do Palmeiras, mas foi reprovado. Então tentou no rival Corinthians e desta vez foi aprovado. Tornou-se profissional em 1965 e permaneceu no time de Parque São Jorge até 1974. Jogador de extrema classe e técnica apurada, Rivellino tinha uma potência na perna esquerda com chutes de longa e meia distância. Era também um excelente cobrador de faltas, elogiado inclusive por Diego Armando Maradona. O título mais expressivo que conquistou no Corinthians foi um Torneio Rio-São Paulo em 1966. Em 1974 após perder o título paulista para o Palmeiras, Rivellino não tinha mais clima para permanecer no clube e acabou se transferindo para o Fluminense onde permaneceu até 1978. Com o clube carioca foi campeão estadual em 1975 e 1976. Em 1978 se transferiu para o Al Hilal da Arábia Saudita, onde ficou por três temporadas, até 1981, quando encerrou a carreira. Rivellino disputou a Copa de 1970 sendo um dos destaques daquela seleção. Jogadas geniais, lançamentos precisos e o famoso elástico, que Riva é tido como inventor, fizeram com que ao lado de Pelé, Tostão e Gerson Brasil faturasse o Tri. Em 1974, apesar de continuar se destacando com belas jogadas, foi prejudicado pela fraca campanha da equipe. Em 1978, aos 32 anos, foi convocado novamente, mas ficou no banco a maior parte da competição. Depois de encerrar a carreira trabalhou por diversas vezes como comentarista esportivo, trabalhando ao lado de Luciano do Valle, na Rede Bandeirantes. Em 2004 foi diretor de futebol do Corinthians, mas sem sucesso. Hoje ainda vive em São Paulo, no bairro do Brooklin, e possui uma escolinha de futebol em parceria com seu irmão, Abílio Rivellino, que também é ex-jogador de futebol. Até a próxima.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grêmio Com Uma Das Mãos na Taça do Gauchão 2010

Olá amigo fã do esporte. Tivemos na tarde de ontem na capital gauchesca, na belíssima cidade de Porto Alegre o clássico envolvendo os maiores rivais do Rio Grande do Sul. Direto do Beira-Rio Internacional x Grêmio. Do lado do tricolor o técnico Silas buscando a consagração e mostrar que sua vinda para o Grêmio não foi por acaso. Buscava um bom resultado na casa do adversário de forma que no jogo da volta, no Olímpico, ficasse mais cômodo buscar o resultado. Do outro lado o esquadrão colorado querendo mostrar de uma vez por todas para seus torcedores que nem tudo está perdido. O Inter não vinha bem no gauchão, ficou de fora da final do primeiro turno e venceu o Pelotas no sufoco e levou o segundo turno. Enfim, final de campeonato, Inter x Grêmio não teve como prever quem leva a melhor. É dentro de campo que tudo será decidido. Os times entraram em campo e iniciaram o jogo se estudando muito. Um jogo muito tático por parte das duas equipes. Muito concentrado no meio, truncado, nenhum dos dois tiveram muitas chances, e os goleiros não trabalharam muito. Os times foram para o intervalo sem alterar o placar. No segundo tempo o Grêmio voltou buscando o gol e o Inter nos contra-ataques. Até que aos 22 minutos escanteio para o Grêmio, a bola viajou e eis que surge no meio da zaga colorada como um míssil, o zagueiro Rodrigo e de cabeça, na verdade uma cabeceio que mais parecia um chute, abrindo o placar. O zagueiro correu para o abraço (foto). Tricolor na frente em pleno Beira-Rio. O Inter então resolveu partir pra cima, mas sem muita eficácia. E aos 42 minutos o tricolor fechou o caixão. Após falta cobrada por Fábio Rochemback a bola encontra na área Borges que mergulha de cabeça e marca o segundo. É festa do Grêmio na casa do Inter. O Grêmio dá um passo importante para a conquista do título. Esse foi o primeiro capítulo da final do gauchão. Domingo que ve tem mais.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 25 de abril de 2010

WCT em Imbituba

ALOHA Amigo do Massa e Fã do esporte,
escrevo ao vivo e direto de Imbituba para mais uma coberta do WCT - A Elite Mundial do Surf. A etada da Praia da Vila contou com a vinda dos grandes nomes do surf mundial. Vieram à Imbituba: Kelly Slater (eneacampeão do mundo), Mick Fanning, CJ Hobgood, Joel Parkinson, Taj Burrow, Andy Irons e os brasileiros Neco Padaratz e Mineirinho, além destes outras feras do mar compareceram em Imbituba.
Fim de semana de vento e chuva, tempo propício para as boas ondas. São 48 surfistas, sendo 4 brasileiros, 3 fases iniciais e depois a baterias no regime de mata-mata das oitavas até a grande final.
O sábado foi negro para os favoritos: Mineirinho, Slater e Fenning que tiveram de disputar a repescagem para avançarem até a 3a. fase.
Hoje, dominguera de finais nos estaduais, o clima segue com garoa, vento e altas ondas.
Neco Padaratz surpreendeu nos primeiros duelos ao vencer Mineirinho e já garantiu sua vaga na 3a. fase da etapa.
Faltam ainda 10 duelos pela 2a. fase para fecharmos a lista dos 16 que avançarão a próxima fase. Vamos torcer para que as grandes ondas permaneçam e o sol apareça, será um bom motivo para os espectadores comparecerem em maior peso na praia.
Acima, imagens do sábado de surf na Villa, com a lenda viva Kelly Slater.

Gui Escobar, da Praia da Villa, para os Amigos do Massa.

sábado, 24 de abril de 2010

Figuraças da Copa

Olá amigo do massa e fã do esporte, pouco mais de 50 dias antes da Copa 2010 vamos dar uma parada com a publicação dos Grandes Nomes do Esporte e dar início a Coluna: Figuraças da Copa. Falaremos de curiosidades de algumas figuras que apesar de não terem sido campeões mundiais de alguma maneira tiveram seus nomes marcados na história das Copas.
A primeira figuraça é o sérvio e técnico Bora Milutinovic. Bora tem feito histórico, dirigiu cinco diferentes seleções em Copas do Mundo seguidas tendo conseguindo avançar com quatro delas além da primeira fase do mundial. Iniciou no México em 86 dirigindo a seleção mexicana, onde chegou as 4as. de final, depois em 90 foi à Itália com a seleção da Costa Rica, parando nas oitavas, nos Estados Unidos quatro anos depois dirigiu os americanos caindo diante do Brasil nas oitavas. Em 1998 dirigiu a Nigéria e chegou às oitavas e em 2002 dirigiu a China e não se classificou. Com exceção dos chineses Bora conseguiu levar todas as outras quatro seleções as fases seguintes, porém nunca chegou à uma semi-final. Bora é um verdadeiro nômade do futebol, além das seleções acima o sérvio já dirigiu também a seleção de Honduras (2003) em 2006 foi anunciado como técnico da seleção jamaicana e em 2009 dirigiu a Seleção do Iraque na Copa das Confederações. Nos clubes já atuou na Major League Soccer nos EUA e já dirigiu a Udinese na Itália. Bora atualmente mora na cidade do México. Bora Milutinovic uma figuraça das Copas do Mundo.

