domingo, 31 de janeiro de 2010

Clássico Alucinante no Rio. Em Noite do Imperador, Fla vira pra Cima do Flu e Mantém 100% de Aproveitamento

Olá amigo fã do esporte. Um jogo pra ficar na memória do torcedor rubro-negro. Um clássico de tirar o fôlego, digno de dois grandes times do Brasil. De um lado o Flamengo com seu ataque formado pela dupla Adriano e Love, do outro um Fluminense sem Fred, (desfalque de última hora) mas muito motivado e com um grupo consistente com seus guerreiros Conca, Alan, Maicon e Julio César. Um jogo com dois tempo bem distintos. O primeiro dominado pelo Fluminense que abriu o placar aos 14 minutos com Alan. Petkovic não estava nos seus melhores dias, e não conseguia fazer a bola chegar em Love e Adriano. Por outro lado Maicon e Alan infernizavam a zaga rubro-negra. O Flamengo estava sem saída, e o Fluminense insistia. Pouco mais da metade do primeiro tempo a torcida tricolor já gritava olé, e aos 40 minutos Alan recebeu na área e Angelim cometeu pênalti. Conca bateu no alto e foi só correr para o abraço. O torcedor do Fla não via a hora de acabar a primeira etapa quando Juan invade a área e sofre pênalti. Adriano cobra e diminui. Mas aos 45 um balde de água fria foi jogado sobre a nação rubro-negra, quando em uma cobrança de escanteio, a zaga só observou, Alan ajeitou pra Cassio que só empurrou para o fundo das redes. Fim do primeiro tempo, e agora Andrade? Na volta do intervalo Andrade sacou Pet e Fernando e colocou Willians e Vinícius Pacheco. A mudança surtiu quando aos 6 minutos Vinícius Pacheco chutou forte no pé da trave. O Flamengo voltou enfurecido para o segundo tempo e aos 7 minutos depois de uma tremenda confusão na área Vagner Love fez o segundo do Fla. A torcida foi a loucura, e o Maracanã estremeceu. Neste embalo, um minuto depois do gol de Love, Vinícius Pacheco fez ótima jogada e encontrou Kleberson na segunda trave que só teve o trabalho para empurrar para as redes. Era o empate de um time que agora sim estava mais do que vivo no clássico. Aos 17 o Fla perde Álvaro, expulso. Tinha tudo para o Fluminense buscar o quarto gol, mas foi o contrário. E aos 37 Vagner Love deu ótimo passe a Vinícius Pacheco que encontrou Adriano no meio da área, e assim o Imperador não perde, é a virada do Fla. E para completar aos 44, Adriano recebe lançamento de Vinícius Pacheco e toca na saída do goleiro. Adriano, o nome do jogo, o Imperador reina no Maracanã. Final de jogo, Flamengo 5 x 3 Fluminese, o Fla segue 100% e assume a ponta isolada do grupo A da Taça Guanabara com 15 pontos.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Cafe da manhã com título de Tiago Fernandes

Olá Amigo do Massa e fã do esporte, não poderíamos começar o sábado de maneira melhor. E começamos com título e de uma promessa, seu nome: Tiago Fernandes, um prodígio de 17 anos. O brasileiro é o primeiro jogador latino-americano a ganhar o torneio juvenil do Aberto da Austrália, após a vitória sobre o local Sean Berman, que jogava em casa, por 7-5 e 6-3.
Historicamente o torneio é dominado por jogadores australianos. Tiago enfrentou o verão australiano e pressão dos torcedores locais que estão a procura de um sucessor para Patrick Rafter e Lleyton Hewitt. Tiago, tem como ídolo o maior tenista brasileiro de todos os tempos: Gustavo Kuerten. "É um 'tio' incrível, tanto fora quanto dentro da quadra", disse o jovem campeão, que jogou ao lado de Guga no último torneio de duplas antes da aposentadoria do ídolo, no Aberto de Florianópolis em 2008."
Podemos dizer que foi uma semana Tiago com coroação no fim com o título. O caminho natual é que Tiago intercale torneios juvenis com alguns profissionais. Quem sabe podemos ter aí um novo Guga.

Gui Escobar para os Amigos do Massa.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Australia Open

Olá Amigos do Massa, mais uma vez direto de Melbourne para dar um giro pelo primeiro Grand Slam da Temporada. As finais foram definidas, vamos ver quais os favoritos ficaram para trás e para quem perderam. Men's Singles: Roger Federer (1) chegando em mais uma final de Grand Slam, o última competição do nível na qual o suíço não chegou a final foi em Roland Garos 2008, impressionante, um fenômeno. Federer venceu nas quartas o russo Nikolay Davydenko (6) por 3 a 1. Depois pegou Tsonga e venceu fácil por 3 a 0. Jo-Wilfried Tsonga (10) que foi guerreiro, chegou as semi com uma contusão e levou na força de vontade, vencendo o sérvio Novak Djokovic (3) por 3 a 2, jogo impressionante. Na estatística entre o confronto, Tsonga já vencia por 4 partidas a 2 contra Djokovic. Engraçado, pois o sérvio possui melhores números que o francês, mas na hora do confronto, Tsonga leva a melhor. Na outra chave tivemos Roddick perdendo para surpresa, Marin Cilic. Nadal mais uma vez ficou para trás, a série de contusões vem atrapalhando a carreira deste que parecia ser o único a bater de frente com o gigante Federer. O espanhol se retirou da partida, deixando Andy Murray chegar as semis após perder os dois primeiros sets e sofrer duas quebras de saque no terceiro. O escocês seguiu em frente, venceu a surpresa Cilic e está na final contra o suíço.Women's Singles: Serena Williams again, desta vez contra uma belga. Kim Clijsters? Não, a novidade agora é Justine Henin, a belga que não está entre as ranquiadas chegou a final. Justine bateu a que parecia imbatível, Nadia Petrova e a chinesa Jie Zheng. Serena como sempre, fortíssima, as meninas perto delas parece injustiça. A americana passou nas quartas pela Victoria Azarenka (7) e pela chinesa Na Li (16).Sorte aos finalistas, e que eles nos proporcionem um grande espetáculo. Esser Lancelot, de Melbourne, Austrália, para os Amigos do Massa. ABRAÇO!

Passando o pente fino no Catarinense!

Olá amigo fã do esporte, ontem fechamos mais uma rodada do campeonato catarinense. Surpresas não faltaram. O combalido Criciúma conseguiu seu primeiro ponto no certame. Após um empate suado em 2 a 2 com o Avaí o Tigre conquistou seu primeiro ponto na tabela e deixou o Moleque Travesso, o Juventus, com a lanterna na mão. Acompanhei o jogo do Tigre e posso dizer com propriedade que o ex-zagueiro Vílson e atual técnico do Criciúma terá trabalho duro pela frente. Seu time é muito inconsistente em campo, erra muitos passes e tem uma defesa bastante vulnerável. Em menos de 30 minutos do primeiro tempo o Avaí já vencia o jogo por 2 a0.
No estádio no Ninho da Águia, o Imbituba despachou o Metropolitano pelo placar de 1 a 0. Mais um jogo dramático na Terra do Surf, o garoto Mateus Ortigoza do CFZ Imbituba marcou aos 36 do segundo tempo e dali pra frente foi na base da retranca que o Imbituba garantiu mais três pontos em casa, conforme você acompanhou em nossa cobertura pelo twitter. Provalvemente a equipe do Metropolitano estava abalada pois ao chegar no estádio atolou seu ônibus. Não bastasse o transtorno os jogadores do Metropolitano se dirigiram para os vestiários a pé. Imbituba precisa de uma melhor infra-estrutura para continuar brigando forte na primeira divisão do Estadual.
No duelo entre Viola e Lima deu Viola, o experiente atacante marcou 2 gols e Lima 1 gol chegando ao gol 999 na sua carreira. Não foi o bastante, jogando em casa o Brusque saiu perdendo de 3 a 0. No fim do jogo Viola botou lenha na fogueira marcou 2 tentos, é um dos vice-artilheiros artilheiros do certame com 3 gols acumulados. Lima do JEC e Júnior Negrão do Figueira lideram a disputa com 4 gols marcados até o momento. Não foi o bastante para o Brusque, o JEC faturou 3 pontos e agora ocupa a vice-liderança com 9 pontos ganhos em 12 disputados.
Ainda na 4a. feira no jogo entre Juventus e Chapecoense deu Chapecoense. Vitória por 2 a 1 na Arena Condá em Chapecó. Com mais uma derrota o Juventus agora segura a lanterna do campeonato.
E para fechar a rodada o Figueira recebeu no Orlando Scarpelli o líder e invicto Atlético de Ibirama. O jogo acabou empatado em 1 a 1. O Figueirense jogou melhor participou para cima do adversário no entanto não conseguiu converter em gols as chances criadas. Com o resultado o Figueira está na 8a. posição da tabela com 4 pontos. E para agitar o Scarpelli tem jogador chegando no Furacão é o experiente Luciano Bilú, nome já conhecido da torcida.
Acompanhe na 2a. feira online a cobertura de Avaí e Imbituba pelo nosso twitter (twitter.com/amigosdomassa).