Musa do Catarinense!

As vésperas da grande final do Catarinense a cidade de Imbituba e o CFZ Imbituba comemoraram hoje a vitória de sua representante na eleição da Musa do Catarinense 2010, a vencedora: a beldade Aline Adriano Lopes, 20 anos, venceu a disputa com outras nove representantes. Aline, representante do CFZ Imbituba ganhou, na avaliação do júri, a maior pontuação nos quesitos de conhecimento sobre seu clube, beleza, simpatia e desenvoltura.
Na fase final Aline desbancou a representante do Avaí e do Atlético de Ibirama respectivamente. Imbituba comprovou ser um berço de grandes bAdicionar imagemeldades. Após a eleição do atacante Felipe Oliveira, atacante do CFZ Imbituba, como Muso do Campeonato Catarinense (foto abaixo) e de Camila Rocha (foto à direita), como Garota Verão, agora foi a vez de Aline vencer o pleito. Imbituba mostrou ser um celeiro de gente bonita.

Sobre a final de amanhã: no jogo muito esperado JEC e Avaí se enfretarão na Arena Joinville, palco do primeiro jogo da decisão. Chove muito em Joinville desde 5a. feira e o palco do jogo poderá prejudicar o bom futebol. A cidade de Joinville espera pelo título a nove anos e o Avaí vem de uma eliminação diante do Grêmio pela Copa do Brasil e é o atual campeão do catarinense. Desta vez não irei palpitar espero apenas por um grande jogo.

Gui Escobar, de Imbituba no WCT, para os Amigos do Massa.

Superliga de Vôlei Masculino - Florianópolis e Montes Claros na Final

Olá amigo fã do esporte. Depois de acompanhar a Superliga feminina aqui no Blog Amigos do Massa, chegou a vez dos homens. Vamos acompanhar a final, e os detalhes você acompanha no blog. Nas semifinais o Montes Claros venceu o Cruzeiro, e garantiu a vaga na final. Já o Florianóplois enfrentou o excelente time do Pinheiros, recheado de estrelas com Giba, Rodrigão, Gustavo e Marcelinho e também garantiu a sua vaga. No primeiro jogo em Floripa o time da casa venceu por 3 x 2. Um jogo dígno de dois grandes times. No segundo jogo em São Paulo tinha tudo para ser diferente. O Pinheiros jogava diante de sua torcida e precisava da vitória, para forçar o terceiro jogo. No primeiro set Bruninho do Florianópolis insistia nas bolas de segurança com Bob. No lado do Pinheiros o destaque era o experiente Giba, virando todas. Vendo que as jogadas com Bob estavam começando a ser bem marcadas, Bruninho começou a demonstrar porque é o atual levantador titular da seleção. As variações de jogada fizeram com que o Pinheiros não tivesse reação e o Florianópolis fechou em 25/23. No segundo set o Pinheiros voltou mais ligado e Marcelinho começou a jogar com Gustavo pelo meio e nas bolas de segurança com Giba. Thiago Alves e Bob continuavam sendo destaques pelo lado do time da capital, mas não o suficiente para ofuscar o brilho das estrelas do Pinheiros. E o time paulista devolveu o placar do primeiro set 25/23 para o Pinheiros. No terceiro set o Pinheiros sofreu um verdadeiro apagão. Giba e Gustavo irreconhecíveis. Aproveitando-se do momento ruim do time paulista, Bruninho usou e abusou de seu talento como levantador. Distribuindo bolas e fazendo os atacantes virar todas. Final de set 25/16 para Floripa. O quarto set era decisivo. E foi neste set que apareceu as grandes defesas do líbero Mário Jr. A bola não caía na quadra de Floripa. E com cortadas fulminantes de Thiago Alves e Bob, o Florianópolis foi ponto a ponto rumo a final. E em um bloqueio de Éder a equipe catarinense fecha o jogo em 3 sets a 1 com a última parcial em 25/20. Florianópolis está na final da Superliga pela quinta vez. Dia 1º de maio, será a final em jogo único no Ibirapuera contra Montes Claros.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Champions League

Olá você Amigo do Massa, muito boa noite. A Champions League está pegando fogo, e quem diria, o Barça invencível de Lionel Messi caiu diante dos comandados de Mourinho. Grande jogo, com ótimas atuações de Maicon, Sneidjer e Milito, a Inter venceu por 3 a 1 em Milão e agora pode perder por até 1 gol de diferença caso não marque no Camp Nou. O segundo jogo das semis foi entre Bayer e Lyon, com uma arbitragem muito duvidosa, o time de Munique venceu Lyon por um placar apertado de 1 a zero, um belo gol do holandês Robben que havia sido dispensado pelo Real. Engraçado que no Real os jogadores são dispensados, pois não vão bem no clube, quando saem jogam uma barbaridade nos outros times, é uma coisa de loco, mas enfim, podemos ter um post só com isso em breve. Para grande final acredito que o Bayer vá passar, mesmo sem Ribery que foi expulso, e ainda está com um processo referente a abuso de menores, que coisa. A Internazionale mesmo estando com vantagem para o jogo na Catalunha, eu creio que dê Barcelona. Messi não jogou nada em Milão, e ainda quebrou um dente do Maicon em uma dividida (que é dúvida para o jogo de volta), mas quando esse cara joga, não tem pra ninguém. Vamos esperar e ver, terça Lyon e Bayer, quarta Barça e Inter. Acompanhe tudo que de melhor acontece nos esporte aqui, no blog dos Amigos do Massa, que parabeniza nossa terra pelos seus 510 anos. ABRAÇO!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Acontecimentos Históricos - Uma vitória para Rindt

Olá Amigo do Massa, vou contar hoje um fato histórico do mundo das pistas. O ano era 1970, a data, 4 de setembro, a equipe Lotus brigava pelo título da temporada de Fórmula 1 com o piloto Jochen Rindt nascido na Alemanha mas nacionalizado austríaco. Seu companheiro de equipe era ninguém menos do que o estreante em Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Esta temporada ficaria para história do automobilismo mundial e para nós brasileiros. No final de semana do grande prêmio de Monza na Itália, Colin Chapman, este que fundou a equipe Lotus, pediu para o Emerson dar umas voltas no carro do Rindt para amaciar o carro, piloto esse que faria o treino classificatório no dia seguinte, e por bobeira Emerson acabou batendo e destruindo o carro de Rindt. Emerson chegou aos boxes arrasado, Colin não hesitou e deu o carro do Emerson para Rindt no dia seguinte, e como todos sabemos, cada piloto tem o seu carro com seus ajustes, e muda muito, e para o austríaco foi fatal. Rindt sofreu forte acidente na curva Parabólica, devido provavelmente a um problema nos freios. Ele foi imediatamente levado em direção ao hospital, mas faleceu no caminho. Como a vida prega peças, poderia ter acontecido com o Emerson ou não. Rindt, que já havia vencido cinco corridas na temporada, era o líder do campeonato e apenas o belga Jacky Ickx poderia ultrapassá-lo. O grande prêmio que isso seria decidido era Watkins Glen nos Estados Unidos, e o estreante Emerson que talvez indiretamente se sentisse culpado pela morte do colega de equipe que brigava pelo título, venceu sua primeira corrida de Fórmula 1 nos Estados Unidos garantindo o título póstumo de Jochen Rindt. Emerson aos seus 24 anos já fazia história na Fórmula 1 e vencia sua primeira corrida em tais condições, emocionante. Logo este piloto se tornaria um ícone brasileiro e pioneiro, mas isso já é para o quadro Grandes Nomes do Esporte com Gui Escobar. ABRAÇO!

Por Onde Anda?

Olá amigo fã do esporte. Dando continuidade no nosso quadro que até a Copa vamos ver aqueles que vestiram a amarelinha, hoje será a vez de Sócrates. Nascido em São Paulo em 19 de fevereiro de 1954, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, começou a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto. Irmão do também ex-jogador Raí, Sócrates tinha uma característica peculiar que marcou sua passagem pelo futebol, que foi sua habilidade e uso inteligente do calcanhar. Meia direita habilidoso, sempre usava o calcanhar para dar seus passes. Enquanto treinava no Botafogo, estudava medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, por isso foi apelidado de Doutor. Em 1978 foi contratado pelo Corinthians, jogando ao lado de Casagrande. Estreou na seleção em 1979. Disputou a Copa de 1982, naquela que foi considerada uma das melhores seleções de todos os tempos. Teve boas atuações, marcando dois belíssimos gols, um contra a extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e outro contra a Itália, todos demonstrando muita categoria. Em 1986 voltou a disputar a Copa, só que desta vez com uma exibição não tão boa quanto em 1982. Ficou marcado por ter perdido um penalti contra a França. Teve ainda uma passagem pela Fiorentina, que não foi das melhores. Retornou ao Brasil, jogou no Flamengo, Santos e novamente no Botafogo de Ribeirão Preto. Hoje Sócrates exerce a profissão ao qual se formou, a medicina, e é comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Meu Time, Minha Paixão. Santos! Santos! Agora Quem dá a Bola é o Santos

Olá amigo fã do esporte. Como mencionamos no título parte do hino do Santos, "Agora quem dá a bola é o Santos". O ano de 2010 está sendo pelo menos neste início de temporada, o ano do Santos. O time da Vila é a sensação do futebol brasileiro. Comandados por Dorival Júnior, o time conta com uma zaga que tem o xerife Edu Dracena, o experiente Leo, um meio campo com toque de bola refinado com o jovem Paulo Henrique Ganso e um ataque veloz, driblador, com muita ginga e a cada gol uma dancinha diferente. Robinho, Neymar e André estão fazendo os zagueiros rebolarem e deixando os goleiros de cabelo em pé. Enfim, fortíssimo candidato ao título paulista após obter duas vitórias sobre o time das estrelas do São Paulo. Para os apaixonados pelo time da Vila Belmiro vamos conhecer um pouco mais esse clube. O Santos foi fundado em 14 de abril de 1912 quando três esportistas da cidade, Raimundo Marques, Mário Ferraz e Argemiro de Souza convocaram uma assembléia no Clube Concórdia para criação de um time de futebol. Depois de quase tudo certo, ficaram em dúvida entre colocar o nome de Concórdia ou Brasil Atlético. Mas nenhum dos dois nomes foram bem vindos e após mais uma conversas aclamaram por Santos Foot-Ball Clube. O primeiro jogo do Santos foi em 15 de setembro do mesmo ano. O Santos venceu por 3 x 2 o Santos Athletic Club, tradicional clube da cidade formado na época por Ingleses. Seu primeiro título paulista foi em 1935. Em se tratando de títulos os mais expressivos aconteceram nos anos 60. Nesta década o Santos foi Pentacampeão da Taça Brasil (Uma espécie de Campeonato Brasileiro da Época) em 1961/62/63/64/65. Bicampeão Sul-Americano Interclubes em 1962/63 e Bimundial Interclubes em 1962/63. Neste novo milênio foi Campeão Brasileiro em 2002 e 2004, Bicampeão Paulista em 2006/07. Em 1956 chegaria a Vila Belmiro, um menino então com 15 anos, que mais tarde conquistou o Brasil e o mundo, sendo considerado o atleta do século. Estamos falando de Pelé. Como citamos anteriomente as maiores conquistas do Santos foram quando este menino desfilava nos gramados. Pelé foi indiscutívelmente o maior ídolo do Santos e do Brasil. Mineiro de Três Corações, vestiu também a amarelinha onde foi campeão com a Seleção nas Copas de 1958/62/70. Além de Pelé outros grandes jogadores vestiram a camisa Santista e se tornaram ídolos. Entre eles podemos citar: Clodoaldo, Mengálvio, Mauro, Pepe, Serginho Chulapa, Gilmar, e mais recente Giovanni, Elano, Diego e o próprio Robinho. O maior artilheiro do Santos só podia ser ele, Pelé, com 1091 gols, seguido de longe, bem longe por Pepe, com 405. Em 2002 quando o Santos foi Campeão Brasileiro surgia a primeira versão dos Meninos da Vila. O time virou febre no Brasil com um futebol moleque e bem jogado, embalados por Diego e Robinho. E neste ano com Neymar, Robinho, André e Ganso é o que estão chamando de Meninos da Vila, versão 2010.
Pra você que é apaixonado pelo Santos passamos pra você um pouco desta sua paixão.

Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 18 de abril de 2010

Gui Escobar acerta mais uma!

Olá amigo fã do esporte, jogo de domingo na Ressacada anotem este nome, foi lá o palco da grande final do Returno do Catarinense. De um lado o Figueirense do bom treinador Marcio Goiano e do outro o Avaí de Chamusca.
O jogo foi tenso do início ao fim: afinal clássico é clássico e vice-versa como diria Miguel Livramento.
O gol do experiente Fernandes do Figueirense aos 41 minutos do primeiro tempo deu esperanças à torcida do Figueirense, que precisava da vitória.
Mas o Avaí, com a vantagem do empate por ter melhor campanha, conseguiu o gol da classificação em cobrança de pênalti de Davi, aos 16 minutos do segundo tempo.
A decisão do Campeonato Catarinense começa no próximo domingo, às 16h, na Arena Joinville. No domingo seguinte, o Avaí recebe o Joinville para o jogo decisivo, na Ressacada.
Não posso esquecer que as minhas previsões em janeiro indicavam uma final entre o JEC e o Avaí. Afinal de contas não posso esquecer de mencionar isto. Serão dois jogo eletrizantes e o JEC virá babando para cima do Leão da Ilha.
O ponto negativo da rodada foi o nosso editor chefe Ésser Lancelot que ao invés de se dirigir à Ressacada foi erroneamente para o Orlando Scarpelli achando que acompanharia o duelo do clássico. Erro primário de planejamento. A foto abaixo comprova a façanha. Ficamos sem acompanhamento direto do jogo e nosso editor aproveitou para faturar um hot dog no Estreito.