Gui Escobar para o blog Amigos do Massa.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Grandes Times, Verdadeiras Seleções. Santos o Primeiro Clube Brasileiro a ser Campeão Mundial

Olá amigo fã do esporte. Entre os grandes times que tivemos ao longo dos anos, não poderíamos deixar de citar o Santos da década de 60. Mais precisamente o time que foi Bicampeão Mundial em 1962/63. Em 1960 surgiu a Taça Libertadores e com ela surgia a Copa Intercontinental, que originou o mundial. No mesmo ano (em 1960) na Europa surgia a European Cup. Nesta época o futebol europeu era dominado pelos times da Espanha, Itália, França e Portugal. Exemplo disto era o Real Madri de Puskás e Di Stefano. Na primeira edição do Mundial o Real Madri levou a melhor sobre o Peñarol do Uruguai. Placar de 0 x 0 no Estádio Centenário e chocolate no Santiago Bernabeu, com elásticos 5 x 1. Em 1962 o Santos de Pelé conquistou pela primeira vez o mundo. Bateu o Benfica no Maraca por 3 x 2 e depois goleou por 5 x 2 no Estádio da Luz em Lisboa. Segundo Pelé essa foi uma de suas melhores exibições. Em 1963 o Santos bateu o Milan e se tornou Bi-mundial. Contra o Milan foram três partidas. Isto porque no primeiro jogo em Milão o Santos perdeu pelo placar de 4 x 2. Na volta no Maraca o Santos sem Pelé venceu de virada (após tomar 2 gols nos 20 minutos iniciais) e devolveu o placar de 4 x 2. Sendo assim a decisão foi para a terceira partida, realizada também no Maraca, e o Santos venceu por 1 x 0, gol marcado por Pepe, considerado na época como um dos maiores ponta-esquerda de todos os tempos. Entre os de 1960 e 1963 o Santos teve outras conquistas: Tricampeão da Taça Brasil (Uma espécie de Campeonato Brasileiro da época). Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão. (versão do torneio Rio/São Paulo dos anos 60). Tricampeão Paulista 1961/62/63. O time do Santos tinha seguinte formação, foto abaixo: Em pé da esquerda para a direita: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Um esqudrão digno de um "Grande Time, uma Verdadeira Seleção.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

A série tem seu terceiro capítulo hoje saindo das quadras passamos nas pistas do atletismo e nas pistas continuamos só que nas pistas do automobilismo para contar um pouco da história de Ayrton Senna da Silva.
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart, um presente que deveria ter sido dado à sua irmã, aos três anos de idade. Era um pequeno kart, com um motor de cortador de grama. Sobre o presente, Senna disse que "até então era uma brincadeira, e eu gostei da brincadeira", o que chamou de "seu primeiro contato com o esporte. Ayrton Senna era canhoto. Na juventude correu de kart, foi campeão da Fórmula 3 britânica e fez sua estreia na Fórmula 1 em 1984 pela inexpressiva equipe Toleman. Durante a fase de testes Senna já impressionava com os tempos obtidos.
Após o ano de estréia Senna passou para a Lotus em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas que lá esteve. Em sua segunda temporada na F1 pela Lotus em 1985 surpresas já causas. Na segunda corrida do ano, o GP de Portugal, disputado no autódromo de Estoril, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole position sob pesada chuva. Esta era uma de suas especialidades. Prost, que viria a ser na McLaren o seu grande rival, em segundo, abandonou depois de bater no muro. Senna conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica. Graças ao excelente motor Renault de treinos, Senna passaria a ser o "rei das pole positions". Senna terminou a temporada de 1985 em quarto lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, com 38 pontos e seis podiums (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares), além de sete pole positions.
Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1. Também com Alain Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo a de 1990 decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.
Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1993 saiu da McLaren e foi para a Williams, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo. Um dos piores finais de semana da Fórmula 1.
O histórico de Senna conta com 65 pole-positions, 41 vitórias e 614 pontos marcados em 161 corridas disputadas de 1984 a 1994. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco e sua impressionante exibição no chuvoso Grande Prêmio da Europa de 1993, na época com um carro inferior, são bons exemplos de seu talento ao volante. A primeira volta do GP da Europa de 1993 você vê no vídeo abaixo. Para mim a melhor volta de um piloto nas provas da F1.
Dedicado e competitivo ao extremo Senna afirmava sempre que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. Além de um grande piloto Senna foi e é um ídolo para muitos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Por Onde Anda?

Boa noite amigo fã do esporte. Ontem a equipe do Vasco da Gama aplicou uma sonora goleada no Botafogo, 6 x 0. E no ritmo imposto pelo gigante da colina, vamos ver por onde anda um grande jogador que fez história neste clube. Estamos falando de Bismarck Barreto Faria, ou como queiram, Bismarck. Revelado pelo Vasco no fim dos anso 80 o meia na época chegou a ser cogitado com uma das grandes promessas do futebol Brasileiro. Dono de passes precisos e de uma habilidade com a redonda incrível, aos 20 anos (1989) disputou a Copa América e no ano seguinte foi convocado por Lazaroni para disputar a Copa. Em 1993 transferiu-se para o futebol Japonês e foi jogar no Verdy Kawasaki. Encantados com seu futebol os japoneses do Kashima Antlers o levaram, onde ao lado de Zico se tornou ídolo no país do sol nascente. Após 9 anos no Japão, em 2002, por indicação do então técnico do Fluminense Oswaldo de Oliveira, Bismarck voltou ao Brasil. Com uma passagem curtíssima no tricolor das Laranjeiras, o jogador logo voltou ao Japão onde jogou até 2005, quando encerrou a carreira. Bismarck foi campeão da Copa América em 1989, no mesmo ano foi campeão pelo Vasco da Gama ao lado de Mazinho, Bebeto, Sorato e Luiz Carlos Winck. No Campeontao Japonês foi campeão em 1993, 1994, 1998 e 2000. Hoje Bismarck vive em Niterói, Rio de Janeiro, onde possui uma empresa que negocia jogadores com o exterior, principalmente com o futebol Japonês. Ao lado uma foto de Bismarck nos dias atuais, um pouco mais rechonchudo. Acima no Vasco Campeão Brasileiro de 1989 (Em pé: Mazinho, Luiz Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñonés, Marco aurélio e Acácio. Agachados: Willian, Sorato, Boiadeiro, Bebeto e Bismarck).

Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Catarinense de Vento e Polpa

Mais uma rodada do Catarinense só que desta vez foram menos surpresas. A Chapecoense desceu de avião no aeroporto Hercílio Luz foi até a Ressaca. O Avaí colocou em campo alguns dos titulares que participaram da campanha recente da série A. Era a reedição da final do campeonato do ano passado. Jogo amarrado. O Avaí muito lutou e no fim conseguiu com um tento de pênalti despachou a Chapecoense, fez 1 a 0 no final do segundo tempo e chegou aos 7 pontos na vice-liderança do estadual.
O Combalido Tigre foi até Blumenau e não foi páreo para o Metropolitano, no sábado a noite, tal como o Avaí o Metropolitano despachou o Tigre, 1 a 0 gol no fim do jogo e o Criciúma agora ilumina o campeonato com a sua lanterna.
Nos jogos de domingo na Arena Joinville, 2 a 1 para o Jec e show de Lima. É Lima neles! O atacante do Joinville voltou a marcar e a manter sua média de gols pelo JEC, praticamente 1 gol por jogo. O gol do Figueira foi marcado por Júnior Negrão, é o quarto dele no estadual. O JEC chega aos 6 pontos e o Figueirense estaciona nos 3 pontos com 33% de aproveitamento no certame.
Em Ibirama o Atlético sufocou o Imbituba, que a todos surpreendeu com a vitória sobre o JEC na última quinta-feira no Ninho da Águia. No bom estilo 1 vira 2 acaba o time de Gelson Silva, anotem este nome, Gelson Silva é um grande nome fora dos gramados. O Atlético de Ibirama após o 2 a 0 sobre o Imbituba assumiu a liderança do campeonato com 100% de aproveitamento e 9 pontos. O Imbituba estacionou na oitava posição com 3 pontos da vitória sobre o Joinville.
Em Jaraguá do Sul, gol do protagonista da rodada, Viola: o nome da fera. Foi no seu segundo jogo com a camisa 9 do Brusque que Viola balançou as redes. O atacante abriu o placar na goleada de 5 a 0 do time do Vale do Itajaí sobre o Juventus neste domingo, no estádio João Marcatto. Com o resultado, o Brusque termina a rodada na terceira posição, com seis pontos, enquanto o Juventus fica na vice-lanterna com um ponto, a frente apenas do Criciúma que, como dito, ainda não somou pontos.O Brusque marcou o primeiro aos 23 minutos com Viola. Aos 38 foi a vez de Pereira ampliar o placar. Na segunda etapa quem roubou a cena foi o lateral-direito Rogério Souza, que marcou duas vezes, aos cinco e aos 29 do segundo tempo, e Lourival "o Rambo", fechou o placar aos 35.
Gui Escobar, de Laguna Beach, para os Amigos do Massa.