Gui Escobar, da China, para os Amigos do Massa.

Botafogo é Campeão Carioca 2010

Olá amigo fã do esporte. Depois de três anos, três finais, todas elas diante do Flamengo, na quarta final consecutiva o Botafogo do Mago Joel enfim conquista o campeonato carioca. O time da estrela solitária já havia ganho o primeiro turno, a Taça Guanabara, e se vencesse também o segundo era campeão direto. O último clube a conseguir essa façanha foi o Vasco em 1998. Se alguém achava que o jogo seria de cumpadres, para forçar uma final, se enganou. O jogo foi pegado, quinze cartões amarelos e dois vermelhos. O jogo era lá e cá, e aos 23 minutos, escanteio para o Botafogo. Antes da cobrança o juiz avisou aos jogadores que não queria empurra-empurra, muito menos agarra-agarra. Mas Ronaldo Angelim parece que não ouviu, e puxou com força o braço de Fábio Ferreira, pênalti para o Bota que Herrera bateu sem chances para Bruno. Andrade não gostou do que viu e em seguida sacou Toró e em seu lugar entrou Vinícius Pacheco. Faltando poucos minutos para o fim do primeiro tempo Michael fez ótima jogada pela direita e cruzou, Adriano desviou de cabeça, Jefferson deu rebote e o artilheiro do campeonato Vagner Love marcou seu 15º gol. A torcida rubro-negra delirou nas arquibancadas do Maraca. O segundo tempo continuou cheio de emoções. E aos 25 minutos o árbitro apontou falta inexistente de Willians em Edno. Na cobrança Maldonado puxou Herrera dentro da área. O juíz não hesitou e marcou penalidade máxima. El Loco abreu cobrou com extrema maestria "A lá Djalminha" e correu para o abraço. Botafogo na frente mais uma vez. O Fla não desanimou e após cruzamento na área do Botafogo, Ronaldo Angelim é seguro por Fahel. Mais um pênalti indiscutível. Adriano que voltava depois de quatro partidas cobrou no canto esquerdo de Jefferson, que se esticou todo e espalmou. Nos minutos finais o Flamengo pressionou muito mas não teve jeito. Botafogo segurou o 2 x 1e levantou a Taça Rio e por ter ganho também a Guanabara a torcida pode gritar com todo orgulho "É CAMPEÃOOOOOO!


Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Com Show da Catarinense Natália o Osasco Bate o Rio e é Campeão da Superliga

Olá amigo fã do esporte. Nesta manhã de domingo, jogando no belíssimo ginásio do Ibirapuera a equipe feminina do Osasco quebrou a série de quatro títulos consecutivos do Rio de Janeiro e sagrou-se campeã da Superliga de Vôlei Feminina 2009/2010. O jogo começou tenso com as duas equipes se estudando muito. Do lado do Rio a levantadora Dani Lins forçava as bolas para definição de Joycinha, que até então virava quase todas. Já do lado do Osasco as variações de ataque eram com Jaqueline, Adenísia e principalmente Natália. Um primeiro set equilibradíssimo, tanto que fechou em 25/23 para Osasco. O técnico Bernardinho acertou o time para o segundo set e deu certo. O time iniciou o set na frente do placar e permaneceu até fechar. Com bons ataques de Fabiana, Joycinha e Regiane o Rio fez 1 x 1 em sets com fáceis 25/18. Aproveitando o bom momento, o Rio veio com tudo no terceiro set. Só que desta vez Natália estava impossível. A menina no auge dos seus 20 anos jogava muito. Simplesmente virava todas. Mas ela só não conseguiu derrubar a força de Érica, Joycinha e Fabiana e o Rio fechou em 25/19. O Osasco não desanimou e retornou para o quarto set com intuito de vencer e decidir o campeonato (a final era jogo único) no tie-break. E com espetaculares pancadas de Jaqueline e Natália o Osasco não deu chances para o Rio e venceu o quarto set por 25/13. Concentração total, e agora é coração. O Rio abriu 4/0 no set desempate. Com cinco pontos seguidos de Natália o Osasco virou para 5/4. Desequilibrou o time de Bernardinho. E ao virar de lado da quadra o Osasco estava com 8/6. Com ótimas jogadas de Jaqueline e um bloqueio eficiente de Adenísia o Osasco fez 13/10. O título era uma questão de tempo. Natália fez mais um ponto se tornando a maior pontuadora do jogo com 29 pontos. E no último lance do jogo, Regiane bate pra fora e o Osasco fecha o tie-break em 15/12, e o jogo em 3 x 2. A torcida vibra e o Osasco é campeão da Superliga Feminina de Vôlei. Daqui quinze dias teremos a final masculina e o Blog Amigos do Massa não vai perder um só lance.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Fantástico GP da China

Emoções não faltaram ao GP da China. Logo na largada todos os carros com pneu slick e um prelúdio da chuva que se aproximava. Bastou a largada, Alonso que estava em 3o. avança antes do tempo e rouba a primeira posição de Vettel. Na terceira volta a chuva começou e parecia apertar, todos os pilotos vão para os boxes a exceção das Renaults, de Button e Rosberg. Foi o suficiente para Rosberg e Button, que optaram em não trocar os pneus, para assumirem as duas primeiras posições. Pois bem a chuva que veio logo em seguida parou e a pista pouco molhou, quem havia colocado pneu para chuva teve que voltar aos boxes mais uma vez para colocar os pneus slicks, enquanto isso Button e Rosberg disparavam na ponta. Alonso, por ter queimado a largada, ainda teve que realizar um stop and go. Schumacher e Hamilton, protagonizaram uma das melhores disputas com ultrapassagens e trocos e sucesso do inglês sobre o alemão por duas vezes. A corrida se desenrolava Hamilton, Alonso e Felipe Massa realizando várias ultrapassagens. Na 20a. volta ela voltou. Ela quem? A chuva. A chuva apertou e a turma teve que novamente voltar aos boxes. 100% dos pilotos colocaram os pneus para chuva. Num lance capital da prova, Alonso ultrapassou jogando o carro de Felipe Massa na grama, para ter seus pneus trocados antes do brasileiro. Isto vai dar o que falar durante a semana.
Daí para frente era cada um por si. Conseguiram as melhores posições quem poupou melhor os pneus. O pódio final da corrida teve: Button em 1o., Hamilton em 2o., Rosberg em 3o.
Alonso chegou em 4o., Kubica em 5o., Vettel em 6o.. Filipe Massa foi o 9o., Barrichelo o 12o. e Bruno Senna o 16o.
O campeonato agora tem novo líder Jenson Button com 60 pontos, seguido de Rosberg com 50 e Alonso com 49 pontos. Hamilton também tem 49, Vettel 45 e Filipe Massa 41. Button é agora o nome a ser batido, o inglês que apesar de campeão, chegou com pinta de 2o. piloto na McLaren é o novo líder do campeonato com 2 vitórias em 4 provas.
Nos vemos daqui a três semanas no GP de Barcelona.
Gui Escobar, a caminho da África do Sul, para os Amigos do Massa.

Grandes Nomes do Esporte!

Há quem o compare a Pelé, Michael Jordan e Kelly Slater dada a suas habilidade no skate.
Seu nome: Tony Hawk.
Um fenômeno no skate. Tony é o dono de 12 campeonatos mundial de vertical, três campeonatos mundiais de Street Style e oito X-Games. Tony ficou conhecido dado o seu ineditismo nas pistas da halfpipe. Foi também o primeiro skatista a conseguir o feito de concluir um 900, manobra em que o skatista rotaciona o equivalente a duas voltas e meia em torno do próprio eixo do corpo no X-Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas.
Outra inovação foi a sequência de jogos para videogames que lançou com seu nome em parceria com a empresa de Jogo Activision. Tony participou de programas de televisão, campanhas publicitárias a filmes como Jackass. Hoje aos 42 anos Tony é uma celebridade americana.

Tony Hawk, um monstro sagrado, e um grande nome do esporte.

A partir da próxima semana estarei iniciando minha coluna preparativa para a Copa do Mundo 2010 com a série Grandes Nomes das Copas.

Gui Escobar para os Amigos do Massa.

sábado, 17 de abril de 2010

Spurs are going to go the party!

Olá você Amigo do Massa, que final de campeonato, quando tudo parecia estar nas mãos do Chelsea, ele perde por 2 a 1 para o Tottenham. O campeonato ficou aberto e a cada gol dos Spurs como diz Rodrigo Bueno, os “Diabos vermelhos faziam a festa no Inferno”. Agora o Manchester United está a 1 ponto do Chelsea, faltando três rodadas. Jogo estava parelho, até a hora que marcaram um pênalti que não existiu em cima do Capitão Terry. Jermain Defoe marcou e deixou Cech fora da foto, logo ainda no primeiro tempo, um gol bonito de Gareth Bale cortando o lateral Paulo Ferreira e metendo no canto direito do goleiro. Segundo tempo inicia, Terry foi expulso logo aos 21 minutos, e o gol dos Blues saiu nos acréscimos, por Frank Lampard que não jogou nada por sinal. O melhor do Chelsea foi Malouda, porém Drogba, Ballack e Cia deixaram a desejar na reta final. E o Tottenham surpreendendo na rodada final, vencendo os gigantes que lutavam pelo título, Arsenal e agora Chelsea, na próxima rodada será outro gigante, Manchester United. Amanhã teremos Wigan e Arsenal, Liverpool e West Ham para fechar a rodada. Pegando fogo na Premiere League! ABRAÇO!

Premier League!

O Campeonato Inglês vem chegando ao seu fim, e o Chelsea cada vez mais perto do título. Na última rodada o time que estaria mais perto caso vencesse era o Arsenal, mas foi surpreendido pelo arqui-rival Tottenham. United que ficou em segundo no final da rodada, venceu no derby in City of Manchester. Com um jogo que deixou a desejar, Scholes marcou aos 92 min e deixou ainda o Manchester United na briga com o Chelsea pelo tetracampeonato Inglês, Cristiano Ronaldo realmente fez falta para o time, que ainda possui Rooney, mas será o suficiente? Chelsea pega o Tottenham, acredito que vai ser um grande jogo, pois Tottenham busca ficar entre os quatro para garantir a vaga na pré Champions League, já o Chelsea caso vença, estará praticamente com as mãos na taça, faltando três rodadas, os Blues podem manter os quatro pontos de diferença do segundo colocado. E o Liverpool? O time dos Beatles deixou a desejar muito esse ano, com jogadores de seleção de Copa do Mundo, não possui regularidade e fez uma das suas piores campanhas de toda sua história. Está na briga pela vaga da Copa Uefa, porém um trunfo na manga, é estar ainda na competição desta temporada, que caso ganhe o título, automaticamente consegue uma vaga para a Champions League da próxima temporada. Vamos ficar ligado nas últimas rodadas do campeonato de futebol mais tradicional do planeta. ABRAÇO.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Parecia Ser Apenas um Jogo de Copa do Brasil

Parecia ser apenas um jogo de Copa do Brasil, uma 5a. feira, Palestra Itália lotado de um lado o Palmeiras de Antônio Carlos e de outro o Atlético Paranense de Paulo Baier.
Aos 30 minutos do primeiro tempo o lance capital do jogo. Cobrança de escanteios contra o gol palmeirense. Paulo Baier cobrava os escanteios tentando o gol olímpico tanto na primeira quanto na segunda trave. Jogada muito bem ensaiada do time paranaense e Paulo Baier muito preciso na batida da bola a colocando onde bem entendia. Foram quatro cobranças sucessivas.
Numa delas os zagueiros do Palmeiras Danilo e do Atlético Paranaense Manoel se desentendem. Danilo empurra Manoel que no revide tenta uma cabeçada no palmeirense e por último os dois lances capitais. Danilo ofende Manoel de: "Macaco do car****" e desfere contra ele uma cusparada.
De imediato e no término do primeiro tempo Diego Souza e Marcos do Palmeiras intervém e tentam acalmar Manoel.
Danilo que já jogou no Atlético Paranaense foi companheiro de Manoel que o substituiu em sua mudança para o Palmeiras.
Outro mal exemplo o próprio técnico do Palmeiras Antonio Carlos já cometeu o racismo quando atuava como zagueiro pelo Juventude.
O fim do jogo 1 a 0 para o Palmeiras.
Manoel compareceu à delegacia de polícia alegando racismo.
Este assunto precisará ser investigado tanto na esfera desportiva quanto judicial. Se acusado de racismo Danilo poderá até ser condenado de 1 a 3 anos de prisão.
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Superliga de Vôlei Feminino: Rio de Janeiro x Osasco, Uma Final de Tirar o Fôlego