Australia Open

Olá você Amigo do Massa, agora direto de Melbourne, trago tudo para você do primeiro Grand Slam da temporada, o Autralia Open. Com algumas surpresas impressionantes, jogo de destaque entre Andy Roddick (7) e Fernando Gonazalez (11). Primeiro vamos dar um giro pelos classificados e eliminados: no masculino, temos Federer e Hewitt nas oitavas, Djokovic e a surpresa Lukasz Kubot. Tsonga pega Almagro, Cilic venceu o atual campeão do US Open, Juan Martin Del Potro, em um jogo surpreendente, por 3 a 2. Murray já passou as quartas vencendo o John Isner, que tem aparecido muito entre as finais de Grand Slam, anotem esse nome. E o recordista de aces na temporada, perdeu para o atual número 2 do mundo, Rafael Nadal. Entre as meninas temos surpresas também, dentre elas a eliminação da Kim Clijsters que perdeu por fáceis 2 sets a 0 para Nadia Petrova, e a Dinara Safina se retirou do jogo contra a Maria Kirilenko com dores fortíssimas nas costas. Petrova vem embaladíssima, eliminou nas oitavas a número 3 do mundo, a russa Kuznetsova, fiquem de olho. Temos também nas oitavas as irmãs Willians fortíssimas, a atual vice do US Open, Caroline Wozniacki contra a chinesa Na Li. Justine Henin já passou pela gatíssima Yanina Wickmayer, e vai pegar a Nadia Petrova. As surpresas nas quartas será a disputa entre Jie Zheng e Maria Kirilenko. Destaque agora para o último jogo do sétimo dia de disputa, Roddick e Gonzalez nos proporcionaram um grande jogo, disputadíssimo. Roddick muito técnico correndo muito, e Gonzalez com uma direita incrível, muito forte. Recentemente o ex técnico de Gonzalez acertou com o Roddick para esta temporada, Gonzalez ficou sabendo pela internet, e se sentiu apunhalado pelas costas, não era por menos, isso apimentou ainda mais a disputa. Primeiro set foi do Roddick com a diferença de uma quebra de saque, e no segundo aconteceu a mesma coisa, só que para Gonzalez. Terceiro set Gonzalez abusou de sua direita, com pancadas incríveis, Roddick se defendendo muito bem, mas teve uma hora que cansou de correr e Gonzalez levou o terceiro set. o quarto set emoção não faltou, todos confirmando seus serviços e quando estava 6 a 5 para Roddick em um desafio, Andy venceu, houve muita discussão do Fernando junto ao juiz, o que acabou prejudicando ainda mais seu desempenho no último e decisivo set. Depois de duas quebras de saque, Andy Roddick vence a partida. Jogasso!!!!! Esser Lancelot, de Melbourne para os Amigos do Massa! ABRAÇO!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Carioca 2010 - Love Estreia no Fla, Marca Dois e dá Vitória ao Rubro-Negro

Olá amigo fã do esporte. Pela terceira rodada do campeonato carioca, 1º turno (o que equivale a Taça Guanabara) o Flamengo jogou no Engenhão diante do representante de Moça Bonita, o Bangu. Marcando o retorno de Leonardo Moura, Álvaro, Adriano e a estreia de Vagner Love. Por falar em Vagner Love, o atacante não decepcionou e marcou dois gols, que deram a vitória para o Flamengo. O primeiro gol saiu aos 18 minutos, de tanto o ataque rubro-negro insistir o gol acabou saindo. Fernando fez bela jogada e chutou forte no canto direito do arqueiro do Bangu, que espalmou e na sobra o oportunista Vagner Love conferiu. Explodindo de alegria os poucos mais de 14400 pagantes. Entre chances perdidas e ataques perigosos do Bangu o Flamengo só chegou ao segundo gol aos 45 minutos ainda no primeiro tempo. Bruno cobra falta para o ataque, Adriano subiu entre os zagueiros, raspou de cabeça e a bola sobrou novamente para Vagner Love, que desta vez driblou o goleiro e rolou a bola para o fundo da rede. Foi a consagração do jogador que na comemoração fez um coração com as mãos em volta do distintivo do clube, confirmando suas juras de amor quando apresentado. Já no apagar das luzes da etapa inicial, aos 49 minutos, Vinícius Pacheco comete penalidade máxima. Tiano bate e desconta para o Bangu. O Bangu iniciou o segundo tempo com mais objetivo e quase conseguiu o empate. O Flamengo só foi se encontrar na metade do segundo tempo. Faltando alguns minutos para o fim do jogo o Bangu foi só pressão, mas não o suficiente para furar a barreira rubro-negra. Final de jogo Flamengo, com três partidas e três vitórias 3 x 1 Bangu. Esta foi a terceira derrota consecutiva do time de Moça Bonita. A torcida do Flamengo eufórica cantava "Só Love, Só Love". Tivemos ainda hoje pelo Carioca, Resende 1 x 2 Madureira e Macaé x América (em andamento). Amanhã fechando a terceira rodada teremos: Boa Vista x Duque de Caxias; Friburguense x Tigres; Fluminense x Volta Redonda; Americano x Olaria e o clássico Botafogo x Vasco.



Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Catarinão 100% Emoção!

Fim da segunda rodada e início da 3a. rodada neste fim de semana.
O Campeonato Catarinense 2010 está empolgante, estádios lotados, bons jogos, confrontos com resultados imprevisíveis, demissão de técnicos, renúncia de presidente, enfim muita emoção em tão pouco tempo.
Ao fim da 2a. rodada o Criciúma perdeu em casa para o Atlético de Ibirama, 3x1 em casa, já acumulou 6 gols sofridos em 2 jogos. Fim de jogo, demissão do técnico Itamar e renúncia do presidente Édson Búrigo o Cascão na sequência. Antecipamos em nosso twitter esta demissão. O combalido Criciúma vai hoje a Blumenau enfrentar o Metropolitano no estádio do SESI.
O inoxidável Imbituba recebeu no Ninho da Águia o JEC e sapecou de virada um 2x1. Muita corrida dos jovens jogadores do CFZ Imbituba contra a experiência do JEC. O JEC, ainda abalado pela derrota para o Imbituba, receberá amanhã o Figueirense na Arena e o Imbituba sobe para encarar o Atlético fora. Acima um dos lances do jogo ocorrido no estádio Ninho da Águia. O Atlético que por sinal é o líder do certame.
Péricles Chamusca estréia hoje no comando do Avaí, que colocará em campo a base que participou da série A. Reedita-se hoje a final do ano passado o Avaí enfrentará a Chapecoense, que desta vez não ficará cansada da longa viagem até Florianópolis. Desta vez a Diretoria trabalhou direitinho e os jogadores chegaram em Florianópolis de avião.
Na 2a. rodada que estreiou também foi o craque Viola pelo Brusque. Em Brusque o Figueira foi derrotado e para não ficar barato Viola jogou os dois tempos e aos 48 minutos do segundo tempo protagonizou uma bicicleta que desencadeou o segundo gol e a virada do Brusque. Fim de jogo e 2x1 para o Brusque. Ainda pela 2a. rodada a Chapecoense venceu o Metropolitano no estádio Índio Condá e o Avaí arrancou um empate com o Juventus em Jaraguá. Fechamos a rodada com pífios 40% de acertos nos palpites. Júnior Negão, atacante do Figueira, já acumula 3 tentos marcados. Felipe Oliveira, do Imbituba, é outro destaque com 2 gols já marcados.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Grandes Times, Verdadeiras Seleções - Grêmio BiCampeão Brasileiro e da Libertadores


Olá amigo fã do esporte. Depois de lembrar do esquadrão colorado da década de 70, o todo poderoso Internacional, vamos lembrar de um outro grande time dos Pampas. o Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense. E para início de conversa vamos voltar ao ano de 1995. Doze anos após conquistar a sua primeira Copa Libertadores o Grêmio começava a sua luta incansável em busca do troféu mais cobiçado da América. A batalha foi árdua, prova disso foi a vitória por 5 x 0 sobre o excelente time do Palmeiras (Quartas-de-Final) e 3 x 0 no Olímpia em pleno Defensores del Chaco. Resultados expressivos, mas não é porque os adversários eram fracos, pelo contrário, o Grêmio era uma verdadeira seleção, tanto que neste jogo citado acima frente ao Palmeiras, na volta o Grêmio perdeu por 5 x 1, e se classificou para as semi-finais pelo único gol marcado fora de casa. Na final o time enfrentou o Nacional de Medellín, o mesmo Nacional da final de 1983. Na primeira partida o Grêmio jogando diante da sua torcida fez o dever de casa e aplicou logo 3 x 1. Gols de Jardel, Paulo Nunes e Marulanda contra. Na segunda e finalíssima, num estádio com pouco mais de 50.000 torcedores, o Nacional foi com tudo pra cima do time Brasileiro e abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo com Aristizábal. O Grêmio tentava de todas as formas buscar o empate até que aos 39 minutos do segundo tempo, Dinho empatou com gol de pênalti. E faltando 6 minutos mais os acréscimos do árbitro o Grêmio aguardou o apito final e comemorou o Bicampeonato da Libertadores. O time comandado por Luiz Felipe Scolari tinha Danrlei no gol, Arce Rivarola, Adilson (Técnico do Cruzeiro) e Roger, Dinho, Arílson, Goiano e Carlos Miguel, e no ataque Paulo Nunes e Jardel. Na final do Mundial em Tóquio o Grêmio enfrentou o Ajax da Holanda. O time era base da Seleção Holandesa (Van der Sar, os irmãos de Boer, Davids, Kluivert, Overmars) e invicto a vários meses. E mesmo assim o Grêmio segurou o adversário no tempo normal e na prorrogação com um a menos desde os 11 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis o Grêmio perdeu por 4 x 3.
Em 1996 o Grêmio com poucas modificações em relação ao ano interior buscava o Bicampeonato Brasileiro. E essa caminhada começou aqui, em Santa Catarina. A estréia foi na capital do carvão diante do Criciúma e ganhou por 3 x 1. Pela segunda rodada o clube gaúcho aplicou uma goleada de 6 x 1 sobre o Bragantino. Surgia assim o provável campeão Brasileiro. E assim foi até as duas partidas finais diante da Portuguesa de Desportos. A primeira partida da grande final foi em São Paulo. No estádio do Canindé o Grêmio perdeu pelo placar de 2 x 0. Agora o time tinha que mostrar que era um "Grande Time, uma Verdadeira Seleção". E numa tarde de domingo o Grêmio entra no Estádio Olímpico precisando vencer por 2 gols de diferença para garantir o título. E logo aos 2 minutos o artilheiro da competição Paulo Nunes abre o placar mantendo viva a esperança do título. A Portuguesa com jogadores do talento de Clemer, Capitão, Gallo, Zé Roberto (Ex-Seleção Brasileira), Alex Alves e Rodrigo Fabri, atacava com cautela pois jogava com o regulamento embaixo do braço. Mas foi em vão, pois quase no final da partida veio o que o torcedor tricolor esperava. Ailton fez o gol do título. Explodia de alegria o torcedor e a festa estava completa. O Grêmio sagrava-se Bicampeão Brasileiro. O time tinha como base: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger, Dinho, Goiano, Emerson e Carlos Miguel, Zé Alcino e Paulo Nunes. O Técnico era Luiz Felipe Scolari. Podemos afirmar que o Grêmio de 1995 e 1996 era um grande time, uma verdadeira seleção.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Por Onde Anda?

Boa noite amigo fã do esporte. Antes de conquistar o hexa no ano passado, o Flamengo estava na fila há 17 anos. Exatamente em 1992 o Fla conquistara o seu 5º título nacional. E naquele time tinha um jogador, meia atacante, com suas pernas arcadas (lembrando as pernas do lendário Garrincha) que ajudou o clube a conquistar esse e outros títulos importantes. Estamos falando de Nélio da Silva Melo, ou simplesmente Nélio. Você lembra dele? Por onde anda? Nélio nasceu em 26 de janeiro de 1971 no Rio de Janeiro. Surgiu nas categorias de base do Flamengo junto com uma safra de grandes jogadores, entre eles, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Djalminha, alguns destes campeões da Copa São Paulo de Futebol Junior em 1990. Estreou no time principal aos 17 anos em 1988. Atuou com a camisa do Fla em 342 jogos (com várias idas e vindas) e marcou 71 gols. Ficou no clube de 1988 à 1995 quando foi emprestado Guarani, mas não se adaptou no clube de Campinas e retornou no mesmo ano à Gávea. Em 1997 ficou de fora dos planos do Fla e foi emprestado ao time das Laranjeiras. Não demonstrando um belo futebol no Fluminense mais uma vez foi transferido, desta feita ao Atlético-PR. No início de 1998 Nélio retornou mais uma vez ao Fla, desta vez sem jogar começou sua peregrinação pelo Brasil passando por Ituano, Paraná Clube, Americano-RJ e Botafogo-SP. Em 2006 Nélio disputou a segundona do Rio pelo Sport Club Guanabara. Hoje aos 39 anos o jogador está de volta ao Flamengo. - Calma torcedor rubro-negro, ele voltou mas só que agora no Showbol, ao lado de Djalminha, Zinho e Gelson Baresi. Ao longo de sua carreira Nélio ganhou junto aos seus companheiros títulos importantes. Ganhou a Copa do Brasil de 1990 e o Brasileirão de 1992.
Para quem não sabe Nélio é irmão de Gilberto que também jogou no Flamengo, Grêmio, São Caetano, Hamburgo-ALE, Seleção Brasileira (2006) e Cruzeiro (2009).
Na foto abaixo Nélio está agachado. Segundo da direita para a esquerda, ao lado de Romário.

Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Ronaldinho Gaúcho x Robinho

Olá Amigos do Massa, well, não podemos deixar de comentar da sensação do momento, Ronaldinho Gaúcho. Que voltou a jogar bola a algum tempinho, e neste último final de semana se destacou ainda mais, fazendo três gols pelo Milan no Calcio. A briga pela vaga no meio na minha opinião é acirrada, talvez para nosso técnico campeão do mundo, tudo já esteja definido. Agora a questão é, ele vai para copa? Depois de profunda queda de 2006 (Copa do Mundo) á 2009, Ronaldo volta a brilhar. Sinceramente, não está explicado o motivo de tal queda, já que o Barcelona na época deixou Ronaldo nem no banco, tem caroço nesse angú, enfim, ele está voltando a ter vontade de jogar bola, com aquele futebol alegre e como muita habilidade, fantástico. Não podemos dizer o mesmo do Robinho, moleque alegre, que deveria ter jogado como titular na copa de 2006. Jogava muito bem no Santos, e quando foi para o Real Madri, comeou a "se achar" dando até declarações que seria o melhor do mundo. Mas foi perdendo aquela alegria, e só viamos "vontade" na seleção, mas ele não pode esquecer que é o clube que faz o jogador ir para seleção. Hoje simplesmente não está jogando nada no seu clube e nem na seleção, praticamente um reserva, mas foi o jogador de confiança de Dunga até então, estando em quase todas convocações, as que não participou, foram por motivo de lesão. Na sua opinião, Ronaldinho e Robinho deverão ir para Copa na África? Participe dando sua opinião votando na enquete, ou deixe seu comentário neste post. Esser Lancelot da terra do Coala para os Amigos do Massa. ABRAÇO!