Olá amigo fã do esporte. Voltamos a falar de Superliga de Vôlei Feminino. O Rio de Janeiro do todo poderoso Bernardinho, vai disputar sua nona final de Superliga. A vaga veio depois de um jogão diante das meninas do São Caetano. No primeiro set os erros do São Caetano fizeram a diferença, foram 14 pontos no total e o Rio fechou em fáceis 25/15. Por incrível que pareça no segundo set quem cometeu vários erros foi o time do Rio, aproveitando-se do momento o São Caetano fechou em 25/20 e 1 x 1 em sets. Após algumas broncas de Bernardinho o Rio se acertou, Joycinha virava todas, foi o destaque no set e o Rio fechou em 25/14. O quarto set foi equilibradíssimo e foi disputado ponto a ponto tanto que fechou em 26/24 para o São Caetano. Com o placar em 2 x 2 em sets, os times foram para a disputa do tie-break. De um lado Fabiana fazia a diferença no Rio, virando todas. No São Caetano, Fofão insistia com bolas de segurança para Sheilla. Mas não adiantou e o Rio fechou o set desempate em 15/08 e o jogo em 3 x 2. Rio de Janeiro na Final. No outro jogo das semi o Osaco enfrentou o Pinheiros. Comandadas pela jovem Natália, destaque da competição o Osasco fechou o primeiro set sem maiores problemas, pelo placar de 25/19. No segundo set o Pinheiros até esboçou uma reação. Mas apenas esboçou porque o Osasco acertou a mão e fechou em 25/20. No terceiro set as meninas do Osasco abusaram do excesso de confiança, Natália estava irreconhecível e o Pinheiros se aproveitando dos erros aplicou 25/19. No quarto set o Osasco voltou a jogar bem e fechou o placar em 25/15, o jogo em 3 x 1, e carimbou o passaporte para a final. Rio de Janeiro x Osasco. Essa final promete e nós não vamos perder um só lance.

Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Flamengo X Botafogo Fazem a Final da Taça Rio

Olá amigo fã do esporte. Mais uma vez Flamengo x Botafogo em jogo decisivo. Desta vez a disputa é pela Taça Rio. Mas para o Botafogo a vitória é levar de vez o título do Estadual para General Severiano. Para o Flamengo a vitória traz o título da Taça Rio, e daí em diante é correr atrás de mais um título do Carioca 2010. E como essas equipes chegaram para disputar essa que será uma batalha das duas melhores equipes até o momento? O Botafogo no sábado enfrentou o Fluminense e venceu o confronto por 3 x 2. O Flu poderia pelo menos levar a partida para as penalidades máximas, mas Fred cobrando pênalti disperdiçou a oportunidade. Já no domingo, um jogo polêmico, reclamação pra cima da arbitragem por parte do time cruz maltino. O Flamengo tomou as rédias do jogo e abriu o placar com Vagner Love. Em uma arrancada explêndida o artilheiro do amor tocou na saída do guarda metas do Vasco, e a bola foi num bailar suave para o fundo das redes. O Vasco buscava o empate antes do fim do primeiro tempo e conseguiu. Após cobrança de escanteio eis que surgi o zagueiro vascaíno no meio da zaga rubro-negra e de cabeça marca. Indefensável para Bruno. O Flamengo conseguiu o segundo gol através de cobrança de pênalti de Vagner Love. Mas o lance do pênalti foi duvidoso, pois Leo Moura encenou mais do que devia e o juiz foi na onda do lateral. E pra fechar as trapalhadas do árbitro, em um ataque Vascaíno a bola foi alçada na área e a bola toca no braço de Toró, mas o juiz nada marcou. O Flamengo que não tem nada a ver com o juiz vence mais uma e está na final da Taça Rio. Para o Vasco só resta lamentar.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semi-Final do Returno

Olá Amigo do Massa fechando o que de bom rolou no 2o. jogo das semi-final do returno do Catarinense entre Figueirense e Joinville. Vamos ao que de bom aconteceu no jogo:
O Figueirense segurou o empate por 0 a 0 com o Joinville, neste domingo, no Orlando Scarpelli, e garantiu sua passagem à final do returno do Campeonato Catarinense, que acontece no próximo domingo, contra o Avaí, na Ressacada, como antecipado pelo Editor desta coluna no último sábado. O JEC, como campeão do turno, vai ficar aguardando o vencedor deste confronto para conhecer o seu adversário da grande decisão do campeonato.
Um jogo equilibrado e alguns lances de gol. Grande partida do arqueiro Wilson do Figueira. Teremos clássico na final do returno.
Acompanhei este jogo no estádio Orlando Scarpelli a convite da Federação Catarinense de Futebol. De fato a torcida alvi-negra compareceu em peso e comparecerá com mais peso ainda na final do returno contra o Leão da Ilha.
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

domingo, 11 de abril de 2010

Por Onde Anda?

Olá amigo fã do esporte. Faltando 60 dias para a Copa do Mundo, a partir de hoje o quadro "Por Onde Anda?" será com jogadores que vestiram a amarelinha. E hoje vamos começar com Eduardo Gonçalves de Andrade, pelo nome fica difícil, mas se falarmos Tostão, todo mundo lembra. Nascido em Belo Horizonte, começou a carreira no América-MG, antes de ser contratado pelo Cruzeiro. Tostão foi um dos melhores jogadores que vestiram a camisa do Cruzeiro. Foram 10 anos de dedicação ao clube da Toca da Raposa. O jogador desfilou e brilhou nos gramados do Brasil. Jogou também no Vasco da Gama, sendo uma das contratações mais caras da época. Infelizmente sua carreira foi interrompida por um problema no olho esquerdo. Em uma partida contra o Corinthians, o craque foi atingido por um potente chute do zagueiro do Timão e comprometeu sua retina. No auge dos seus 27 anos Tostão abandonava o futebol, sob o risco de ficar cego. Mas não podemos esquecer da sua passagem pela seleção. Em 1970 Tostão escreveu sua história no futebol. Ao lado de Clodoaldo, Pelé, Gérson, Rivelino e Jairzinho encantou o mundo e ajudou a seleção a ganhar a Copa e o Brasil foi tricampeão, numa goleada sobre a Azurra por 4 x 1 na final. Após encerrar a carreira Tostão formou-se em Medicina, e passou a exercer a profissão. Logo após também começou a trabalhar como comentarista esportivo e cronista. Hoje, Tostão é muito respeitado neste meio, sendo requisitado pelos mais variados meios de comunicação.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Meu time, minha paixão. São Paulo Futebol Clube.