Australia Open

Olá Amigo do Massa, em meio essa chuva de gols do final de semana nos campeonatos estaduais, começou neste domingo, ainda em ritmo meio leve e apagado, o Australia Open 2010, primeiro Grand Slam da temporada. Os melhores tenistas do mundo se encontram em Melbourne e já jogaram pela primeira rodada, vamos conferir os principais. No masculino Roger Federer (1) levou um pequeno susto do Russo Igor Andreev, mas passou com 3 a 1. O brasileiro Ricardo Hocevar perdeu fácil para o australiano Lleyton Hewitt (22) por 3 a 0, Fernando Verdasco (9), Novak Djokovic (3), Jo-Wilfried Tsonga (10), Gael Monfils (12), Nikolay Davydenko (6), Andy Murray (5), Rafael Nadal (2), Juan Martin Del Potro (4) passaram sem maiores problemas. Destaque para o brasileiro Thomaz Belluci que venceu por 3 a 1 o Russo Teimuraz Gabashvili. No feminino, as irmãs Willians número 1 e 6 do mundo, Jelena Jankovic (8), Elena Dementieva (5), Dinara Safina RUS (2) Svetlana Kuznetsova RUS (3), passaram sem muito problemas, destaque para campeã do US Open Kim Clijsters (15), que retornou em grande estilo na última temporada e volta a brigar entre as gigantes do tenis. A descepção mais uma vez foi de Maria Sharapova (14) que perdeu para outra gatinha, sua conterrânea Maria Kirilenko. Estaremos acompanhando também as duas meninas que brilharam no US Open, a ameircana Melaine Oudin e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que chegou a final. Esser Lancelot da terra do canguru para os Amigos do Massa, ABRAÇO!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

2a. Rodada do Catarinão


Com o slogan: Catarinense e os Amigos do Massa tudo a ver! Resgato minha prancheta para "cravar" os palpites para a 2a. rodada. do Catarinense.

Na 4a. feira (20/01) o Tigre receberá em seus domínios o Atlético Ibirama. Pelo que vi na primeira rodada teremos um empate.

Seguimos na 4a. feira (20/01) Chapecoense e Metropolitano em Chapecó. O time de Blumenau chegará cansado de viagem. No estádio Índio Condá a Chapecoense é praticamente imbatível. Vai dar Chapecoense.

Ainda na 4a. feira Juventus e Avaí em Jaraguá. Não acredito em travessuras do Moleque Travesso. O jogo é do Avaí.

Fecharemos a rodada com a narração ao vivo pelo twitter dos Amigos do Massa o JEC vai a capital nacional do surf enfrentar o CFZ Imbituba e lá a Águia do Litoral é praticamente imbatível. Serão os três primeiros pontos do Imbituba.

O Brusque que poderá estreiar Viola receberá o Figueira. E meu palpite é de um empate.

A 1a. Rodada do Catarinense e muitos acertos!

Boa noite amigo fã do esporte, acabamos de finalizar nossa primeira narração pelo twitter aos amigos do massa.
Diretamente do twitter.com/amigosdomassa, acompanhamos o embate entre Figueirense e Imbituba direto do Orlando Scarpelli e emoções não faltaram. O CFZ Imbituba parece que vai ser um time "encardido" jogando fora de seus domínios. Em casa então só surpresas. O jogo contou com gols apenas no segundo tempo. Em um pênalti, nada legítimo, o Figueira abriu o placar. Para não perder o êmbalo o técnico do Imbituba Joceli dos Santos, mudou o esquema de 3 para 2 zagueiros e aí parece que o molho azedou de vez. O Figueirense abriu 3x0. Tudo no 2o. tempo. Numa jogada de ataque o Imbituba com Felipe Oliveira conferiu fechando o placar em 3x1. Acerto do Escobar. Júnior Negão, estreiante no Figueira, foi o nome do jogo com 2 gols.
Ontem na Ressacada, o Avaí de Guga, tinha pela frente o Brusque de Suca? Não o Brusque de Viola. Viola e Sávio não estreiaram. O Avaí escalou um time B. Chuva torrencial em Florianópolis. Ainda no primeiro tempo o experiente Téti do Brusque foi expulso. Téti, é aquele mesmo que participou na campanha que tirou o Botafogo carioca da série B recentemente. Téti agora está no Brusque. Fim de jogo na Ressaca e o Avaí sapecou um 3x0 no Brusque. Acerto do Escobar.

No estádio do SESI o Metropolitano atropelou o moleque travesso de Jaraguá do Sul e do Craque Falcão. 2x0 foi o placar final. Acerto do Escobar.

Só não fui perfeito na 1a. rodada graças ao tropeço do Tigre na Arena. E o que dizer da Arena?
Lá brilhou a estrela do atacante Lima. Indiquei Lima como um dos possíveis destaques do campeonato. O garoto bom de bola, tem pouco mais de 40 jogos com a camisa do JEC e já tem prá lá de 40 gols. Lima acabou com o jogo. O Tigre ficou caladinho e saiu goleado da Arena. Fim de Jogo e 3x0. Vacilo do Escobar.

Em Ibirama, a Chapecoense não foi páreo para o Atlético Ibirama que empacotou 2x1 nos chapecoenses.

Gui Escobar, do twitter para o blog dos Amigos do Massa.

Carioca 2010. Flu Goleia, Vasco, Fla e Bota Ganham no Sufoco

Olá amigo fã do esporte. Foi dado o ponta-pé inicial no Estadual do Rio e como dito anteriormente, os clubes chamados pequenos não vão dar mole. Pra começar, no sábado o atual campeão Brasileiro da Segundona, o Vasco da Gama recebeu em São Januário o Tigres. Com uma atuação discreta o Vasco derrotou o Tigres pelo simples placar de 1 x 0. O retorno era de Dodô, mas quem fez a festa foi o lateral direito Fagner. O gol saiu aos 38 da etapa inicial. Em uma cobrança de falta, o lateral cobrou direto e o goleiro do Macaé aceitou. O que teve de sobra nesse jogo foi o número de cartões, 13 no total, sendo que 9 deles foi para o time da casa. Ainda no sábado o Macaé jogou nos seus domínios e recebeu o glorioso. E o estreante Herrera abriu o placar logo aos 2 minutos. Não demorou muito e André aos 4 minutos empatou e Fernandão aos 32 virou para os donos da casa. O cansaço físico era visível no time comandado por Estevão Soares, mas mesmo assim o Botafogo teve fôlego para buscar o empate ainda no primeiro tempo com Lúcio Flávio. E antes do apito final da primeira etapa, Marcelo Cordeiro virou para o Bota dando números finais ao primeiro tempo e ao jogo. No segundo tempo mesmo exausto, o Botafogo mostrou personalidade e só tocou a bola. Já no domingo o Flamengo sem Adriano e Vagner Love enfrentou o Duque de Caxias em pleno Maracanã, e também teve trabalho para conseguir os 3 pontos. O Duque de Caxias abriu o placar aos 15 com Maurinho. O Fla só conseguiu o empate aos 5 do segundo tempo com kleberson. Embalado pelo empate o Flamengo com Fierro virou o jogo aos 8 minutos. O calor era intenso e o placar favorável fez com que o rubro-negro desse uma relaxada. E aos 34 numa bobeada da zaga John empate para o Duque de Caxias. O gol foi suficente para o Flamengo acordar e buscar o terceiro. Fernando (Irmão de Carlos Alberto do Vasco) que tinha entrado no lugar de Willians fez de cabeça e fechou o placar. E pra fechar a rodada o Fluminense jogou contra o Americano e fez bonito. Não tomou conhecimento do adversário e goleou por 3 x 0. Fred não marcou, mas o time mostrou que tem jogadores que na falta do matador também sabem balançar o capim no fundo do barbante. O Flu fez 2 x 0 com Everton e Maicon ainda no primeiro tempo. No segundo aos 11 Julio Cesar fez o terceiro e daí em diante foi só deixar o tempo passar e a torcida comemorar aos gritos de "olé". O Fato negativo da rodada foi a derrota do América para o Madureira que fez com que Bebeto saísse vaiado de campo. Romário não jogou, estava nas sociais do Estádio. O Estadual do Rio reserva fortes emoções para a próxima rodada e estaremos acompanhando jogo a jogo. Abaixo o resultado de todos os jogos da primeira rodada e os jogos da próxima rodada do Carioca 2010.


Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Carioca 2010 - É Pura Raça... no Blog Amigos do Massa

Olá amigo fã do esporte. Antes de mais nada gostaria de dar as boas vindas ao nosso novo inegrante do Blog, Renê Rizek. É nóis filho. Hoje é o dia do ponta-pé inicial para o Carioca 2010. Além dos grandes clubes do Rio, os já tradicionais Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, os times considerados pequenos também querem tirar uma casquinha e quem sabe faturar o caneco. A disputa vai começar e o torcedor se prepare porque só aqui no Blog Amigos do Massa você fica por dentro de tudo o que vai acontecer neste que é um dos maiores e melhores campeontatos regionais do Brasil. Veja as novidades. O América está de volta a elite do Estadual e trouxe no comando técnico o tetra-campeão Bebeto e o seu peixe Romário, uma re-edição de 1994. Na oportunidade os dois com a bola nos pés mostraram ao mundo o que sabem. Vamos ver o que eles pretendem aprontar desta vez. A estréia do América será hoje diante do Madureira em Conselheiro Galvão. Por falar em Madureira o time tem no ataque o experiente Marcelo Ramos, esperança de gols para o clube. Outro time que fez bonito em 2009 foi o Duque de Caxias, que ficou em oitavo na Série B do Brasileirão 2009. O Técnico é Álvaro Miranda, filho do polêmico Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco. Em campo o Duque de Caxias conta com o lateral Maurinho (ex-Flamengo) e o atacante Marcelo (ex-Fluminense e Atléico-PR). O Macaé não tem nomes expressivos, mas chega com moral pois ao lado da Chapecoense ficou com uma das vagas na série C do Brasileiraão 2010. Mas as grandes contratações ficam por conta dos grandes clubes. O Botafogo tem como grande destaque em suas contratações El Loco Abreu, atacante da seleção Uruguaia. O Flamengo manteve sua base de 2010, mantendo aquela velha escrita "time que está ganhando não se mexe", mas mesmo assim ontem acabou fechando com Vagner Love, depois de várias negociações. O Fluminense também manteve a base mas por via das dúvidas trouxe algumas caras novas, como Willians do Palmeiras e Thiaguinho do Botafogo. E por último o Vasco, que foi o clube que mais se reforçou. Entre eles Marcio Careca do Barueri, Rafael Coelho do Figueira, Elder Granja do Sport e o destaque fica por conta de Dodô. Os times estão divididos em dois grupos. No grupo A temos: Flamengo, Fluminense, Duque de Caxias, Boa Vista, Volta Redonda, Olaria, Bangu e Americano. No grupo B temos: Vasco, Botafogo, Resende, Macaé, Friburguense, Madureira, América e Tigres. A primeira rodada com início previsto para hoje às 16:00hs tem: Bangu x Boa-Vista, Olaria x Volta Redonda, Madureira x América. Às 17:00hs o Vasco recebe o Tigres e às 19:30 jogam Macaé x Botafogo. Amanhã às 17:00hs jogam Flamengo x Duque de Caxias e Friburguense x Resende. E pra fechar a primeira rodada às 19:00hs Americano x Fluminense. O circo está armado, as feras estão soltas e agora é fazer a bola rolar para o Carioca 2010.


Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Primeira Rodada do Catarinense

Prancheta no Ar!
Todos em polvorosa para a primeira rodada do Estadual e não poderia ser diferente. Até tetra-campeão vai jogar esse ano em SC. É Viola a estrela e o destaque do Brusque.
Mas não somente de estrela vivemos e muitas revelações poderão pintar por aí, afinal somos um dos poucos estados da Federação com representantes em todas as quatro divisões do campeonato brasileiro.
A primeira rodada se iniciará no domingo dia 17.
O Avaí de Chamusca e Sávio receberá na Ressecada em Florianópolis o Brusque de Viola. Meu palpite: é Avaí.
Ainda no domingo: o moleque travesso o Juventus irá a Blumenau encarar pela frente o Metropolitano. E meu palpite é verde neste jogo, vai dar Metropolitano.
Completam a rodada Joinville x Criciúma em Joinville, e neste jogo acredito em um empate na Arena. Em Ibirama, a sensação dos últimos anos: o H. Aichinger receberá a Chapecoense. Acredito em um outro empate.
E o último confronto da primeira rodada será no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, entre o Figueira (Figueirense) com o CFZ Imbituba. E neste jogo vai dar Figueira. Transmitiremos este jogo ao vivo 2a. feira a partir das 20:30h pelo nosso twitter (twitter.com/amigosdomassa).

Gui Escobar, de Laguna Beach, para os Amigos do Massa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Grandes Nomes do Esporte!

Primeiramente as boas vindas ao colunista R.R.
No segundo capítulo da série: Grandes Nomes do Esporte! Vamos à história de Jesse Owens: alguns o tratam como o homem que calou Hitler.
Voltamos à década de 30. Olímpiadas de Berlim (1936) e muito se falava na Alemanha sob o comando de Adolph Hitler e a suposta supremacia da raça ariana, além da caça incansável aos judeus.
Nos Jogos Olímpicos de Berlim o incentivo aos atletas germânicos (não judeus) foi tão grande que estes conseguiram colocar a Alemanha no topo do ranking com 33 medalhas de ouro seguidos do segundo colocado, os EUA com 24 medalhas de ouro.
Uma imensa movimentação foi feita, em que os anfitriões cantavam o hino alemão "Deutschland, Deutschland über Alles" (Alemanha acima de todos, em português), saudavam com um "Sieg Heil".
Hitler que até então tinha apenas apertado a mão de um atleta finlandês e outro alemão ambos vencedores de atletismo, retirou-se do estádio logo no primeiro dia, após ser alertado pelo Comitê Olímpico Internacional de que teria de cumprimentar todos os vencedores ou nenhum destes. Daí em diante entrava em cena Jesse Owens, que venceu os 100 m e 200 m rasos, revezamento de 400 m e salto em distância. Um desempenho fantástico. Quando Owens venceu a prova dos 200 m ele mirou seus olhos para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois Hitler estava ausente no dia. Jesse Owens foi aclamado por milhares de torcedores de diversas nações naquele dia, juntamente com o alemão Lutz Long, que terminou a prova em segundo lugar. Os EUA conseguiram vencer dez provas de atletismo. Destas, seis medalhas de ouro foram conseguidas com a participação de quatro negros. Owens cravou seu nome na história do Atletismo e do Esporte. Passou a ser depois deste feito um grande nome do Esporte!
Outro fato marcante de Owens, também mencionado em sua biografia, não foi de fato a sua contraposição ao regime hitlerista, mas sim abalar a noção preconceituosa da nação americana no século XX, como ele mesmo deixou bem claro em sua biografia. Ele declarou que o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, mas o fato do presidente americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada.
James Cleveland, ou "Jesse" Owens faleceu em Tucson no Arizona no dia 31 de março de 1980.
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Por Onde Anda?

Olá amigo fã do esporte. Em ano de Copa do Mundo vamos lembrar de um grande jogador, de um grande goleiro. Por onde anda Taffarel? Claúdio André Mergen Taffarel nascido em Santa Rosa (RS) em 8 de maio de 1966. Goleiro de ótimo reflexo e muito bom em pegar pênaltis. Assim ele entrou para a história do futebol brasileiro. Começou sua carreira nas categorias de base do Internacional em 1985. Medalha de prata pela Seleção Olímpica em Seul em 1988, Taffarel foi um dos destaques daquele time. Defendeu a Seleção principal em 1990, ano em que se transferiu para o Parma, algo raro para um goleiro naquela época. Ficou no Parma até 1993 quando recebeu proposta para jogar no Reggina (Itália). Em 1995 retornou ao futebeol brasileiro para jogar no Atlético-MG, onde permaneceu até 1998. Neste mesmo ano se transeriu para o Galatasaray onde encerrou a carreira passando um tempo como treinador de goleiros. Mas o grande momento de Taffarel foi na Copa de 1994, quando saiu dos EUA campeão mundial. Defesas espetaculares de puro reflexo e os pênaltis defendidos durante a Copa fizeram de Taffarel um herói nacional. Cada defesa feita fazia com que o lunático Galvão delatasse suas cordas vocais aos gritos... Sai, Sai, Sai, Sai que é sua Taffarrrreeeeeelllllll. Em 1998 na França o Brasil não se sagrou pentacampeão, mas Taffarel deixou sua marca na semifinal diante da Holanda. Após empate em 1 x 1, o Brasil ou melhor Taffarel despachou a Laranja Mecânica nos pênaltis. Hoje Taffarel é empresário de jogadores no Rio grande do Sul.
Esse foi mais um "Por Onde Anda?".


Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

Grandes Times, Verdadeiras Seleções. Internacional, a Máquina Colorada.