Olá amigo fã do esporte. Em homenagem ao nosso editor-chefe, Esser Lancelot, o quadro de hoje vai falar da paixão dele, o tricolor paulista. E como diz o hino "Tu és forte, tu és grande, dentre os grandes és o primeiro". Realmente o São Paulo Futebol Clube pode ser considerado o primeiro do Brasil, pois vem acumulando títulos importantes,em consequência disto conquistando também um legião de novos torcedores e já se fala que muito em breve o tricolor paulista terá a maior torcida do Brasil, superando a do Flamengo. Um pouco da história do clube. Em 1900 foi fundado o Clube Atlético Paulistano, e na época era considerado o "bicho-papão" do início do século. O time era amador e o clube não aceitava que seus jogadores se profissionalizassem e acabou fechando as portas. Nesta mesma época surgia a Associação Atlética das Palmeiras, que passou pelo mesmo problema do Paulistano. Em 1930 dirigentes do Paulsitano e da Associação Atlética das Palmeiras resolveram se unir e surgiu o São Paulo da Floresta. Anos mais tarde o São Paulo da Floresta se viu endividado e foi obrigado a realizar uma fusão com o Tietê. Em 14 de maio de 1935 houve a extinção oficial do clube, mas o amor de alguns sócios fez com que o futebol se mantivesse e fundaram o Clube Atlético São Paulo, que em 16 de de dezembro do mesmo ano passaria ser o São Paulo Futebol Clube, com as cores vermelho, preto e branco que conhecemos hoje. Em matéria de conquistas, no cenário brasileiro o São Paulo é imbatível. Destacamos os mais importantes: São 21 títulos Paulistas, 6 títulos Brasileiros, (considerado pela CBF, como o único hexa-campeão), 3 Libertaadores da América e 3 Mundiais Interclubes. O mascote do São Paulo é o Santo "São Paulo". O atual ídolo do tricolor é sem dúvida Rogério Ceni, o atual goleiro foi o jogador que mais vestiu a camisa do São Paulo até hoje. São 857 partidas, está no tricolor há 18 anos, recorde de jogador que mais tempo atuou. Mas outros jogadores também foram ídolos em seus tempos. Casos de Waldir Perez, Zetti, Cafu, Müller, Careca, Cerezo, Mario Sérgio, Raí, Serginho e Leônidas da Silva. Possui estádio próprio, o Cícero Pompeu de Toledo, popular Morumbi. O estádio tem capacidade para 80.000 pessoas com total segurança e conforto para seus torcedores. Sem dúvida a estrutura do São Paulo é um clube que serve como espelho para muitos outros grandes clubes do Brasil. Esse foi mais um "Meu time, minha paixão".
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Balanço Geral do Catarinense

Olá amigo do massa e fã do esporte, depois de um longo período dde ausência vamos a um resumão de tudo que tem acontecido pelo Catarinense 2010, um dos poucos campeonatos em que o campeão de turno e returno ainda joga uma final, de fórmula mirabolante, o Catarinense na última 4a. feira chegou a sua rodada final do returno e de lá aconteceu o que se previa o Imbituba foi a Brusque a saiu de lá com um 3 a 0 nas costas. De quebra, o time do litoral perdeu os três jogos finais do returno e não conseguiu fazer sequer 1 pontos em 9 possíveis deixando no colo do Brusque a vaga na semi-final do returno. O time da Zimba já dispensou jogadores e o técnico e irá se preparar agora para os torneios do 2o. semestre. O Brusque, que ultimamente, só joga sem Viola venceu as três últimas partidas e se classificou para a semi-final para encarar o Avaí, que empatou e despachou o Metropolitano na última 4a. feira.
O Figueira, goleou o Tigre no Scarpelli por 5 a 0 e garantiu a primeira posição na tabela e com isso Felipe Oliveira, o muso do Catarinense, perdeu o posto de artilheiro do certame, que agora é ocupado pelo jovem William do Figueira, com 13 gols.
O Joinville também triscou uma vaga na semi-final e enfrentará o Figueirense.
O Ibirama ficou pelo meio do caminho e Chapecoense e Juventus seguem rumo a 2a. divisão já rebaixados na rodada anterior. Os duelos das semi seriam: em Florianópolis Avaí e Brusque, que não viria com Viola e sim com o atacante Pantico. E também na Ilha Figueirense e o ressurgido Joinville de Mauro Ovelha.

Duelo 1 da Semi-Final: Avaí x Brusque.
O Bruscão, vinha embalado, e tinha pela frente um time de série A. O jogo foi empolgante digno de uma semi-final. O resultado comprova o Avaí venceu por 4 a 3.
Os gols que garantiram a classificação do Avaí foram marcados por Sávio, Rudnei e Vandinho (duas vezes). O Brusque reagiu com Diogo Oliveira e Pantico e chegou ao empate com gol do zagueiro Rogélio.
O resultado do Duelo 2 da Semi-Final conto para vocês amanhã. E como ainda há tempo acredito que teremos um clássico na final da returno. Vamos aguardar para ver o que acontecerá.

As novidades: o Criciúma sob nova gestão apresentou esta semana seu novo comandante: Argeu, que vinha com bela campanha sob o comando do São José no Gauchão. O ex-zagueiro que jogou no Inter, Palmeiras, Santos, em Portugal e no Japão é um ótimo nome para o comando do Tigre que precisa se reerguer e terá missão árdua na Série C do Brasileirão.
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Who is Dwight Howard?

Olá você amigo fã de esporte! A temporada regular da NBA está perto do fim, e os amigos do massa não irão ficar de fora, mas agora vamos conhecer outro astro grande candidato ao título. Dwight David Howard nasceu no dia 8 de dezembro de 85, joga hoje como pivô do Orlando Magic, foi o primeiro escolhido no draft de 2004, já obtém uma série de recordes individuais e titular absoluto na seleção americana. Conhecido também como superman, quando venceu o campeonato de enterradas com a roupa de super homem. O pivô do Magic, aos 23 anos, se tornou o jogador mais jovem da história da NBA a conseguir a marca de cinco mil rebotes. Howard chegou aos 5007 ressaltos, ultrapassando o recorde de precocidade de Wilt Chamberlain, que só passou a marca aos 25 anos. Dwight obtém a medalha de ouro na China junto com as outras grandes estrelas do basquete mundial. No último ano, Dwight comandou o Orlando até a grande final contra os Lakers, porém saiu sem a vitória. A cena, melancólica da derrota, para Howard foi inspiradora para que volte melhor nessa temporada. Ainda em desenvolvimento, Howard acredita que terá várias chances para conquistar o título da NBA e citou o Lakers que perdeu para o Boston em 2008 para voltar mais forte e vencer em 2009. Dwight teve médias de quase 20 pontos, 20 rebotes e cinco bloqueios na série. Isso é assustador, e ele só tende a melhorar. Com 11 pontos e 10 rebotes, Dwight Howard se tornou o primeiro jogador a ter 22 double-doubles na história dos playoffs. Esse é mais um super astro candidato ao título, agora você Amigo do Massa já conhece. ABRAÇO!


Chapecoense na Segundona

Olá amigo do Massa e fã do esporte, ontem tivemos a penúltima rodada do Catarinense. Todos os jogos no mesmo horário: as 16h de domingo.
Times brigando por vagas no quadrangular semi-final e times brigando para não cair. Em Chapecó o jogo mais esperado da rodada de um lado o Figueirense, que mudou de cara com a chegada do téc. Marcio Goiano buscando manter-se na liderança e de outro lado a Chapecoense, brigando diretamente com o Brusque, para não cair. O empate para os dois times era ruim, para o Figueirense significava uma possível perda de liderança e para o time de Chapecó risco eminente de rebaixamento. O time do oeste manteve a mesma tática utilizada quando jogou em Imbituba na última rodada, arriscando com vários chutes da intermediária esperando por algum vacilo do arqueiro Wilson do Figueira. O jogo foi equilibrado com boas chances para os dois times e com muitos passes errados na meia-canxa. Mas no fim quem mesmo levou perigo e quase marcou foi o Figueirense: aos 31 minutos, Ernane bateu falta para o Figueirense e a bola foi no travessão. Aos 38, Jean Carioca driblou o zagueiro e perdeu uma chance incrível de marcar.No último lance do jogo, Coutinho arriscou uma bomba da intermediária e arriscou o travessão. No lance seguinte, o mesmo jogador recebeu cruzamento e cabeceou com perigo, mas a bola saiu raspando no travessão. Fim de jogo em Chapecó: 0 a 0 e a queda do verdão pois em Blumenau, o Brusque que brigava diretamente pelo rebaixamento fez o que parecia impossível despachou o Metro que estava invicto em casa. Sem Viola o Brusque fez 2 a 0 para cima do Metropolitano deixando os blumenauenses distantes do quadrangular semi-final e batendo a invenciabilidade nos domínios do Metropolitano. Com a vitória o Brusque agora encostou no G4 e passar a brigar por uma vaga na semi-final no confronto direto com o Imbituba em Brusque.
Na Ressacada, em domingo de Páscoa, não faltou chocolate. O Avaí que havia feito as pazes com a torcida após desbancar o Coritiba no duelo da Copa do Brasil sapecou um sonoro 5 a 0 para cima do Ibirama e assumiu a liderança do returno com 16 pontos. O Ibirama deu também praticamente adeus a uma vaga no quadrangular semi-final. O nome do jogo: Vandinho que marcou três gols no jogo, no dia em que o téc. Chamusca do Avaí abandonou o esquema 3-5-2 e assumiu de vez o 4-4-2.
Nos demais jogos: o JEC fez o esperado e venceu em Jaraguá o Juventus por 3 a 2. E em Criciúma: o Tigre garantiu a permanência na primeira divisão vencendo o Imbituba também por 3 a 2 e assumindo a 4a. posição no G4. O Imbituba, por sua vez, perdeu a segunda partida consecutiva.
A pontuação do returno é a seguinte: Avaí - 16 ptos, Figueirense - 15 ptos, Imbituba - 12 ptos e Criciúma - 12 ptos.

O artilheiro da competição é: Felipe Oliveira do Imbituba com 12 gols marcados no certame.

Gui Escobar para os Amigos do Massa.

domingo, 4 de abril de 2010

O que rolou no GP da Malásia

Olá Amigo Fã do Esporte, após um treino atípico com chuva e principalmente com as McLaren e as Ferrari largando nas últimas filas muito se esperava por uma tempestade tropical na prova da Malásia que não aconteceu.
As RBR's haviam feito bom treino largado nas primeiras posições do grid com Webber na pole. Ainda na largada Vettel superou o companheiro de equipe Webber e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg, da Mercedes completou o pódio. No fim do grid um duelo de quatro titãs L. Hamilton, F. Alonso, Felipe Massa e Jenson Button. Na largada Massa superou Alonso e Button e seguiu na cola de Hamilton. Hamilton disparou e nas primeiras voltas já era o 10o. Massa pulou para 14o. seguido por Button e Alonso.
Quanto aos demais brasileiros nenhuma grande novidade: Barrichello teve problemas na largada, sem largar com seu Williams e perdeu muitas posições. Terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram chegaram ao fim de uma prova pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.
A recuperação de Massa teve como obstáculo o suíço Sebastien Buemi. O brasileiro passou várias voltas atrás do suíço em sua prova de recuperação
E o Schumacher? O Alemão que vinha fazendo corrida discreta, quebrou na 10a. volta e não completou a prova.
Vieram as paradas nos boxes e a briga entre Button e Alonso era ferrenha, até a quebra do espanhol a duas voltas do fim da prova.
Fim de prova: dobradinha das RBR's, Vettel venceu a prova, seguido por Webber e Rosberg. Hamilton foi o 6o. e Felipe Massa foi o 7o. liderando agora o campeonato com 39 pontos seguido por Alonso e Vettel que possuem 37 pontos. Jenson Button foi o 8o., e completando a lista dos pontuadores: Jaime Alguersuari em 9o. e Nico Hulkenbergem em 10o.
A Ferrari lidera o mundial de Construtores seguida pela McLaren.

Gui Escobar, de Sepang na Malásia e a caminho de Criciúma, para os Amigos do Massa.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Raio X do Catarinense 2010


Resgato minha prancheta para validar o que escrevi no dia 10 de janeiro de 2010. Na ocasião abri minha coluna com algumas previsões do Catarinense 2010. Minhas expectativas e projeções. Tudo isto ficou arquivado em minha prancheta e a busquei para validar com você fã de esporte o que vem acontecendo no Catarinense 2010 três meses depois.
Raio X:
Time favorito ao título: Avaí. Em minha opnião correm por fora a Chapecoense e o Joinville.
Parcial. Tudo ainda está indefinido. O JEC já está na final. O Avaí faz boa campanha. Agora a Chapecoense, erro do Escobar, o time de Chapecó briga sério contra o rebaixamento.
Que jogador pode ser destaque na competição? Vandinho (Avaí). Fernandes do Figueirense corre por fora na disputa. Aos 31 anos o meia ainda surpreende.
Erro. Vandinho não tem feito boas partidas e tem marcado poucos gols. Fernandes se machucou logo no início da competição. O destaque vem sendo o atacante Felipe Oliveira do CFZ Imbituba que segue disparado na artilharia do certame.
Qual o time com melhor estrutura? Apesar do time que foi parcialmente desmontado a participação do Avaí na série A o credencia. A pré-temporada que vem fazendo no RS e os sócios são dois pontos fortes.
Acerto. O Leão da Ilha apesar de não ter mostrado um futebol de primeira, tem uma ótima estrutura dadas as circunstâncias do campeonato. Os sócios tem lotado a Ressacada.
Qual a pior estrutura? O CFZ Imbituba que quase abandonou a disputa pela falta de dinheiro, ainda está com o estádio inacabado para a disputa. O Juventus de Jaraguá, que é o outro debutante do certame, também poderá ter dificuldades.
Acerto. O CFZ Imbituba mostrou dificuldades iniciais. O estádio foi entregue as pressas e o time demanda recursos para investimento. A torcida local tem lotado o Ninho da Águia diante da ótima campanha da equipe. O Juventus também teve dificuldades e já está rebaixado.
Quem poderá surpreender? Voto em dois times: o Atlético de Ibirama e o CFZ Imbituba, que jogando em Imbituba, poderá surpreender os grandes no estadual. Todos o colocam como um virtual rebaixado.
Acerto. O Ibirama disputou uma das vagas na semi-final do 1o. turno com o Avaí, não chegando a final. O Imbituba é o grande destaque do estadual. Praticamente imbatível em casa e com um ótimo retrospecto, tem surpreendido e assustado muitos no estadual.
Um jogador revelação? Acredito em Adílson do CFZ Imbituba, um excelente goleiro, e em William do Joinville.
Erro. Rafael Tésser do Joinville é para mim a grande revelação na lateral-direita.