Olá amigo fã do esporte. No primeiro quadro de 2010 dos "Grandes Times, Verdadeiras Seleções", vamos voltar no tempo. Voltamos aos anos 70, década em que o Internacional, foi o dono do Brasil, década em que pisei nesse mundão de meu Deus. Exatamente em meados dos anos 70, em 1975 (ano em que nasci) surgia um um time que faria os adversários tremerem. Um time que contava com o grande zagueiro Uruguaio Elias Figueiroa, um dos maiores zagueiros de todos os tempos, um monstro sagrado dos gramados, como diz Álvaro José. Além dele o Inter contava com Carpegiani, Valdomiro, o goleirão Manga e o Rei de Roma, Falcão. Além do primeiro Título Brasileiro em 1975, o Inter foi Campeão gaúcho de 1969 à 1974. E para abrir a era de Títulos Brasileiros o Inter colocou a primeira estrela dourada em 1975, ao vencer o Cruzeiro por 1 x 0, gol de Figueiroa. Foram 30 jogos, 19 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas, uma campanha invejável. Foram marcados pelo ataque colorado 51 gols e sofridos apenas 12. E embalados pelo título o Inter abriu o ano de 1976 disposto a conquistar mais um título, e como era de se esperar ficou com o Bicampeonato. A base de 75 foi mantida e mais uma vez a campanha foi notável. Foram 23 jogos, sendo 19 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Na final o Inter venceu o Corinthians por 2 x 0, gols de Dario e Valdomiro. Passados os anos de 1977 e 78 o Inter com caras novas como, Mauro Galvão, Mario Sérgio e Benitez conquistou mais um Brasileirão, desta vez invicto. É meu amigo, o Inter foi campeão invicto. Um feito que jamais foi igualado até hoje. Na final o Inter derrotou o Vasco da Gama do goleiro Leão pelo placaar de 2 x 1. O Inter da década de 70 merece ser chamado de um "Grande Time, uma Verdadeira Seleção.
Simão do Valle para o Blog Amigos do Massa.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Raio X do Catarinense 2010



Hola, qué tal ... (assim iniciaria Cacau Menezes)
Mas vamos em frente...
Na prancheta de hoje faremos um raio X do Catarinense 2010. Este promete ser um campeonato disputadíssimo.

A Fórmula de Disputa
Dez clubes estarão na disputa pelo título da competição, que ocorrerá em dois turnos. O primeiro deles começa no dia 16 de janeiro e se estende até 13 de fevereiro, quando termina a fase classificatória. Os quatro melhores fazem duelos eliminatórios nos dias 17 e 18. O vencedores decidem em jogo único, no dia 21, na casa equipe de melhor campanha. Esta história se repetirá no retuno, com a fase classificatória entre 28 de fevereiro e 7 de abril. As semifinais do turno ocorrem nos dias 10 e 11 de abril e a final no dia 18 de abril. O campeão estadual sairá do confronto entre os vencedores do primeiro e segundo turno. Os jogos estão programados para os dias 25 de abril e 2 de maio. Caso um clube vença os dois turnos da competição, o segundo melhor colocado na classificação geral participará da decisão.

Raio X:
Time favorito ao título: Avaí. Em minha opnião correm por fora a Chapecoense e o Joinville.
Que jogador pode ser destaque na competição? Vandinho (Avaí). Fernandes do Figueirense corre por fora na disputa. Aos 31 anos o meia ainda surpreende.
Qual o time com melhor estrutura? Apesar do time que foi parcialmente desmontado a participação do Avaí na série A o credencia. A pré-temporada que vem fazendo no RS e os sócios são dois pontos fortes.
Qual a pior estrutura? O CFZ Imbituba que quase abandonou a disputa pela falta de dinheiro, ainda está com o estádio inacabado para a disputa. O Juventus de Jaraguá, que é o outro debutante do certame, também poderá ter dificuldades.
Quem poderá surpreender? Voto em dois times: o Atlético de Ibirama e o CFZ Imbituba, que jogando em Imbituba, poderá surpreender os grandes no estadual. Todos o colocam como um virtual rebaixado.
Um jogador revelação? Acredito em Adílson do CFZ Imbituba, um excelente goleiro, e em William do Joinville.
Gui Escobar para os Amigos do Massa.

sábado, 9 de janeiro de 2010

No Fundo do Gol - O Nascimento de um Rei!

Olá caros amigos do massa, vamos relembrar hoje um gol que entrou para história do futebol mundial, e que daquele instante em diante, os olhos do mundo inteiro se voltavam a ele, na qual se tornaria depois tricampeão mundial, uma lenda e se coroando como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. 1958, Copa do Mundo de Futebol na Suécia, primeira até então a ser televisionada, um luxo, mais de setenta países acompanharam o evento. Brasil disputava o mundial entre mais 15 equipes, a atual campeã Alemanha Ocidental, Argentina, Áustria, Escócia, França, Gales, Hungria, a fortíssima Inglaterra, Irlanda do Norte, Iugoslávia, México, Paraguai, Suécia, Tchecoslováquia e a URSS. O Brasil comandado por Didi e Garrincha chegaram a final, e um jovem apareceu, Edson estava entre os titulares em uma final aos dezessete anos e oito meses, um “moleque”. Didi, Zagallo, Zito, Vavá e Djalma Santos fizeram a diferença para o Brasil superar o trauma da copa de 1950. Mas cá entre nós, aquele que havia começado a copa como reserva brilhou, Pelé fez um dos gols mais bonitos das histórias das copas. Vamos relembrar um pouco da final, primeiro foi na escolha do uniforme. Como os suecos também jogam de camisa amarela, um sorteio definiu quem disputaria a finalíssima com seu fardamento principal. Os donos da casa venceram. O Brasil teria de escolher entre o branco, o verde e o azul. O branco foi descartado logo de cara, pois era o mesmo uniforma da trágica final de 1950, o chefe da delegação, doutor Paulo Machado de Carvalho, deixou de lado o verde da esperança e escolheu o azul, cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da seleção. Na véspera do jogo, a comissão técnica adquiriu o novo fardamento no comércio de Estocolmo e costurou os números e os escudos da CBD, arrancados das malhas amarelas. Tudo pronto para a consagração. Ninguém pensava na repetição de 1950. Não até os quatro minutos de jogo, quando Liedholm marcou Suécia 1 a 0. Esse Brasil, entretanto, era outro. As feridas do passado estavam cicatrizadas, e nenhuma assombração perturbaria a festa. Didi apanhou a bola, ergueu a cabeça e carregou a bola até o círculo central, essa atitude mudaria a cabeça dos jogadores, grande Didi. Quatro minutos depois, o Brasil empatava, com Vavá. A virada veio aos 32, com outro tento do inspirado avante. A torcida local trocou de lado: sabia que a derrota era inevitável e que estavam diante dos melhores. O restante do embate foi um espetáculo brasileiro, Pelé recebeu a bola, deu um chapéu no zagueiro e meteu a bola “NO FUNDO DO GOL”, espetacular, logo Zagallo fez outro e Pelé, mais uma vez, no último lance da partida. Depois de marcar de cabeça, o menino caiu desmaiado e o árbitro Maurice Guigue apitou o final de jogo. Quando recobrou os sentidos, Pelé era campeão do mundo, assim como seus 63 milhões de compatriotas. O país explodiu em lágrimas, desta vez, de alegria. Enquanto centenas de milhares de pessoas saíam às ruas num carnaval improvisado, o rei da Suécia, Gustavo VI, entregava a taça Jules Rimet a Bellini, na tribuna de honra do estádio Rasunda. O capitão segurou o troféu de ouro com as duas mãos e o ergueu acima da cabeça, em direção ao céu. BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL. ABRAÇO!
Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo. Técnico: Vicente Feola.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Atrações de 2010

Olá caros Amigos do Massa, com o fim da série especial 2009, vamos passar as principais atrações de 2010, o blog estará acompanhando e trazendo as notícias mais importantes do Brasil e do Mundo das seguintes atrações:

CAMPEONATOS ESTADUAIS 2010
Estaremos ligados nos principais campeonatos estaduais, Rio, São Paulo e Santa Catarina você poderá acompanhar 100% no blog Amigos do Massa, com comentários de Simão do Valle, Dudu do Bokagi e Gui Escobar vendo lance a lance da preparação dos clubes para o Brasileiro e Libertadores.

GRAND SLAMS DE TÊNIS
Os quatro torneios do Grand Slam são as grandes atrações de uma temporada que contará com o sempre fascinante duelo entre Roger Federer e Nadal pelo topo do ranking masculino. No feminino, a empolgação fica por conta do retorno de Justine Henin e a participação de Kim Clijsters em toda a temporada. O Australian Open, primeiro dos Grand Slams, vai de 18 a 31 de janeiro. O Torneio de Roland Garros vai de 23 de maio a 6 de junho e, pouco depois, é a vez do Torneio de Wimbledon (21 de junho a 4 de julho). O último Grand Slam da temporada é o US Open, de 30 de agosto a 12 de setembro.

FASE FINAL DA NFL
Vamos acompanhar pela primeira vez a final da NFL em fevereiro. Vamos aprender juntos as regras, os lances e como ser um torcedor de futebol americano. Eu Esser Lancelot estarei com você na super final de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta.

ALL-STARS GAMES
Estarei mais uma vez com vocês no All Stars da temporada 2009/2010 da NBA, um dos maiores eventos de basquete do mundo. Veremos as principais estrelas durante 4 dias reunidas em Dallas para participar das competições, imperdível.

CHAMPIONS LEAGUE – OITAVAS ATÉ A FINAL
Vocês acompanharam com Dudu do Bokagi a cobertura completa da fase dinal da Liga dos Campões que começa em Fevereiro. Os maiores clubes do planeta estarão se enfrentando em confrontos de mata-mata. Haja coração!

MUNDIAL DE ATLETISMO
Os principais nomes do atletismo estarão no Qatar de 12 a 14 de março para a disputa do Mundial Indoor de Atletismo. Yelena Isinbayeva pode surpreender mais uma vez e bater o recorde mundial indoor logo no início da temporada. Nas pistas, Usain Bolt ainda não confirmou sua participação no torneio, mas, caso vá, pode-se esperar mais um desafio contra o relógio na busca pela melhor marca nos 100m e 200m. Pelo Brasil, Fabiana Murer, é a esperança de pódio para o país no salto com vara. Vamos ver juntos eu e você, Esser Lancelot.

MUNDIAL DE FÓRMULA 1
Gui Escobar acompanhará tudo que rola na F1 em 2010, com muitas expectativas. Michael Schumacher disputará a temporada 2010 pela Mercedes após três anos longe da Fórmula 1. Teremos também Felipe Massa, e o espanhol Fernando Alonso, que estarão no cockpit da escuderia italiana, a dupla inglesa Lewis Hamilton e Jenson Button, últimos dois campeões da categoria, que estarão na McLaren. Além da disputa internacional, dois brasileiros estreiam: Bruno Senna, na Campos, e Lucas Di Grassi, na Virgin. Muita emoção meu amigo.

NBA – PLAYOFFS
A partir de Abril vamos ver de perto o mata-mata do maior liga de basquete do mundo, NBA. Os confrontos decisivos entre as estrelas, Kobe Bryant, Lebron James, Carmelo Anthony, Kevin Garnett e os brasileiros Nenê, Anderson Vareijão e Leandrinho. Cobertura com Esser Lancelot.

LIBERTADORES – OITAVAS ATÉ A FINAL
A fase final do confronto mais importante do futebol sul americano, começa em Abril. E Dudu do Bokagi trará tudo que acontece na Copa Santander Libertadores, com os destaques, decepções e claro, cobertura completa da final com o campeão das américas.

BRASILEIRÃO 2010
A bola volta rolar com o Brasileirão 2010, os times com caras novas, novos jogadores e um difícil objetivo, para uns, fugir do rebaixamento se mantendo no certame, e para outros, claro, o título. Sem contar as brigas pela Libertadores e Sul-Americana. Competição emocionante em toda rodada. Dudu do Bokagi e Simão do Valle estarão acompanhando todos os detalhes para você fã de esporte.

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL
Chegou a hora meu amigo do massa, as 32 seleções classificadas já se preparam para o mair torneio de futebol do planeta. Muita expectativa com as seleções que estarão disputando essa COPA. E o mais legal de tudo, ninguém se arrisca a dar um palpite. Nervos a flor da pele. O mundo inteiro vai parar no dia 11 de junho a 11 de julho. Todos estarão ligados na Copa do Mundo de Futebol no continente Africando pela primeira vez. Os melhores jogadores do mundo estarão defendendo seus países. Gui Escobar e Simão do Valle não deixarão escapar nenhum lance, nenhum gol do maior evento de futebol do planeta.

PAN-PACIFIC DE NATAÇÃO
Gui Escobar e o César estarão lá, e é o homem a ser batido nos 50 e 100m rasos. Os nadadores do mundo todo estarão lá, inclusive Michael Phelps, que após uma atuação discreta em 2009, o recordista de medalhas olímpicas na natação pretende brilhar mais uma vez em 2010. O destaque será a exclusão de trajes tecnológicos para as competições, vamos ver no que isso vai acabar.

MUNDIAL DE BASQUETE
Depois de passar muitas dificuldades, a seleção Brasileira de basquete parece estar se encaixando e se tornando um time competitivo. Após atravessar 2009 com mais alegrias do que tristezas, o basquete brasileiro tenta subir mais um degrau em 2010. De 28 de agosto a 12 de setembro, na Turquia, a equipe masculina disputa o Mundial cercada de boa expectativa. A maior dúvida no elenco é a presença do pivô Nenê, do Denver Nuggets, que não disputou a Copa América. No grupo B, com sede em Istambul, os adversários serão Irã, Tunísia, Estados Unidos, Croácia e Eslovênia. Gui Escobar vai acompanhar cada ponto junto com os Amigos do Massa.

MUNDIAL DE VÔLEI
Nosso comentarista Simão do Valle e nosso Vôlei dispensam comentários, os dois juntos então, perfeito. O Mundial de Vôlei acontecerá com a cobertura de Simão do Valle. Entre as mulheres, a competição começa dia 29 de outubro. Logo na primeira fase, o Brasil enfrentará novamente a Itália mesma da final da Copa dos Campeões de 2009. As campeãs olímpicas também enfrentarão Porto Rico, Holanda, Quênia e República Tcheca. Já os homens tentarão o tricampeonato consecutivo contra Cuba, Espanha e Tunísia. ABRAÇO!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os Piores de 2009

Olá Amigos do Massa, como prometido, voltamos a apresentar agora o que de pior aconteceu no esporte de 2009.

Flavio Briatore e Nelsinho Piquet, essa dupla protagonizou um dos escandalos mais ridículos da F1 depois das espionagens em 2007 na qual foram envolvidas a Mclaren e a Ferrari. Nada mais e nada menos que um acidente proposital para dar a vitória ao Fernando Alonso em Cingapura de 2008. Que feio!
Diego Armando Maradona, ele não está no destaque dos piores pela sua vida pessoal cheia de polêmicas, mas pelo péssimo trabalho na seleção da Argentina. Com um plantel de dar inveja a várias seleções, seus comandados quase ficaram de fora da copa deste ano na África do Sul.
Rubens Barrichelo, mais uma vez ele estava com o melhor carro, talvez a melhor oportunidade na carreira de ter o título, pois seu companheiro de de equipe não era o hepta alemão e sim Jenson Button. Rubinho este ano vai para Willians, e como diz o Ricardo Acampora do site BBC “equipe de pretensões modestas, talvez mais compatíveis com as de Rubinho”, perfeito!
Thierry Henry, um grande jogador agora em declínio, totalmente normal pela idade, mas classificar sua seleção com uma assistência na qual ele matou a bola com a mão na maior cara de pau, é falta de ética. Depois do jogo, Henry pediu desculpas a torcida e aos irlandeses. Assim fica fácil!
Serena Williams, em resultados foi muito bem no ano, venceu Australia Open e Wimbledon. O que deixou a desejar foi o no jogo pela semi do US Open, onde ao fazer cometar uma falta por queimar ao sacar, Serena insultou e ameaçou a juiza de linha, acabou quebrando a raquete e mostrando um comportamento hostíl. Serena foi expulsa do jogo e foi multada pela organização do torneio. Fiasco!
Luiz Felipe Scolari, o grande Felipão depois de fazer um ótimo trabalho na seleção de Portugal, pegou o Chelsea, mas os jogadores não gostaram muito dele e acabaram não jogando. Felipão ainda recebe seu salário do Chelsea, mas vocês não conseguem me dizer de cabeça o time que ele treina hoje. Realmente difícil, Bunyodkor, do Uzbequistão. Você pode mais Felipão!
Robinho, nem vou comentar pelo fato de estar jogando no Manchester City, um time sem tradição nenhuma que está tentando montar um clube de estrelas. Robinho até poderia estar lá, mas se estivesse jogando bem, seria outra história. Seu futebol decaiu muito neste ano, vemos isso muito na seleção brasileira também. Abre o olho Dunga, não queremos queimar cartucho de bobeira. Daine dos Santos, depois de pipocar mais um ano em Olimpíadas, Daiane se envolve em um rolo de anti-doping. A ginasta foi acusada de utilizar uma substância proibida enquanto estava parada sem treinar devido a uma lesão. Mas na época, acabou fazendo o exame anti-doping, e depois alegou que não era obrigatório fazer. Enfim, um rolo sem tamanho, pegou mau em 2009.
Obina, chegou ao Palmeiras depois de uma sacanagem de Luxemburgo antes de sair do time, jogador totalmente irregular, que pegou fama por fazer alguns gols importantes no Flamengo em 2008. Pra fechar com chave de ouro, brigou na saída de campo no intervalo com colega de time nos socos. Pior que isso, só dois disso.
Torcida do Coritiba, uma grande surpresa negativa. Após terminar o último jogo da série A do Brasileirão e com a concretização da série B para o próximo ano, os coxas brancas invadiram campo, agrediram policiais e jogadores do Fluminense. Felizmente a punição chegou e muito merecida, sem mando de campo na série B do Brasileirão de 2010.
ABRAÇO!